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Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta

Director da FCHS
Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta


O ciclo de estudos em Comunicação e Multimédia procura habilitar os estudantes com os conhecimentos necessários, promovendo o desenvolvimento autónomo das suas capacidades e competências, consideradas como indispensáveis para o exercício de funções profissionais, a nível superior, nos respectivos sectores e nomeadamente nos inerentes às áreas das indústrias criativas e culturais correspondentes.

Indústrias criativas e culturais que têm tido um crescimento exponencial e que já detêm, em termos europeus, um dos lugares cimeiros em termos de crescimento e de empregabilidade. Portugal não foge a esta realidade e a Universidade Lusíada de Lisboa não a pode ignorar. Na Lusíada "[...] procuramos educar e formar, com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade".

A licenciatura em apreço procura criar condições para o domínio dos conceitos, do vocabulário, dos equipamentos (na óptica de utilizador esclarecido), dos métodos, processos e técnicas correntemente usadas nos sectores de actividade com envolventes de Comunicação e Multimédia, numa perspectiva de correcta e eficaz utilização dos mesmos, em ambientes concretos de operação. Tudo alicerçado em conhecimentos teóricos relacionados com a comunicação enquanto processo, bem como em ciências complementares que garantem relevância para a aquisição de uma competência profissional razoavelmente ecléctica e abrangente.

O ciclo de estudos em apreço faculta os referenciais teóricos que subjazem das Ciências da Comunicação, dos estudos sobre a imagem, do som e das linguagens da comunicação inerentes aos suportes multimédia, sem negligenciar a componente computacional. Habilita os estudantes com os conhecimentos e práticas indispensáveis à compreensão e ao domínio dos processos de comunicação, tendo em conta as diferentes naturezas dos discursos utilizados (scripto, áudio, vídeo, enfim multimédia), bem como das respectivas linguagens específicas. Ainda familiariza os estudantes com os procedimentos, equipamentos e os ambientes criativos e de produção de conteúdos mediáticos, bem como com os de sectores afins, como sejam o design, o marketing e a comunicação comercial.

Deste modo se preenchem os requisitos institucionais de "[...] promoção e desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem".

Lutamos assim "[...] para que cada um de nossos alunos consiga alcançar as suas metas na vida como participante competente da sociedade, num mundo em constantes mudanças e crescente concorrência global" em que o sector da Comunicação e do Multimédia, enquanto elemento cada vez mais dependente das Tecnologias da Comunicação e Informação, se insere.

Regulamentação específica

Despacho n.º 11668/2006 (2.ª série), DR 104, SÉRIE II de 2006-05-30 - Registo do curso de licenciatura em Comunicação e Multimédia ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Comunicação e Multimédia.

Despacho n.º 18 226/2006, DR 172, SÉRIE II de 2006-09-06 - Adequação do curso de licenciatura em Comunicação e Multimédia ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Comunicação e Multimédia.

Os objectivos do curso de 1.° ciclo em Comunicação e Multimédia visam habilitar os estudantes com os conhecimentos e as competências a seguir descritos, tendo como base as aptidões que resultem do completamento de  estudos de nível secundário, antecedentes à frequência universitária:

Na generalidade:

Fornecer aos estudantes os conhecimentos necessários, promovendo o desenvolvimento autónomo das suas capacidades e competências, consideradas como indispensáveis para o exercício de funções profissionais, a nível superior, nas áreas da Comunicação e do Multimédia e inerentes às áreas das indústrias criativas e culturais correspondentes. Tal implica o domínio dos conceitos, do vocabulário, dos equipamentos (na óptica de utilizador esclarecido), dos métodos, processos e técnicas correntemente usadas neste sector de actividade, numa perspectiva de correcta e eficaz utilização dos mesmos em ambientes concretos de operação. Tudo isto alicerçado em conhecimentos teóricos relacionados com a comunicação enquanto processo, bem como em ciências complementares, que garantem relevância para a aquisição de uma competência profissional razoavelmente ecléctica e abrangente.

