
Com o nascimento do IPCE da Universidade Lusíadade Lisboa pretende-se reforçar a importância da Psicologia e das Ciências da Educação, assim como dos seus objectivos pedagógicos, cientificos e de inovação.
Saúdo os colegas professores e os alunos, salientando que o trabalho conjunto é a chave para um ensino e aprendizagem conducente ao conhecimento, à autonomia e à inovação.
Desejo a todos os alunos sucesso académico e pessoal.
Defendo que a par do desenvolvimento de competências pedagógicas e científicas é fundamental a consolidação e optimização de competências pessoais e sociais, actualizadas face aos novos desafios da sociedade contemporânea, no início do percurso académico e profissional.
O IPCE, ao promover uma educação virada para a realidade, inclui diversas abordagens permitindo aos alunos compreender as várias vertentes das áreas científicas, reflectir sobre a aprendizagem e aplicá-la no decorrer da sua formação e futura actividade profissional.
Atendendo à necessidade fundamental de uma formação contínua, e tendo em conta o mercado actual e as motivações e interesses dos alunos e profissionais, disponibilizamos Mestrados na área da Psicologia, nomeadamente, Mestrado em Psicologia Clínica, Mestrado em Musicoterapia, Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, Mestrado em Reabilitação Cognitivo-sensorial, e Mestrados na área das Ciências da Educação, como, o Mestrado para o Ensino de Matemática, Mestrado para o Ensino da História e Geografia, Mestrado para o Ensino de Artes Visuais. Disponibilizam-se diversas especializações creditadas pelo Centro de Formação Continua, designadamente, Administração e Gestão Escolar, Necessidades Educativas Especiais, Supervisão Pedagógica, e Animação Sociocultural.
Este sítio do IPCE é uma estrutura que se assume como um pólo dinamizador que reclama o envolvimento e interacção de todos, professores e alunos, reflectindo o seu objectivo principal, a promoção do conhecimento e da inovação.
Informação a disponibilizar oportunamente.
Os estudantes da Universidade podem constituir núcleos que visem especificamente a promoção de actividades de natureza extracurricular no âmbito da respectiva formação académica:
NEPULL - Núcleo de Estudantes de Psicologia da ULL.

Para satisfazer as suas necessidades, o Homem actua sobre o meio, modificando-o. As mudanças que o homem faz no meio para garantir a satisfação das suas necessidades resultam no desenvolvimento da sociedade.
Compreender o funcionamento humano requer a investigação dos processos através dos quais ele se envolve na satisfação das suas necessidades. Por outras palavras, compreendendo os processos (o funcionamento humano) potenciam-se os resultados (desenvolvimento da sociedade).
Apesar de a investigação ter vindo a ser capaz de compreender questões importantes do funcionamento humano, as suas implicações nem sempre são colocadas ao serviço de quem delas beneficia.
O Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) surge do reconhecimento da necessidade de uma articulação mais efectiva entre os dados da investigação e a sua aplicação, no sentido de promover o bem-estar colectivo e individual.
O Cipd é uma entidade de coordenação de investigação orientada para a aplicação dos conhecimentos da psicologia a questões e problemáticas específicas, com sede na Universidade Lusíada, assumindo-se como uma plataforma de ligação entre a investigação e a prática, numa atitude pró-activa de desenvolvimento de respostas empiricamente validadas a questões de interesse comum.
A promoção do desenvolvimento fundamentado na investigação é perseguida por 3 linhas de investigação:
a) bem-estar subjectivo;
b) sucesso escolar;
c) trabalho e organizações.
Gabinete de Aconselhamento Psicológico e Promoção de Saúde
O crescimento acentuado das universidades portuguesas, nos domínios do ensino, investigação e serviços colocam também cada vez mais exigências a estas instituições, onde, se visiona a implementação de projectos de desenvolvimento global dos alunos e restante comunidade universitária.
O estudante enquanto ser fundamental do processo educativo, vê-se confrontado no seu percurso universitário com um conjunto de desafios e obstáculos nesta etapa de transição para a vida adulta. Por sua vez, o corpo docente e de funcionários teve também que se adaptar a novas realidades nos cenários universitários.
Desta forma, foi criado o GAPPS, com o objectivo de proporcionar ao estudante e comunidade universitária a possibilidade de ultrapassar de forma eficaz as tarefas resultantes da vida académica, prevenir e abordar problemas psicológicos e de desempenho escolar e intervir ao nível do desenvolvimento pessoal e sócio-emocional.
Através de vários serviços disponibilizados este gabinete tem então por missão prevenir e zelar pelo bem-estar sócio-emocional e qualidade de vida da comunidade académica, sempre numa perspectiva de optimização e promoção da saúde.