pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online
Apresentação

Bem-vindos à Lusíada!

A Universidade Lusíada de Lisboa inicia o ano lectivo de 2017/2018 congratulando todos os seus colaboradores e, em especial, os novos alunos que optaram por esta Instituição que os irá acompanhar ao longo do seu percurso académico.

Como tem acontecido em anos anteriores, a abertura do ano escolar é celebrada em ambiente universitário com toda a Comunidade Lusíada, onde se destacam várias iniciativas organizadas pela Reitoria, pelas Faculdades, pelos Serviços e pela Associação Académica.

Nesta página web poderão encontrar não só o programa dos vários eventos mas também as respectivas reportagens que constituem, por si, a memória colectiva dos acontecimentos que um dia foram parte integrante de um tempo presente.

 
Mensagens de boas-vindas
 
Prof. Dr. João José de Pires Duarte Redondo

© Fotografia de Tânia Araújo

Caros Estudantes,

Sejam bem-vindos à Universidade Lusíada!

Aqui, nesta vossa nova casa vão dar início a uma das mais importantes etapas das vossas vidas, onde desenvolverão conhecimento, capacidade e competência para enfrentar novos desafios e vos preparar para um futuro em permanente mutação.

Somos hoje confrontados com vertiginosas transformações de âmbito social e económico, que impõem à sociedade a exigência de profissionais com elevado nível cultural, científico e técnico que só o ensino superior pode proporcionar.

É aqui, que para além da formação técnica e científica correspondentes às áreas de estudo que escolheram, procuramos interrogar, reflectir e responder sobre os temas de fundo da actualidade, promovendo nos estudantes a consciência social formada pelos princípios e valores humanos da tradição, da história e da cultura da sociedade portuguesa, e fomentando a busca da verdade, a criatividade, a capacidade crítica e todos os demais hábitos e atitudes que enriquecem o ser humano, procurando que os membros desta comunidade universitária se distingam pelas suas qualidades humanas antes e ao mesmo tempo que pela sua preparação cultural e elevado nível profissional.

É aqui, na Universidade Lusíada, que encontram o ambiente propício à vossa formação e onde, com trabalho empenhado e dedicação hão-de construir o caminho para as vossas realizações, contando também com o empenho de um corpo docente altamente qualificado e especializado e com a dedicação de todos os colaboradores da Instituição.

Que o vosso percurso na Universidade Lusíada seja mais do que um mero percurso. Que seja uma história de sucesso que contribua decisivamente para o vosso futuro, são os votos que formulamos!

 

Prof. Dr. João José de Pires Duarte Redondo
Chanceler das Universidades Lusíada

 

 

Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio

© Fotografia de Tânia Araújo

No início de um novo ano lectivo, o meu primeiro propósito é dar as boas-vindas e desejar as maiores felicidades aos novos alunos do mestrado integrado em Arquitectura e da licenciatura em Design, que iniciam agora uma nova e importante fase da sua vida, que irá marcar indelevelmente todo o seu futuro.

Naturalmente não esqueço os estudantes que já frequentam os cursos da nossa Faculdade, que já são da casa. Para estes, e para os que vêm de novo, posso garantir que procuraremos cada vez mais contribuir para que a sua formação lhes permita evoluir e vencer, quer como pessoas, quer como profissionais, num mundo exigente e difícil.

Neste sentido, é importante referir que a formação académica não termina no mestrado integrado, no caso da área da Arquitectura, nem na licenciatura, na área do Design. A Universidade Lusíada de Lisboa, através da Faculdade de Arquitectura e Artes, disponibiliza formação pós-graduada: doutoramento em Arquitectura e mestrado e doutoramento em Design. No momento presente, parece não haver dúvida que quanto mais elevada for a formação académica, mais hipóteses de sucesso surgirão num mercado profissional altamente competitivo.

