pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online
Gestão de Empresa e Marketing

A Universidade Lusíada oferece Programas de Dupla Titulação, permitindo aos estudantes que os concluírem com sucesso ficarem habilitados com dois diplomas de formação superior de 1.º ciclo e com os correspondentes graus académicos.

Estes Programas de Dupla Titulação em geral, e o Programa de Dupla Titulação em Gestão de Empresa e em Marketing, em particular, submetem-se às seguintes regras:

  1. Os estudantes inscritos no Programa de Dupla Titulação deverão começar por frequentar e concluir com aproveitamento o 1.º ciclo de estudos em Gestão de Empresa (curso principal);
  2. Os estudantes do Programa de Dupla Titulação, enquanto frequentarem o curso principal, poderão ainda inscrever-se, simultaneamente, em unidades curriculares avulsas do 1.º ciclo de estudos de Marketing (curso complementar), até ao limite de 2 unidades curriculares por semestre, desde que tal inscrição não exceda os 12 ECTS;
  3. No que concerne à inscrição anual no curso principal, aplicar-se-ão sempre as regras constantes do respectivo regime de inscrição curricular;
  4. A inscrição em unidades curriculares avulsas do curso complementar, nos termos do precedente n.º 2, deverá ser feita naquelas que não são comuns a ambos os cursos do Programa de Dupla Titulação, seguindo-se o itinerário formativo estabelecido para o efeito;
  5. Uma vez concluído o curso principal, o estudante procederá à sua inscrição no curso complementar, ficando isento da taxa de candidatura e beneficiando de creditações nos seguintes termos:
    1. As unidades curriculares do curso complementar que os estudantes tenham frequentado com aproveitamento em simultâneo com a frequência do curso principal serão creditadas nos termos do art. 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março;
    2. As unidades curriculares do curso principal que sejam comuns ao curso complementar serão creditadas por equivalência.
  6. Os processos de creditação referidos no número anterior estão isentos de quaisquer custos ou emolumentos;
  7. O valor da propina mensal das unidades curriculares do curso complementar que forem frequentadas avulsamente e em simultâneo com a frequência do curso principal é o que resulta da tabela de propinas aprovada para cada ano lectivo;
  8. As regras e benefícios previstos nas presentes regras aplicam-se exclusivamente aos estudantes que estejam inscritos no Programa de Dupla Titulação e enquanto se mantiver tal inscrição;
  9. Os estudantes que concluam entretanto o curso principal, poderão excepcionalmente beneficiar, no ano imediatamente subsequente à conclusão desse curso, da inscrição em unidades curriculares do curso complementar até ao limite de 42 ECTS por semestre ou 84 ECTS por ano, sem que contudo beneficiem das condições previstas no n.º 7 das presentes regras.
  1. Especificamente, no âmbito deste Programa de Dupla Titulação e para efeito do disposto na al. ii) do n.º 5 das regras precedentemente estabelecidas, as unidades curriculares do curso principal que são comuns ao curso complementar e que serão creditadas por equivalência correspondem às constantes do seguinte quadro:
  2.  

    Licenciatura em Gestão de Empresa Licenciatura em Marketing
     
    Unidade curricular ECTS Unidade curricular ECTS
    1.º Ano
    1.º semestre
    Introdução à gestão 6 Introdução à gestão 6
    Matemáticas gerais 6 Matemáticas gerais 6
    Contabilidade financeira 6 - -
    Introdução ao estudo do direito 6 Introdução ao estudo do direito 6
    Análise de dados 6 Análise de dados 6
     
    2.º semestre
    Complementos de contabilidade financeira 6 - -
    Complementos de matemática 6 - -
    Introdução às ciências sociais 6 - -
    Cálculo financeiro 6 - -
    Introdução à economia 6 Introdução à economia 6
     
    2.º Ano
    1.º semestre
    Contabilidade de gestão 6 - -
    Sistemas de informação em gestão 6 - -
    Economia portuguesa e europeia 6 - -
    Gestão da cadeia de abastecimento 6 - -
    Direito económico 6 Direito económico 6
     
    2.º semestre
    Estatística 6 Estatística 6
    Gestão financeira 6 - -
    Fiscalidade 6 - -
    Investigação operacional 6 - -
    Ética 3 Ética 3
    História da cultura portuguesa 3 Cultura portuguesa 3
     
    3.º Ano
    1.º semestre
    Marketing 6 Marketing 6
    Estratégia de recursos humanos 6 Gestão de recursos humanos 6
    Planeamento e controlo de gestão 6 - -
    Gestão de operações 6 - -
    Opção I - Gestão de equipas, conflito e negociação 6 Gestão de equipas, conflito e negociação 6
     
    2.º semestre
    Gestão comercial e das vendas 6 Gestão comercial e das vendas 6
    Complementos de marketing 6 Complementos de marketing 6
    Estratégia empresarial 6 Estratégia empresarial 6
    Opção II - Auditoria em Marketing 6 Auditoria em marketing 6
    Opção III - Estudos de mercado 6 Estudos de mercado 6

     

  3. As unidades curriculares do curso complementar que não são comuns ao curso principal e que devem ser realizadas autonomamente são as que constam do seguinte quadro:
  4.  

    Licenciatura em Marketing
     
    Unidades curriculares não comuns ECTS
     
    1.º Ano - 2.º semestre
    Inglês 6
    Comunicação 6
    Sociologia 6
     
    2.º Ano - 1.º semestre
    Comportamento organizacional 6
    Marketing industrial e dos serviços 6
    Publicidade e mercados 6
     
    2.º Ano - 2.º semestre
    Psicologia do consumo 6
    Planificação estratégica dos média 6
     
    3.º Ano - 1.º semestre
    Comércio electrónico 6
    Complementos de publicidade e mercados 6
    Gestão de produto e marca 6
    Lançamento de novos produtos 6
     
    3.º Ano - 2.º semestre
    Projecto 6
    Psicologia social 6

     

  5. Em simultâneo, com a frequência do curso principal, poderão realizar-se, de acordo com a sequência abaixo indicada, as seguintes unidades curriculares avulsas do curso complementar:
  6.  

    1.º semestre 2.º semestre
    Comportamento organizacional (Marketing) Inglês (Marketing)
    - Comunicação (Marketing)
    3.º semestre 4.º semestre
    Marketing industrial e dos serviços (Marketing) Sociologia (Marketing)
    Publicidade e mercados (Marketing) Psicologia do consumo (Marketing)
    5.º semestre 6.º semestre
    Comércio electrónico (Marketing) Planificação estratégica dos media (Marketing)
    Complementos de publicidade e mercados (Marketing) Psicologia social (Marketing)

     

  7. Após a conclusão do curso principal e a subsequente inscrição no curso complementar, as unidades curriculares a realizar são as seguintes, caso as que são supra-referidas no n.º 3 tenham sido, entretanto concluídas com aproveitamento:

 

1.º semestre 2.º semestre
Gestão de produto e marca Projecto
Lançamento de novos produtos -

Morada:
Universidade Lusíada de Lisboa
Secretaria
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa

Telefones:
+351 213 611 520
+351 213 611 522

Fax:
+351 213 638 307

E-mail:
secretaria@lis.ulusiada.pt


Ver mapa maior