pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online
CLEGH  >  Activities  >  Activity plan
Activity plan

Programa autarquias

O Programa Autarquias consiste numa vertente de investigação do CLEGH especificamente destinada a municípios ou freguesias que pretendam:

  • Realizar estudos sobre o património heráldico existente no seu território, podendo abranger todos os tipos de heráldica (de soberania, autárquica, religiosa, de família, etc.) e os mais variados suportes materiais (pedras de armas, lápides sepulcrais, pinturas, ferros, ex-libris, super-libros, etc.).
    A investigação é realizada sob a forma de inventário ou roteiro, com o estudo completo sobre cada manifestação arrolada, quer numa perspectiva heráldica, quer patrimonial e histórica, seguida de uma análise de conjunto que procura traçar o perfil heráldico municipal ou da freguesia.
    O resultado final da investigação poderá ser objecto de publicação em livro, constituindo assim um importante instrumento de conhecimento e difusão da história local.
    O CLEGH já concluiu projectos desta natureza para a Câmara Municipal de Fronteira e para a Junta de Freguesia de Belém (Lisboa), estando presentemente a desenvolver, entre outros, o inventário heráldico do concelho de Óbidos.
  • Proceder à elaboração do respectivo ordenamento heráldico autárquico, nos termos da lei n.º 53/91 de 7 de Agosto, abrangendo o brasão de armas, a bandeira e o selo da autarquia.
    O CLEGH assegura, assim, todo o processo criativo da heráldica autárquica, o que passa, num primeiro momento, por elaborar uma recensão histórica da freguesia ou município de forma a reconhecer os aspectos mais relevantes da sua identidade histórica, geográfica, cultural e social; e, num segundo momento, por definir os elementos constitutivos dos símbolos heráldicos a criar, compor o seu respectivo ordenamento e explicitar o correspondente significado simbológico.
    O CLEGH pode, igualmente, emitir parecer sobre ordenamentos heráldicos já existentes ou em processo de elaboração.
    Neste domínio, o CLEGH já colaborou, entre outras, com as Juntas de Freguesia de Alvarenga (Arouca), Brinches (Serpa) ou São Saturnino (Fronteira).
    Uma súmula desta intervenção foi publicada no Tabardo n.º 3, sob o título de O processo constitutivo da heráldica autárquica moderna - a experiência do Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos, da Autoria de João Bernardo Galvão-Telles.

Cidade de Pinhel.

Às Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia interessadas, o CLEGH apresentará uma proposta de trabalho e respectivo orçamento, formalizando-se a adjudicação através de um Protocolo de Colaboração ou de um Contrato de Prestação de Serviços entre a Universidade Lusíada de Lisboa e a autarquia.

Se deseja contactar-nos sobre o Programa Autarquias, clique aqui.

 

Consultoria heráldica

O CLEGH presta um serviço de consultoria heráldica a entidades públicas ou privadas que necessitem de apoio na leitura, descrição, identificação ou interpretação de brasões de armas representados nos mais diversos suportes materiais ou patrimoniais (pedras de armas em palácios, solares, igrejas ou capelas; lápides tumulares; ex-libris e super-libros; serviços de porcelana ou faiança armoriados; jóias ou retratos a óleo, etc.).

Para além de numerosos pedidos que lhe são dirigidos por particulares, o CLEGH já foi consultado por entidades como o Palácio Nacional da Ajuda, as Câmaras Municipais de Mafra e Torres Vedras, a Fundação Oriente, o Gabinete Português de Medalhística, entre muitas outras.

Às pessoas ou instituições interessadas, o CLEGH apresentará uma proposta de trabalho e respectivo orçamento.

Se deseja dirigir-nos uma consulta de natureza heráldica, clique aqui.

 

Consultoria genealógica

O CLEGH presta um serviço de consultoria genealógica a entidades públicas ou privadas que necessitem de informação histórica sobre uma determinada família ou pessoa; sobre certo palácio, casa, quinta ou solar; ou sobre qualquer outro assunto relacionado com a história da família e do património.

Offerecemos este retrato... A genealogia como história social.

Às pessoas ou instituições interessadas, o CLEGH apresentará uma proposta de trabalho e respectivo orçamento.

Se deseja dirigir-nos uma consulta de natureza genealógica, clique aqui.

 

Heráldica Lusíada

Com o objectivo de facultar às diversas entidades internas da Universidade Lusíada de Lisboa (faculdades, institutos, centros de estudo, núcleos, cursos, etc.) o uso de um brasão de armas identificador, o CLEGH dispõe de um programa de ordenamento heráldico interno, cujas bases de criação foram apresentadas na obra intitulada "Heráldica universitária: subsídios para o ordenamento heráldico da Universidade Lusíada".

Entidade Armas
Associação Académica Armas da Associação Académica da ULL.
Centro de Estudos Políticos e de Relações Internacionais Armas do Centro de Estudos Políticos e de Relações Internacionais.
Centro de Informática Armas do Centro de Informática da ULL.
Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos Armas do CLEGH.
Faculdade de Direito Armas da Faculdade de Direito da ULL.
Fundação Minerva
Licenciatura em Ciência Política Armas da licenciatura em Ciência Política.
Licenciatura em História Armas da licenciatura em História.
Licenciatura em Psicologia Armas da licenciatura em Psicologia.
Licenciatura em Relações Internacionais Armas da licenciatura em Relações Internacionais.
Núcleo de Estudantes Africanos Armas do Núcleo de Estudantes Africanos da ULL.
Núcleo de Estudantes Madeirenses Armas do Núcleo de Estudantes Madeirenses da ULL.
Universidades Lusíada Armas das Universidades Lusíada.