O Mestrado em Musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa é o único mestrado nesta área existente em Portugal e foi concebido segundo o modelo de formação americana. Este Mestrado pretende dotar os seus formandos de uma sólida formação académica e prática, cujo trabalho se desenvolve ao longo de dois anos lectivos em contacto estreito com o corpo docente, paralelamente ao que acontece na intervenção terapêutica, e ao contrário de alguns cursos que funcionam por módulos pontuais com um grande número de docentes convidados. O curso está vocacionado para a especialização profissional de formandos com licenciaturas em áreas afins da Musicoterapia, nomeadamente a Psicologia, Enfermagem, Educação Musical, Terapia da Fala, Serviço Social, etc.
Este curso tem uma componente académica de estudo, pesquisa e aprendizagem teórico-prática, uma componente de desenvolvimento de competências musicais e uma componente experiencial, seguindo a filosofia de formação avançada da Confederação Europeia de Musicoterapia, segundo a qual o musicoterapeuta terá que desenvolver as suas competências clínicas, musicais e de relacionamento interpessoal. O primeiro ano do curso é de carácter académico, com aulas de forte componente experiencial, onde os alunos desenvolvem trabalho académico, musical e de desenvolvimento pessoal. Este curso conta com a participação de docentes especializados nas áreas da Musicoterapia, Psicologia, Música e Improvisação e Etnomusicologia, pautando-se por uma forte ligação entre as várias unidades curriculares e os docentes das várias áreas de especialização, produzindo uma formação pioneira em Portugal.
Regulamentação específica
Despacho n.º 3965/2009, DR n.º 21, Série II, de 2009-01-30 - Registo do curso de mestrado em Musicoterapia ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 2.º ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Musicoterapia.