pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online


In Memoriam a D. Manuel da Silva Martins

Tanto no plano institucional como pessoalmente, foi com profunda tristeza que recebemos a notícia da morte do Senhor D. Manuel da Silva Martins, Bispo Emérito de Setúbal, lembrando desde logo a relação de grande proximidade que manteve com a nossa Universidade – a Universidade Lusíada , a cujo Colégio Doutoral pertenceu como seu Doutor Honoris Causa.

Foi uma figura ímpar do Portugal contemporâneo, tendo-se distinguido no exercício do múnus espiritual e em tudo o que fez e foi muito – como um grande Humanista que, corajosamente e com determinação, nas circunstâncias mais adversas, se entregou de alma e coração à promoção dos valores cristãos e, com especial cuidado, à causa da defesa dos mais desfavorecidos, que para ele estavam em primeiro lugar. Em vista disso, usou a Palavra como instrumento determinante da acção, pugnando em voz alta por um mundo mais justo e entregando-se, com plena disponibilidade e com todas as suas forças, ao serviço dos outros. E não abdicava de ser incómodo perante quem quer que fosse sempre que entendia que tal se impunha, não tolerando a hipocrisia.

Foi também um Homem de Cultura, valorizando o conhecimento, nos mais diversos domínios, como factor determinante do progresso humano, sendo especialmente atento a tudo quanto se mostrava capaz de interferir com o mundo-de-vida que o envolvia, sem esquecer as condicionantes históricas que o determinavam.

Na sua relação com outros, distinguia-se pela sua natural bondade, pontuada pela afabilidade, compreensão e generosidade, cultivando a Misericórdia.

Na nossa Universidade, deu constantemente expressão à sua inteira disponibilidade para nos acompanhar e ajudar. A sua presença (tanto em Lisboa como no Porto) era frequente, não faltando nos momentos mais marcantes da nossa vida institucional, mesmo quando isso podia implicar sacrifício pessoal. Invariavelmente, presidiu à Eucaristia em todos os momentos altos da vida da Universidade, desde logo nas Sessões Solenes de Entrega de Diplomas, tendo sido marcantes as homílias que então proferiu. E dava então, de modo contagiante, expressão à sua alegria de viver que partilhava com todos e desde logo com os estudantes, de quem era muito próximo.

Pela minha parte, tive o privilégio de contar com a sua amizade, não esquecendo as longas conversas que tivemos e que muito me marcaram pessoalmente.

Foi um Homem de Deus na plena acepção da palavra, com tudo o que isso implica, e o testemunho de vida que nos legou ficará para sempre na nossa memória e representa um legado importante que deixa para as gerações futuras. Na nossa Universidade procuraremos manter viva essa memória.

Deixa-nos muitas saudades, mas em compensação sabemos que partiu para o lugar que Deus reserva aos Homens Bons, partindo para a Eternidade.

Que aí descanse em paz, porque muito fez em vida para o merecer.


Universidades Lusíada, 25 de Setembro de 2017

Prof. Doutor Afonso d'Oliveira Martins
Reitor da Universidade Lusíada

"Decálogo para os jovens" • Autoria de D. Manuel da Silva Martins
Fotogaleria - D. Manuel da Silva Martins na Universidade Lusíada
Informações