A Faculdade de Arquitectura e Artes, o seu Director, o corpo docente, e todas as estruturas da Universidade Lusíada de Lisboa estão ao Vosso dispor e farão tudo o que for possível para que a Vossa formação seja de excelência. Da Vossa parte, esperamos um trabalho empenhado e sério, única forma de ultrapassar esta etapa da vossa vida com a confiança e a esperança que superando-a darão mais um passo na direcção ambicionada.

 

Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio
Director da FAA

Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta

© Fotografia de Tânia Araújo

Caros alunos,

Iniciais agora um novo ciclo da vossa vida, num momento em que as condições económicas e sociais parecem especialmente adversas!

Não vos deixeis perturbar e cuidai apenas da realização dos vossos objectivos na Universidade, ou seja, da obtenção do vosso curso. Com efeito, este é a concretização da vossa realização pessoal e a melhor garantia da vossa realização profissional!

Para vos ajudar no alcance desses objectivos, podeis contar com a dedicação e o saber dos vossos Professores, especialmente preparados para vos transmitir não apenas os conhecimentos técnicos e científicos das vossas particulares licenciaturas, mas também uma preparação humanista, timbre da Universidade Lusíada.

Assim, empenhai todos os vossos esforços numa preparação que garanta, para além de todas as adversidades, o vosso futuro.

 

Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta
Director da FCHS

Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos

© Fotografia de Tânia Araújo

Boas-vindas ao Conhecimento e à Inovação.

O Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa pretende reforçar a importância da Psicologia e das Ciências da Educação, assim como dos seus objectivos pedagógicos, científicos e de inovação.

Saúdo os colegas professores e os alunos, salientando que o trabalho conjunto é a chave para um ensino e aprendizagem conducente ao conhecimento, à autonomia e à inovação.

Desejo a todos os alunos sucesso académico e pessoal.

Defendo que a par do desenvolvimento de competências pedagógicas e científicas é fundamental a consolidação e optimização de competências pessoais e sociais, actualizadas face aos novos desafios da sociedade contemporânea, no início do percurso académico e profissional.

O IPCE, ao promover uma educação virada para a realidade, inclui diversas abordagens permitindo aos alunos compreender as várias vertentes das áreas científicas, reflectir sobre a aprendizagem e aplicá-la no decorrer da sua formação e futura actividade profissional.

 

Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos
Directora do IPCE

Prof. Doutor Massimo Cavalli

© Fotografia de Jorge Carvalho

Caros membros da Comunidade Lusíada,

Espero que no decurso do ano lectivo que agora se inicia se venham a concretizar, com sucesso, os objectivos traçados para esta nova etapa da vida. A exigência, o rigor, a solidariedade, o espírito de entreajuda e o respeito serão determinantes neste percurso e, em última análise, no delinear de uma sociedade melhor.

Estou certo que a nossa Comunidade irá contribuir activamente para a construção de um futuro mais próspero, pautado pelo trabalho, rigor e exigência.

Desejo-vos a todos um bom ano lectivo!

 

Prof. Doutor Massimo Cavalli
Coordenador do curso

Prof.ª Doutora Eng.ª Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho

© Fotografia de Tânia Araújo

Caros alunos da licenciatura em Turismo,

Sejam bem-vindos à Universidade Lusíada de Lisboa e à licenciatura em Turismo.

Esta licenciatura, tão importante para o desenvolvimento económico e social do nosso país, tem como objectivo proporcionar as competências e valências necessárias e suficientes para um desempenho de qualidade da vossa profissão, seja no âmbito institucional, empresarial ou académico. A qualidade deste curso é plasmada no ensino e aprendizagem, assim como na investigação científica realizada por docentes e alunos.

Estou ao Vosso dispor para ajudá-los, não só nos aspectos académico e científico mas também nos assuntos pessoais e sociais.

Desejo, a todos, um bom estudo e uma sã convivência académica.

 

Prof.ª Doutora Eng.ª Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho
Coordenadora do curso

Prof. Doutor Afonso Filipe Pereira d'Oliveira Martins

© Fotografia de Tânia Araújo

No início deste novo ano lectivo, saúdo calorosamente os estudantes da nossa Universidade, dando muito especialmente as boas-vindas aos que agora vão iniciar o seu percurso formativo universitário e desejando a todos as maiores felicidades no plano académico e pessoal.