Na especialidade:

  • Facultar aos estudantes os referenciais teóricos que subjazem das Ciências da Comunicação, dos estudos sobre a imagem, do som e das linguagens da comunicação inerentes aos suportes multimédia, sem negligenciar a componente computacional;
  • Habilitar os estudantes com os conhecimentos e práticas indispensáveis à compreensão e ao domínio dos processos de comunicação, tendo em conta as diferentes naturezas dos discursos utilizados (scripto, áudio, vídeo, enfim multimédia), bem como das respectivas linguagens específicas;
  • Familiarizar os estudantes com os procedimentos, equipamentos e os ambientes criativos e de produção de documentos mediatizados, bem como com sectores afins como os do design, do marketing e da comunicação comercial;
  • Desenvolver nos alunos capacidades de análise crítica no tocante à avaliação da qualidade intrínseca dos conteúdos, bem como à estimativa da sua respectiva eficácia comunicacional;
  • Conferir aos estudantes conhecimentos de base em domínios complementares, como a Formação Musical, a Psicologia da Arte e da Expressividade, a Gestão de Projectos de Comunicação, de Recursos Humanos, bem como o Direito da Comunicação, entre outros, mas todos inteiramente relacionados com o multimédia enquanto indústria e com o seu utilizador final, figura cêntrica em todo o processo de migração para o digital;
  • Desenvolver nos estudantes as capacidades individuais das diferentes formas de comunicação, numa perspectiva do fortalecimento de competências para o exercício de funções profissionais;
  • Facultar condições de formação complementar com o intuito de aproximação e inclusão funcional ao mercado de trabalho;
  • Habilitar os estudantes com capacidades que estimulem a aprendizagem ao longo da vida, bem como, eventualmente, a prossecução de estudos de 2.° e de 3.° ciclos.
  • Geografia ou História da Cultura e das Artes ou Português.
1.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
L2101 Introdução ao estudo da imagem Ciências da comunicação 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2102 Introdução à gestão Gestão 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2103 Formação musical Formação artística 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2104 Inglês Línguas 1.º semestre 88 30 (TP) 3
L2105 Informática Informática 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2106 Teoria da comunicação Ciências da comunicação 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2107 Gestão de projectos de comunicação Gestão 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2108 Introdução ao estudo do som Ciências da comunicação 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2109 Psicologia da arte e expressividade Formação artística 1.º semestre 88 30 (TP) 3
L2110 Informática aplicada Informática 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2148 Opção 1 - Planificação estratégica dos média  - 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1616   60
2.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
L2112 História da cultura portuguesa História 2.º semestre 88 30 (TP) 3
L2113 Técnicas áudio Ciências da comunicação 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2114 Design gráfico Ciências da comunicação 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2115 Oficina de televisão Ciências da comunicação 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2116 Técnicas de fotografia Ciências da comunicação 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2117 História do cinema e das artes História 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2118 Realização Ciências da comunicação 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2119 Produção de documentos com discurso vídeo Ciências da comunicação 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2120 Oficina de iluminação Ciências da comunicação 2.º semestre 88 30 (TP) 3
L2121 Semiótica Ciências da comunicação 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2149 Opção 2 - Sistemas de multimédia aplicados  - 2.º semestre 160 30 (TP)+ 20 (OT) 6
 
Total 1616   60

3.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
L2123 Oficina de multimédia digital Ciências da comunicação 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2124 Características e custos de equipamentos AV Ciências da comunicação 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2125 Características e custos de equipamentos multimédia Ciências da comunicação 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2126 Oficina de montagem Ciências da comunicação 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2127 Metodologia de investigação Ciências complementares 1.º semestre 88 30 (TP) 3
L2128 Pós-produção e efeitos especiais Ciências da comunicação 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2129 Ética e deontologia profissional Ciências complementares
1.º semestre
88 30 (TP) 3
L2130 Gestão de recursos humanos Gestão 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2131 Direito da comunicação Direito 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2132 Projecto de produção mediatizada Ciências da comunicação 
2.º semestre
160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2150 Opção 3 - Produção de conteúdos informativos para multimédia  - 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1616   60

Criação, produção e disseminação de conteúdos multimédia, para media estáticos e dinâmicos, inerentes às indústrias criativas e às sucedâneas indústrias culturais. Detalhando:

  • Texto
  • Fotografia
  • Grafismo e infografismo
  • Vídeo
  • Áudio

1.º ano

  • 5 Fotografias;
  • Boletim de vacinas com a vacina antitetânica em dia;
  • Atestado médico comprovativo de que não sofre de doenças infecto-contagiosas.

Restantes anos

  • 1 Fotografia;
  • Boletim de vacinas com a vacina antitetânica em dia;
  • Cópia do bilhete de identidade.

Morada:
Universidade Lusíada de Lisboa
Secretaria
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa
 

Telefones:
+351 213 611 520
+351 213 611 522

Fax:
+351 213 638 307

E-mail:
secretaria@lis.ulusiada.pt

 


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Curso acreditado pela A3ES

Acreditação do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Comunicação e Multimédia: decisão do Conselho de Administração da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.