pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online
Academic robes

1. A veste professoral é o que se representa em anexo:

Traje comum: Toga em tecido preto com estola em cetim de seda nas cores azul e amarelo em forma de "U".

  • O traje é de corte largo, tem a frente lisa, fecha a meio , abotoa em carcela. O trespasse tem 6 a 8 cm. A gola é de tipo militar, descida na frente, com pontas redondas. Aperta na base com colchete. As costas têm um cabeção e são pregueadas para baixo: macho central e cinco pregas de cada lado. As mangas são largas, com 32 cm de boca (30 a 34). Na parte superior da cabeça da manga têm pregas. O canhão, na cor do curso, tem várias alturas:
    • Professor associado ou auxiliar: 9 cm, sem estola;
    • Professor doutorado ou equiparado: 16 cm, com estola;
    • Professor catedrático ou equiparado: 24 cm, com estola;
    • Professor com mestrado: só a toga, sem estola ou distintivos, sem canhões.

 

2. A estola é colocada sobre os ombros. Nas costas desce até à mesma altura do cabeção, 18 a 20 cm. Na frente as duas pontas descem até 34 a 36 cm conforme a estatura e tem 6,5 cm de largura.

3. Como decoração na frente tem duas rosetas com alamar em sirgaria, colocada ao nível do peito, na cor do curso.


4.
A gorra em veludo negro é constituída por um cós alto 4,5 cm, um tampo redondo, sobre o qual assenta um quadrado curvilíneo mais duro decorado com os motivos da Universidade, feitos em cordão de seda preto. Ao lado esquerdo tem 7 cordões pendentes com nós e franjados. O seu uso é reservado ao Reitor e todos os doutorados ou equiparados.

5. O traje professoral será de uso obrigatório em todos os actos solenes da vida das Universidades Lusíada.

6. O traje para mestrados é o mesmo dos professores, mas sem qualquer insígnia.

 

 

7. Notas:

  1. Medalha da Universidade: é sustida por um epitoge para todos os professores, com direito ao seu uso. No caso do Reitor, esta pode ser suspensa por uma cadeia metálica ou sustida por um epitoge de veludo branco.
  2. Os canhões das mangas do Reitor são de cetim branco bem como as rosetas-alamares e a decorar a frente do traje que são igualmente brancas.