Agora é chegado o tempo de, com energia e entusiasmo renovados, enfrentarmos os novos desafios académicos que acompanham este ano lectivo que temos pela frente, fazendo-o com a lembrança de compromissos que são da Universidade mas também dos seus estudantes.

A Universidade existe por e para os seus estudantes que lhe dão razão de ser, assumindo os seus órgãos, em vista disso, o compromisso de acudir, com elevado critério, a todos os aspectos da vida universitária e assegurando, desde logo, com os meios adequados, o rigor e a qualidade do ensino que ministra.

No exercício das funções que me incumbem, procurarei agir em homenagem a esse compromisso institucional de serviço aos estudantes que tem marcado a história da nossa Universidade. E poderão os estudantes contar com o meu total apoio para superarem eventuais dificuldades com as quais possam vir a ser confrontados, estando certo de que este mesmo compromisso e disponibilidade irão encontrar em todos os demais órgãos académicos, no corpo docente e nos colaboradores administrativos da Universidade.

Paralelamente, a Universidade espera de todos os seus estudantes que cumpram o compromisso de sua plena dedicação ao trabalho académico, esforçando-se pelo desenvolvimento das competências que mais tarde irão aplicar na sua vida profissional. Os esforços de hoje projectar-se-ão no futuro, concorrendo para um sucesso pessoal de que afinal a Universidade muito se orgulhará.

Para além disso, a Universidade espera também dos seus estudantes um envolvimento amplo na vida universitária, nomeadamente através da sua participação nos órgãos académicos, nas estruturas associativas estudantis e nas actividades de extensão cultural. Com isso estarão a promover a sua capacidade de iniciativa, bem como, transversalmente, a sua formação cívica, ética, cultural e, afinal, pessoal. Ao mesmo tempo, estarão a concorrer, decisivamente, para que a Universidade cumpra plenamente a sua missão.

Um bom ano escolar.

 

Prof. Doutor Afonso Filipe Pereira d'Oliveira Martins
Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa

Prof. Doutor Mário Caldeira Dias

© Fotografia de Tânia Araújo

Para aqueles que entram agora na Universidade Lusíada de Lisboa abre-se um novo ciclo na sua vida, cheio de esperança e de exigência.

Terão que estudar de forma empenhada e sistemática, de modo a ganharem as capacidades e as atitudes que lhes permitam usar o seu curso como uma ferramenta para melhor lutarem por um futuro pessoal e profissional.

Bem-vindos à Universidade Lusíada de Lisboa.

Desejo as maiores felicidades.

 

Prof. Doutor Mário Caldeira Dias
Director da FCEE

Prof.ª Doutora Maria Eduarda de Almeida Azevedo

© Fotografia de Tânia Araújo

É certamente com uma enorme alegria, mesclada de alguma ansiedade, que vêem este início do ano lectivo como o começo de uma etapa única e marcante das vossas vidas.

Na verdade, trata-se do arranque de um novo percurso educativo, necessariamente mais exigente, que há-de conduzir à profissão que pretendem abraçar e no termo do qual se sentirão mais realizados e confiantes com a opção feita.

Hoje, reconhecem que todos os esforços e sacrifícios para aqui chegar valeram a pena e experimentam já um compreensível sentimento de pertença à Universidade Lusíada de Lisboa, como espaço comum de reflexão, investigação e expressão da liberdade de pensamento, que será para todas e todos uma segunda "casa" a que regressarão sempre com muita naturalidade para o aprofundamento do saber adquirido.

Enquanto Directora da Faculdade de Direito e vossa futura Professora, desejo a todas e a todos as maiores felicidades, ânimo e comprometimento, deixando-vos ainda um forte abraço amigo de boas-vindas.

 

Prof.ª Doutora Maria Eduarda de Almeida Azevedo
Directora da FD

Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar

© Fotografia de Tânia Araújo

Caras(os) alunas(os),

Neste início de ano lectivo, quero dar-vos as boas-vindas ao Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL).

