O ciclo de estudos em Comunicação e Multimédia procura habilitar os estudantes com os conhecimentos necessários, promovendo o desenvolvimento autónomo das suas capacidades e competências, consideradas como indispensáveis para o exercício de funções profissionais, a nível superior, nos respectivos sectores e nomeadamente nos inerentes às áreas das indústrias criativas e culturais correspondentes.
Indústrias criativas e culturais que têm tido um crescimento exponencial e que já detêm, em termos europeus, um dos lugares cimeiros em termos de crescimento e de empregabilidade. Portugal não foge a esta realidade e a Universidade Lusíada de Lisboa não a pode ignorar. Na Lusíada "[...] procuramos educar e formar, com um forte sentido de cidadania, comprometidos com os valores éticos, sociais, culturais e profissionais, contribuindo, através do ensino, da pesquisa e da divulgação científica, para o desenvolvimento sustentável da sociedade".
A licenciatura em apreço procura criar condições para o domínio dos conceitos, do vocabulário, dos equipamentos (na óptica de utilizador esclarecido), dos métodos, processos e técnicas correntemente usadas nos sectores de actividade com envolventes de Comunicação e Multimédia, numa perspectiva de correcta e eficaz utilização dos mesmos, em ambientes concretos de operação. Tudo alicerçado em conhecimentos teóricos relacionados com a comunicação enquanto processo, bem como em ciências complementares que garantem relevância para a aquisição de uma competência profissional razoavelmente ecléctica e abrangente.

O ciclo de estudos em apreço faculta os referenciais teóricos que subjazem das Ciências da Comunicação, dos estudos sobre a imagem, do som e das linguagens da comunicação inerentes aos suportes multimédia, sem negligenciar a componente computacional. Habilita os estudantes com os conhecimentos e práticas indispensáveis à compreensão e ao domínio dos processos de comunicação, tendo em conta as diferentes naturezas dos discursos utilizados (scripto, áudio, vídeo, enfim multimédia), bem como das respectivas linguagens específicas. Ainda familiariza os estudantes com os procedimentos, equipamentos e os ambientes criativos e de produção de conteúdos mediáticos, bem como com os de sectores afins, como sejam o design, o marketing e a comunicação comercial.
Deste modo se preenchem os requisitos institucionais de "[...] promoção e desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os como pessoas, como cidadãos e como profissionais capazes de se integrarem no mundo do trabalho e intervirem na sociedade de forma equilibrada, com uma formação humanista, crítica e reflexiva, que coloquem a ciência e a técnica sempre ao serviço do homem".
Lutamos assim "[...] para que cada um de nossos alunos consiga alcançar as suas metas na vida como participante competente da sociedade, num mundo em constantes mudanças e crescente concorrência global" em que o sector da Comunicação e do Multimédia, enquanto elemento cada vez mais dependente das Tecnologias da Comunicação e Informação, se insere.
Regulamentação específica
Despacho n.º 11668/2006 (2.ª série), DR 104, SÉRIE II de 2006-05-30 - Registo do curso de licenciatura em Comunicação e Multimédia ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Comunicação e Multimédia.
Despacho n.º 18 226/2006, DR 172, SÉRIE II de 2006-09-06 - Adequação do curso de licenciatura em Comunicação e Multimédia ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Comunicação e Multimédia.