pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online
Investigação

Para satisfazer as suas necessidades, o Homem actua sobre o meio, modificando-o. As mudanças que o homem faz no meio para garantir a satisfação das suas necessidades resultam no desenvolvimento da sociedade.

Compreender o funcionamento humano requer a investigação dos processos através dos quais ele se envolve na satisfação das suas necessidades. Por outras palavras, compreendendo os processos (o funcionamento humano) potenciam-se os resultados (desenvolvimento da sociedade).

Apesar de a investigação ter vindo a ser capaz de compreender questões importantes do funcionamento humano, as suas implicações nem sempre são colocadas ao serviço de quem delas beneficia.

O Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) surge do reconhecimento da necessidade de uma articulação mais efectiva entre os dados da investigação e a sua aplicação, no sentido de promover o bem-estar colectivo e individual.

O Cipd é uma entidade de coordenação de investigação orientada para a aplicação dos conhecimentos da psicologia a questões e problemáticas específicas, com sede na Universidade Lusíada, assumindo-se como uma plataforma de ligação entre a investigação e a prática, numa atitude pró-activa de desenvolvimento de respostas empiricamente validadas a questões de interesse comum.

A promoção do desenvolvimento fundamentado na investigação é perseguida por 3 linhas de investigação:

  1. bem-estar subjectivo;
  2. sucesso escolar;
  3. trabalho e organizações.