Se escolheram esta licenciatura, é porque, de alguma forma, se interessam pelos problemas que afectam as pessoas e as comunidades, os grupos mais vulneráveis e desprotegidos da sociedade portuguesa contemporânea.

Como irão constatar, a licenciatura em Serviço Social é, desde logo, uma excelente oportunidade para conhecerem e tomarem contacto com estes problemas, percebendo os seus contornos, e descobrindo os mecanismos e processos sociais que os enquadram e lhes estão na origem.

Por outro lado, esta licenciatura é, também, uma oportunidade de conhecimento do pensamento e da história do Serviço Social, e de aprendizagem e treino dos seus métodos e ferramentas de intervenção, preparando-vos para esta profissão tão desafiante e nobre, quanto necessária e útil.  

Sejam bem-vindas e bem-vindos.

 

Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar
Director do ISSSL

Prof. Doutor Pedro Augusto Cordeiro Sarmento

© Fotografia de Tânia Araújo

Caros estudantes,

Bem-vindos ao curso de Motricidade Humana. A Universidade Lusíada de Lisboa acolhe-vos neste curso com o sentido de vos oferecer um conjunto de competências para que possam entender o valor do corpo e da sua motricidade, seja na vertente de comportamento observado, seja na sua componente interna, de funcionamento orgânico.

Na sua aplicação social, tais competências poderão prolongar-se por diversos campos, quer no âmbito desportivo - sistema educativo e sistema desportivo - mas igualmente no âmbito artístico e de reabilitação. De igual forma, teremos em atenção a vossa formação pessoal e de investigação específica desta área, como é vocação do sistema universitário.

Desejando-vos um óptimo trabalho, estamos disponíveis para vos ajudar a superar as dificuldades.

 

Prof. Doutor Pedro Augusto Cordeiro Sarmento
Coordenador do curso

Lusíada 17/18: recepção aos novos alunos

 

  • banner_01
  • banner_02
  • banner_03
  • banner_04
  • banner_05
  • banner_06
  • banner_07
Programa de actividades

Abertura do "Intensive portuguese language and culture course"

  • Data: 4 a 30 Setembro 2017
  • Horário: 08H00 - 12H00 [segunda a quinta]
  • Local: Sala 1F

Licenciatura em Jazz e Música Moderna: sessão de boas-vindas

  • Data: 12 Setembro 2017
  • Horário: 11H00 - 12H30
  • Local: Auditório 4 - ULL

Sessão de boas-vindas aos Incoming Students

  • Data: 13 Setembro 2017
  • Horário: 12H00
  • Local: Auditório 3 - ULL

Missa de abertura do ano lectivo de 2017/2018

  • Data: 13 Setembro 2017
  • Horário: 13H10
  • Local: Capela da Universidade Lusíada

Sessão de boas-vindas aos novos alunos

  • Data: 20 Setembro 2017
  • Horário: 12H00
  • Local: Auditório 2 - ULL

Apresentação do sistema de avaliação aos Incoming Students

  • Data: 3 Outubro 2017
  • Horário: 11H00
  • Local: Auditório 1 - ULL

Programa de acolhimento da AAULL

  1. Convívio
    • Data: 12 Setembro 2017
    • Hora: 15H00 - 19H00
    • Local: Parque de estacionamento - ULL
  2. Sunset
    • Data: 14 Setembro 2017
    • Hora: 16H00 - 19H30
    • Local: Jardim - ULL
  3. Rally Tascas e insuflável de matraquilhos humanos
    • Data: 19 Setembro 2017
    • Hora: 14H30 - 19H00
    • Local: Parque de estacionamento - ULL
  4. Convívio com insuflável "Bungee Run"
    • Data: 21 Setembro 2016
    • Hora: 15H00 - 19H00
    • Local: Parque de estacionamento - ULL
Missão

Fundada em Lisboa, em 28 de Junho de 1986, pela Cooperativa de Ensino Universidade Lusíada, crl, que, pelo Decreto-Lei n.º 117/2003, de 14 de Junho, se transformou na Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica, cedo a Universidade Lusíada alargou as suas actividades ao Porto e a Vila Nova de Famalicão e, mais tarde, a Angola e a São Tomé e Príncipe.

