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Prof. Doutor José Alberto Rodriguez Lorenzo González

Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos 
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Universidade Lusíada de Lisboa


Prof. Doutor José Alberto Rodriguez Lorenzo González

Prof. Doutor António Martins Fernandes Rebelo 
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Universidade Lusíada de Lisboa



Este curso está vocacionado para a preparação dos profissionais de saúde e educação com vista à identificação e intervenção em crianças e jovens com necessidades educativas e de saúde especiais. Pretende também dotar de ferramentas de avaliação e intervenção outros agentes educativos, como psicólogos, enfermeiros, médico e terapeutas. A pertinência deste curso relaciona-se com o actual movimento de inclusão escolar, através do qual se apologiza o direito à educação pública de todas as crianças, independentemente da sua etnia ou comunidade de pertença, de possuírem uma linguagem e/ou cultura diferente ou apresentarem qualquer tipo de necessidade educativa especial. Defende-se, pois, que todas as crianças deverão aprender juntas umas com as outras. No âmbito deste movimento, crê-se que pela inclusão escolar possibilita a futura inclusão social do indivíduo. Contudo, sem a devida preparação os docentes não poderão acolher e promover a inclusão de todas as crianças. Acresce ainda, que a inclusão pressupõe todo um trabalho de cooperação entre diversos agentes educativos (profissionais de saúde e educação, família, terapeutas), pelo que a aprendizagem de formas de intervenção e de avaliação em equipa se torna imprescindível para que a inclusão resulte em algo concreto. É neste sentido que o curso de pós-graduação em Intervenção com Crianças e Jovens com Necessidades de Saúde e Educação Especiais da Universidade Lusíada de Lisboa foi desenvolvido. Pretende assim, suprir a necessidade de uma formação (que ao nível dos docentes será especializada), cujo objectivo será responder às exigências que a inclusão escolar impõe e que se consubstanciam no actual decreto-lei 3/2008 de 7 de Janeiro.

A pós-graduação em Intervenção com Crianças e Jovens com Necessidades de Saúde e Educação Especiais pretende contribuir para o desenvolvimento de competências de avaliação da funcionalidade e integração de crianças e jovens com necessidades educativas e de saúde especiais, bem como de competências para a definição e implementação de programas de intervenção psicoeducacional. É ainda objectivo desta pós-graduação, desenvolver competências de cooperação, articulação e trabalho em equipa com outros profissionais. É ainda um objectivo desta pós-graduação proporcionar formas de abordagem e intervenção junto da família das crianças e jovens com necessidades educativas e de saúde especiais.

Licenciados: Psicólogos, professores, educadores, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais de saúde, reabilitação e de intervenção psicossocial.

Os alunos inscritos que obtenham aprovação em todas as unidades curriculares terão direito à passagem de um certificado comprovativo da conclusão do curso.

 

Unidade curricular Horas
Modelos conceptuais de desenvolvimento humano -
Necessidades educativas especiais -
Necessidades de saúde especiais
-
Políticas e organização educativa em educação especial -
Acessibilidade, produtos de apoio e ajudas técnicas -
Identificação, modelos de avaliação e de intervenção nas diferentes perturbações (cognitivas, sensoriais e motoras) -
Identificação, modelos de avaliação e de intervenção nos diferentes problemas de saúde -
Modelos de avaliação e de intervenção em intervenção precoce -
Promoção e educação para a saúde nos diferentes contextos (educação, saúde, família e comunidade) -
 
Total
120

  • Prof. Doutor António Martins Fernandes Rebelo 
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais 
    Universidade Lusíada de Lisboa
  • Prof. Doutor Manuel Carlos do Rosário Domingos
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais 
    Universidade Lusíada de Lisboa
    Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
  • Prof.ª Doutora Maria Leonor Janeiro Segurado de Falé Balancho
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
    Universidade Lusíada de Lisboa
  • Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos.
    Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
    Universidade Lusíada de Lisboa
  • Prof.ª Doutora Teresa Cristina da Cruz Fatela Santos
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
    Universidade Lusíada de Lisboa
  • Prof.ª Doutora Túlia Rute Maia Cabrita
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
    Universidade Lusíada de Lisboa

  • A avaliação será realizada através de uma prova escrita por cada um dos módulos da pós-graduação.
  • Frequência obrigatória de pelo menos 70% das horas de formação.

 

  • Quintas-feiras: 18H00 - 22H00
  • Sextas-feiras: 18H00 - 22H00

Este curso de pós-graduação apresenta um total de 120 horas lectivas.

  Inscrição: 105,00 €.

  Propina: 800,00 €

  • Possibilidade de pagamento em 2 prestações:
    • 1.ª prestação, no valor de 412,00 €, paga no acto da inscrição;
    • 2.ª prestação, no valor de 412,00 €, paga até 31 de Janeiro de 2018.
  • Formulário de candidatura
  • Curriculum vitae
  • Certificado de licenciatura (original ou fotocópia autenticada)
  • Cartão de cidadão (fotocópia)
  • Fotografia (tipo passe)

Morada:
Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada de Lisboa
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa

Telefones:
+351 213 611 532
+351 213 611 533

Fax:
+351 213 638 307

E-mail:
ilpg@lis.ulusiada.pt


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