A Universidade Lusíada de Lisboa tem vindo a ministrar um ensino superior universitário de elevada qualidade nas diferentes licenciaturas, transmitindo aos estudantes conhecimentos fundamentais teóricos e aplicados importantes para o seu desempenho profissional. Este objectivo de qualidade vai manter-se, por forma a que os licenciados pelas Universidades Lusíada continuem a ser uma referência de prestígio no mercado de trabalho.
Magnífico Reitor da Universidade Lusíada, Prof. Doutor Eng. Diamantino Freitas Gomes Durão. (Fotografia de Tânia Araújo)
Na verdade, a vida universitária dos estudantes é determinante para o seu posicionamento e desempenho como licenciados, sendo nomeadamente relevante a sua dedicação ao estudo e ao trabalho, assim como o desenvolvimento de amizades e o espírito de solidariedade entre colegas. Durante o processo de aprendizagem, os estudantes vão solidificando os conhecimentos científicos e técnicos transmitidos pelos docentes e habituam-se a cuidar também da formação ética, dos princípios e dos valores essenciais à sociedade portuguesa.
A Universidade Lusíada de Lisboa, acompanhando os desenvolvimentos tecnológicos que se vão verificando no âmbito do ensino e aprendizagem, foi uma das primeiras universidades a ter o campus universitário coberto por uma rede de telecomunicações, criando um campus virtual, que permite a docentes, alunos e funcionários, de qualquer ponto da universidade, um acesso sem fios aos sistemas de informação. A Biblioteca, o Centro de Documentação Europeia e a Mediateca são também recursos de apoio ao ensino que prestigiam a Universidade, ajustando a evolução das mentalidades à evolução dos tempos e dos saberes.
A criação do Prémio de Mérito Lusíada que permite aos alunos, com média superior a 16 valores, estudar na nossa Universidade sem pagar propinas, visa motivar cada vez mais a excelência, não só no âmbito do ensino e da aprendizagem, mas também na formação de recursos humanos altamente qualificados e que o nosso país tanto necessita.
A Universidade Lusíada de Lisboa tem vindo a assinar um número significativo de protocolos com empresas e outras instituições, que demonstra uma preocupação crescente com a investigação e a prestação de serviços à sociedade, bem como interesse em garantir uma grande capacidade de emprego aos seus licenciados.
A implementação das directrizes previstas na Declaração de Bolonha sobre os cursos universitários, é um trabalho que a Universidade Lusíada tem vindo a desenvolver cuidadosamente, de modo a modernizar os curricula dos seus cursos e o modelo de ensino/aprendizagem com qualidade e rigor.
A Universidades Lusíada de Lisboa, nos seus cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como na formação especializada e pós-graduada, aposta decididamente na melhoria da qualidade e no rigor do ensino e continua a garantir uma estratégia de aprendizagem ao longo da vida profissional, por forma a disponibilizar uma oferta que responda às efectivas necessidades dos indivíduos, das empresas e organizações do nosso país.
Desta forma, a Universidade Lusíada dá a sua contribuição activa para a formação de recursos humanos de elevado nível de qualidade, indispensáveis para que Portugal seja um país cada vez mais competitivo e produtivo não só à escala europeia, mas também à escala global. Na realidade, constata-se que o verdadeiro desenvolvimento económico de um país está directamente correlacionado com o nível educacional da sua população, dos seus quadros e das suas organizações.