Hoje, passados 31 anos da sua existência, as Universidades Lusíada orgulham-se da sua dimensão nacional e internacional, do prestígio alcançado e, principalmente, do contributo dado ao país na formação universitária de uma parte significativa da sua juventude.

Com efeito, os cerca de 31.000 licenciados que, a nível nacional, obtiveram nelas a sua habilitação superior, desempenham hoje, nos mais diversos domínios, um papel fundamental para o desenvolvimento cultural, económico e social do país, concretizando os mais nobres objectivos das Universidades Lusíada e, por esse facto, são o mais eloquente testemunho de que elas são Universidades de referência.

A verificação desta realidade tem exigido das Universidades Lusíada um contínuo esforço da qualificação do seu corpo docente, de actualização dos seus equipamentos técnicos e tecnológicos e de renovação das suas práticas pedagógicas, tendo sempre em vista um ensino que apenas se subordina aos princípios da qualidade e do rigor científico.

É que, hoje, num mundo confrontado com vertiginosas transformações de âmbito social e económico, a nova sociedade exige profissionais com elevado nível cultural, científico e técnico que só a formação superior pode proporcionar. E, as Uni­versidades Lusíada, querendo responder a essas exigências, bem como satisfazer legítimas aspirações de realização pessoal, não poderiam defraudar as expectativas de quem as vem procurando. Por isso, para as Universidades Lusíada a formação não termina numa sala de aula, pois entendemos que a formação universitária não pode reduzir-se a uma mera instrução técnica orientada para o desempenho de uma profissão. Isso, significaria renunciar à educação em si mesma.

Consequentemente, a formação universitária deve dar resposta às perguntas especificamente humanas sobre o sentido e o significado da existência e reflectir sobre os temas de fundo da actualidade, promovendo nos alunos a consciência social formada pelos princípios e valores humanos da tradição, da história e da cultura da sociedade portuguesa, e fomentando a busca da verdade, da criatividade, da capacidade crítica e de todos os demais hábitos e atitudes que enriquecem o homem.

A aquisição de uma consciência ética e social que determine o comportamento e o procedimento científico e profissional é o suporte do projecto de formação integral das Universidades Lusíada. Procuramos que os membros da nossa comunidade universitária se distingam pelas suas qualidades humanas e, ao mesmo tempo, pela sua preparação cultural e alta categoria profissional. Na prossecução deste objectivo, as actividades de extensão cultural desempenham um papel primordial de enriquecimento da vida académica com seminários, conferências, debates, congressos, cursos de verão, etc., que permitem aos alunos estar em dia, ampliar os seus horizontes e complementar a formação integral que procuramos ministrar-lhes. Os alunos cooperam também nestas actividades podendo organizar iniciativas e apresentar ideias, o que as converte, sem dúvida, numa experiência enriquecedora, por si mesma, em todos os aspectos. Prova-o o funcionamento activo de vários núcleos dedicados à música, às artes plásticas, ao teatro, ao cinema, à literatura, etc.

Também o desporto ocupa um lugar muito importante na vida das Universidades Lusíada. No nosso projecto educativo, as actividades física e desportiva aparecem como instrumentos para o desenvolvimento da personalidade e para a consolidação dos valores fundamentais para a formação. Por isso, fomentamos a participação dos nossos alunos nas actividades desportivas. Para competir e, sobretudo, para fortalecer os valores individuais e de grupo que o desporto desperta.

Com este mesmo objectivo de proporcionar a melhor forma­ção aos seus alunos, as Universidades Lusíada estabeleceram um conjunto de protocolos com diversas entidades que permitem aos alunos, aos docentes e aos funcionários a oportunidade de aceder a programas de intercâmbio internacional, como é exemplo o Erasmus+.

Campus
Fotogalerias das iniciativas realizadas
Informações