pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online



Escala de notas ECTS

Relativamente à aplicação de classificações, foi aprovada uma escala de notas que obriga os professores das disciplinas a terem sempre presente o rendimento percentual da turma e os Coordenadores Institucionais ECTS de cada Universidade a implementar nos serviços académicos este sistema classificativo, complementar do sistema nacional e aplicado, preferencialmente., aos alunos em mobilidade. O sistema de classificação que foi determinado a nível europeu expressa-se da seguinte forma.

NOTAS ECTS PERCENTAGEM DE ESTUDANTES
A 10%
B  25%
C  30%
D  25%
E 10%
FX, F -

Esta escala não pretende substituir-se ao sistema de classificação vigente, mas sim complementar, com novos elementos de informação, as notas atribuídas ao estudante pelo estabelecimento que frequenta. A letra A representa o universo dos 10% de alunos com melhor nota, a B 25% e sucessivamente até à nota positiva mais baixa, representada pela letra E.

Os alunos não devem esperar da universidade de origem uma equivalência matemática às notas que lhes são atribuídas no estabelecimento de acolhimento. Os estabelecimentos de ensino têm o dever de adaptar esta escala de classificações ao rendimento da turma a que o aluno pertence, na Universidade de Origem.