O número de casos de crianças e jovens acompanhados nas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) continua a ser massivo: só em 2015, foram instaurados cerca de 29 mil processos relativos a novas situações de perigo, num total superior a 73 mil processos em acompanhamento, nesse ano. Na análise destes dados, tem também de se levar em conta a complexidade dos problemas apresentados, o que acarreta múltiplos desafios, no quotidiano dos profissionais envolvidos no sistema de promoção e protecção dos direitos das crianças e jovens.
Com este curso, pretende-se criar uma oferta formativa que permita aos alunos o aprofundamento de conhecimentos especializados e o desenvolvimento de competências específicas, na área da protecção de crianças e jovens, contribuindo, assim, para um melhor apetrechamento e qualificação das práticas profissionais. Pretende-se, ainda, através de abordagens inovadoras como a análise da conversação, contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre as práticas e para o incentivo ao desenvolvimento e/ou participação em projectos de investigação e co-produção de conhecimentos na área da protecção de crianças e jovens.
A pós-graduação em protecção de crianças e jovens em perigo organiza-se em dois semestres, cada um deles com 70 horas lectivas.