pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online

Prof. Doutor Ricardo Pinheiro

Prof. Doutor Mário Caldeira Dias 
Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa 
Universidade Lusíada de Lisboa


Prof.ª Doutora Maria Manuela Marques Faia Correia

Prof.ª Doutora Maria Manuela Marques Faia Correia
Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
Universidade Lusíada de Lisboa


Prof. Doutor João Pedro Teixeira de Lucena

Prof. Doutor João Pedro Teixeira de Lucena 
Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa 
Universidade Lusíada de Lisboa



O curso pretende facultar ferramentas robustas para a promoção de estratégias inovadoras permitindo com elas quer desenvolver novos negócios quer re-inventar as regras de negócios estabelecidos. Esta acção de formação, para além de uma parte teórica, tem uma clara vocação prática de "como fazer". Será transversal ao curso o desenvolvimento de um caso em que os alunos poderão aplicar de forma efectiva os ensinamentos deste. Pretende-se que, no final, os trabalhos sejam apresentados a um conjunto de investidores (business angels) que poderão, eventualmente, apadrinhar o financiamento de alguns. Esta iniciativa surge no esteio do actual posicionamento de Lisboa, enquanto cidade criativa, que tem várias manifestações das quais a Web Summit será, eventualmente, a mais relevante.

  • Proporcionar aos estudantes formas de analisar os mercados e aferir oportunidades;
  • Conhecer as tendências emergentes em comportamento de consumidor e detecção de novos fenómenos sociais;
  • Desenvolver técnicas de geração de ideias em ambiente de negócios;
  • Desenvolver competências de liderança e de gestão de equipas;
  • Conhecer as principais ferramentas de comunicação em ambiente tradicional e em ambiente digital;
  • Conhecer as infraestruturas e apoios existentes em Portugal e na cidade de Lisboa;
  • Oferecer conhecimentos básicos de análise financeira para aferir aspectos como viabilidade, breack even, sensibilidade a diferentes cenários;
  • Proporcionar o desenvolvimento de um plano de negócios concreto e exequível.
  • Quadros médios e superiores das organizações.

Certificado de aprovação no curso.

Unidade curricular Horas
1. Liderança e gestão de equipas: as pessoas fazem a diferença:
a. Composição, estrutura, motivação, emoção e cognição de equipa;
b. Liderança e criatividade de equipa;
c. Diversidade cultural e profissional e suas consequências na resolução criativa de problemas complexos.

Prof. Doutor João José da Silva Pissarra
10
2. Criatividade e inovação organizacional – conceber e produzir novas ideias e produtos:
a. Inteligência analítica, criativa e prática;
b. Pensamento lateral e desenvolvimento de técnicas de criatividade.

Dr. Miguel A. Baptista

10
3. Tendências em comportamento de consumidor e análise de mercado:
a. Características das cidades e ambientes inovadores;
b. Megatendências internacionais e microtendências locais;
c. Como fazer trend spotting.

Dr. Luís Rasquilha

10
4. Marketing, publicidade, Internet e redes sociais.

Dr. Mário Alcântara
Dr. Miguel A. Baptista

08
5. Lisboa como cidade criativa: incentivos e oportunidades:
a. O ambiente:
i. Ordenamento (utilização / partilha do espaço público por todos os intervenientes);
ii. O mercado turístico: compreender os hot topics: gestão do património (pontos de interesse) descentralização das atracções (retirar alguma carga do centro histórico), formação animação turística, interacção com os alojamentos (problemática do AL).
b. As "ferramentas":
i. Ninhos de Empresa;
ii. Business angels;
iii. Financiamentos e comparticipações europeias.

Dr. João Tarrana
10
6. Construção do plano de negócios:
a. Finanças para não financeiros, "contas simples, negócio à vista";
b. Desenvolvimento de caso;
c. Apresentação dos casos a business angels e outros investidores.

Prof. Doutor João Pedro Teixeira de Lucena
20

Total 68

  • Prof. Doutor João José da Silva Pissarra
    Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa 
    Universidade Lusíada de Lisboa
  • Prof. Doutor João Pedro Teixeira de Lucena
    Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa 
    Universidade Lusíada de Lisboa
  • Dr. Miguel A. Baptista
  • Dr. Luís Rasquilha
  • Dr. Mário Alcântara
  • Dr. João Tarrana

Desenvolvimento de um plano de negócios que poderá ser feito individualmente ou em grupo.

  • Segundas, quartas e quintas-feiras: 18H30 - 20H30

Este curso livre apresenta um total de 68 horas.

Inscrição: 52,00 €.

Propina: 600,00 €

  • Possibilidade de pagamento em 2 prestações:
    • 1.ª prestação, no valor de 309,00 €, paga no acto da inscrição;
    • 2.ª prestação, no valor de 309,00 €, paga até 31 de Janeiro de 2018.
  • Formulário de candidatura
  • Curriculum vitae
  • Certificado de licenciatura (original ou fotocópia autenticada)
  • Cartão de cidadão (fotocópia)
  • Fotografias (tipo passe)

Morada:
Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada de Lisboa
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa

Telefones:
+351 213 611 532
+351 213 611 533

Fax:
+351 213 638 307

E-mail:
ilpg@lis.ulusiada.pt


Ver mapa maior