pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online
1.º ciclo – Licenciaturas e mestrados integrados

O 1.º ciclo de estudos, conducente à atribuição do grau de licenciado, tem como objectivo dotar o estudante de um nível de competências genéricas na área específica do curso.

Na organização dos cursos do 1.º ciclo, a Universidade teve em consideração a estrutura curricular das formações existentes em Portugal e no estrangeiro e os princípios orientadores da Declaração de Bolonha, a saber: a multidisciplinaridade, a aquisição de conhecimentos com base na aprendizagem, a flexibilidade, o estudo cultural e as saídas profissionais.

As matérias desenvolvidas pelos professores, no âmbito de cada unidade curricular, têm uma participação activa por parte dos estudantes, o que lhes exigirá um longo e cuidado trabalho de pesquisa, de leitura e de reflexão a ser efectuado em laboratórios, bibliotecas, na Internet e, para certas unidades curriculares, junto de instituições. A sua participação nas aulas contribuirá para desenvolver as capacidades de comunicação oral e escrita, o poder de argumentação, o espírito de iniciativa, o poder de decisão e o sentimento de autoconfiança.