Prof. Doutor Carlos César Lima da Silva Motta

Dean of Faculty of Humanities and Social Sciences
Prof. Carlos César Lima da Silva Motta



Mestre João Paulo Santos de Castro Fernandes

Secretary of Faculty of Humanities and Social Sciences
Master João Paulo Santos de Castro Fernandes


A graduação em Comunicação e Multimédia da Universidade Lusíada de Lisboa está adaptada ao Processo de Bolonha.

A estrutura e a dinâmica do mundo da rádio, do cinema, do teatro, da televisão, do espectáculo, da comunicação e da área do multimédia em geral, tem vindo a evoluir, sobretudo ao longo dos últimos 30 anos, duma forma vertiginosa. Desde que a rádio e o cinema e mais tarde a televisão entraram pela primeira vez nos nossos hábitos, a sua face e a sua organização têm sofrido alterações significativas, muito provavelmente como nenhuma outra actividade humana do domínio do conjunto sociedade - tecnologia. Na realidade, o complexo mediático moderno iniciou um processo de expansão, pela primeira vez na história da humanidade, a uma escala planetária.

Hoje, a área científico-tecnológica das artes de cena e da comunicação multimédia está muito diferente do que era algumas décadas atrás. Os mercados do cinema, da televisão e da comunicação multimédia são uma realidade inegável, onde interagem uma multiplicidade de agentes, com as mais diversas funções e interesses. Neste quadro um pouco indefinido, surge a necessidade de construir para o domínio do cinema, do teatro, do espectáculo, da televisão e da comunicação, nomeadamente da multimédia, e as suas práticas, um novo perfil de licenciado, com novas competências, capaz de responder a um novo mercado de trabalho de potencialidades aliciantes, tanto no sector da realização, produção e direcção, como no da prestação de serviços e negócios, incluindo as diversas estruturas da Administração Pública ou da actividade privada.

Justifica-se assim, a necessidade de se fazerem novas opções políticas em matéria de educação nos domínios da formação inicial, que passam pelo empenho da Universidade Lusíada de Lisboa, em dar resposta às necessidades sociais, nos domínios da comunicação multimédia. Esta nova realidade, vai criar um sem número de oportunidades para as novas gerações em busca dum espaço de afirmação pessoal e profissional nomeadamente nas múltiplas áreas artísticas ligadas à rádio, ao cinema, ao teatro, à televisão, à publicidade e marketing, bem como à comunicação e ao multimédia em geral.

Specific regulation

Despacho n.º 11668/2006 (2.ª série), DR 104, SÉRIE II de 2006-05-30 - Registo do curso de licenciatura em Comunicação e Multimédia ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Comunicação e Multimédia.

Despacho n.º 18 226/2006, DR 172, SÉRIE II de 2006-09-06 - Adequação do curso de licenciatura em Comunicação e Multimédia ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Comunicação e Multimédia.

Os objectivos do curso de 1.º ciclo em Comunicação e Multimédia visam habilitar os estudantes com os conhecimentos e as competências a seguir descritos:

Na generalidade:

  • Fornecer aos estudantes os conhecimentos e ajudá-los a desenvolver autonomamente as capacidades e as competências consideradas como indispensáveis para o exercício de funções profissionais, a nível superior, nas áreas da Comunicação e do Multimédia. Tal implica o domínio dos conceitos, do vocabulário, dos equipamentos (em óptica de utilizador esclarecido), dos métodos, processos e técnicas correntemente utilizados nesse sector de actividades profissionais, numa perspectiva de correcta e eficaz utilização dos mesmos, em ambientes concretos de operação. Tudo isto é alicerçado em conhecimentos teóricos relacionados com os processos de comunicação, bem como em ciências auxiliares com relevância para a aquisição de uma competência profissional razoavelmente ecléctica e abrangente.

Na especialidade:

  • Fornecer aos estudantes os referenciais teóricos que subjazem aos processos de comunicação, da teoria da comunicação à semiótica, aos estudos sobre a imagem, o som e as linguagens da comunicação informática;
  • Habilitar os estudantes com os conhecimentos indispensáveis à compreensão e ao domínio dos processos de comunicação, tendo em conta as diferentes naturezas dos discursos utilizados (scripto, áudio, vídeo, informo e multimédia), bem como das respectivas linguagens específicas;
  • Familiarizar os estudantes com os equipamentos e os ambientes de concepção e de produção de documentos mediatizados para os meios de comunicação de massas, da imprensa à rádio e da televisão ao cinema e ao multimédia, bem como em sectores afins como os do design, do marketing e da publicidade;
  • Desenvolver capacidades críticas no tocante à avaliação da qualidade intrínseca desses produtos, bem como à estimativa da sua eficácia comunicacional;
  • Conferir aos estudantes conhecimentos de base em domínios auxiliares como a formação musical, a psicologia da arte, a gestão de projectos, os sistemas de comunicação, os recursos humanos e o direito das comunicações;
  • Desenvolver nos estudantes as capacidades individuais de comunicação escrita e oral, numa perspectiva de competência para o exercício de funções profissionais que o exijam;
  • Habilitar os estudantes com capacidades que estimulem a aprendizagem ao longo da vida, bem como, eventualmente, a prossecução de estudos de 2.º e de 3.º ciclos. 
  • Geography and History of Culture and Arts or Portuguese.
1st Year
Code Curricular unit Scientific area Duration Working hours ECTS
Total Contact hours
L2101 Introduction to the Study of Image Communication sciences 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2102 Introduction to Management Management 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2103 Music Artistic training 2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2104 English Languages 1.º semester 88 30 (TP) 3
L2105 Information Technologies Computers 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2106 Communication Theory Communication sciences 2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2107 Communication Project Management Management 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2108 Introduction to the Study of Sound Communication sciences 2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2109 Psychology of Artistic Expression Artistic training 1.º semester 88 30 (TP) 3
L2110 Applied IT Computers 2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2143 Elective 1   2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1616   60
2nd Year
Code Curricular unit Scientific area Duration Working hours ECTS
Total Contact hours
L2112 Portuguese Cultural History History 2.º semester 88 30 (TP) 3
L2113 Audio Techniques Communication sciences 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2114 Graphic Design Communication sciences 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2115 Television Workshop  Communication sciences 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2116 Photographic Techniques Communication sciences 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2117 Cinema and Art History History 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2118 Film Directing Communication sciences 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2119 Video Production Communication sciences 2. semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2120 Lighting Workshop Communication sciences 2.º semester 88 30 (TP) 3
L2121 Semiotics Communication sciences 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2140 Elective 2   2.º semester 160 30 (TP)+ 20 (OT) 6
 
Total 1616   60
3rd Year
Code Curricular unit Scientific area Duration Working hours ECTS
Total Contact hours
L2123 Digital Multimedia Workshop  Communication sciences 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2124 Costs and Characteristics of Audiovisual Equipment Communication sciences 2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2125 Costs and Characteristics of Multimedia Equipment Communication sciences 2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2126 Film Editing Workshop Communication sciences 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2127 Research Methods Communication sciences 1.º semester 88 30 (TP) 3
L2128 Post-Production and Special Effects Communication sciences 2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2129 Professional Ethics and Deontology Complementary sciences 1.º semester 88 30 (TP) 3
L2130 Human Rresource Management Management 1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2131 Communication Law Law 2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2132 Project Production and Media Communication Sciences 2.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
L2144 Elective 3   1.º semester 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1616   60
  • Actividades de comunicação e multimédia;
  • Adaptação e gestão de sistemas de difusão de informação;
  • Administração de sociedades artísticas e de multimédia;
  • Administração pública
  • Artes e multimédia;
  • Cinema, teatro, rádio e televisão;
  • Comercialização e/ou manutenção;
  • Consultadoria e investigação;
  • Direcção artística;
  • Directores comercial;
  • Empresas/organizações;
  • Ensino;
  • Gestão de recursos humanos da área artística;
  • Gestão e direcção de organizações e empresas ligadas à moda e turismo;
  • Gestão e técnicos da área de publicidade e marketing;
  • Gestão e técnicos de produtos de cinema e comunicação;
  • Gestor e técnico de eventos;
  • Múltiplas funções de gestão;
  • Produção;
  • Produtores e técnicos do pelouro artístico de autarquias e freguesias;
  • Secretariado técnico;
  • Sector industrial;
  • Técnicas e artísticas no âmbito das actividades de rádio;
  • Técnicos de luz e luminotécnia;
  • Técnicos de som;
  • Técnicos e gestores de imagem;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

1st Year

  • 5 Photos;
  • Bulletin of vaccines against tetanus days;
  • Atestado médico comprovativo de que não sofre de doenças infecto-contagiosas.

Remaining years

  • 1 Photo;
  • Bulletin of vaccines against tetanus days;
  • Copy of identity card.

Address:
Universidade Lusíada de Lisboa
Secretaria
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa
 

Telephones:
+351 213 611 521
+351 213 611 550
+351 213 611 552
+351 213 611 555
+351 213 611 556

Fax:
+351 213 648 050

E-mail:
secretaria@lis.ulusiada.pt

 


Ver mapa maior

Study cycle accredited by A3ES

The accreditation of the first study cycle in communication and multimedia is decided upon by the Board of Administration of A3ES - Higher Education Evaluation and Accreditation Agency.