pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online
Day of University Lusiada

O dia 22 de Março é o Dia da Universidade Lusíada. Historicamente este dia recorda o movimento de docentes e de alunos que, em 22 de Março de 1985, iniciou o projecto de instalação do ensino universitário na actual sede da Universidade (n.º 2, do Artigo 11.º, dos Estatutos da Universidade Lusíada), e é, tradicionalmente, o dia em que a Universidade entrega as Cartas de Curso aos recém-licenciados.

Este acontecimento, que muito nos orgulhamos, é celebrado em ambiente académico com toda a Comunidade Lusíada, as famílias dos recém-licenciados, os representantes da sociedade civil ligados aos vários sectores da actividade económico-social e, ainda, as altas individualidades públicas e privadas.

As festividades iniciam-se com uma Missa de Acção de Graças no Jardim da Universidade Lusíada de Lisboa, prolongando-se pela tarde, no Centro de Congressos de Lisboa, com um almoço convívio, a Sessão Solene e a entrega das Cartas de Curso. Nesta última, são distinguidos os melhores alunos de cada curso através da atribuição de prémios, os quais são, antes de mais, um reconhecimento do esforço investido durante o curso e, ao mesmo tempo, um estímulo para um futuro profissional responsável, empenhado e vencedor.

E, porque a Universidade é um lugar que se torna escola para a vida, a Associação dos Antigos Alunos (AAAUL) tem um destaque especial neste Dia por personificar os princípios e os valores adquiridos ao longo do percurso universitário. Assim, esta Associação marca presença como a grande Alma Mater, chamando a si todos aqueles que, por terem estudado na Universidade Lusíada, partilham uma identidade comum que se traduz no campo cultural e ético como o ser Lusíada. É deste espírito e da forma como ele se manifesta na vida profissional que nos falam os testemunhos daqueles que neste Dia são convidados a dirigirem aos recém-licenciados algumas palavras de esperança e de amizade.