Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira BonifácioDirector da FAA 
Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio

 

 

Mestrado em Design de Produto consistirá num processo de investigação e desenvolvimento teórico-prático projecto), ainda que possam ser aceites projectos de dissertação eminentemente teóricos. O mdp é focado na inovação e no lançamento para o mercado de sistemas integrados de novos produtos e / ou serviços, através de uma determinada organização (parceira do mdpʼ13, ou não).

As grandes áreas temáticas a considerar são: inovação, design de sistemas, equipamento, produto, serviço, comunicação, branding e novos media (a intercepção entre as áreas é uma possibilidade que se pretende incentivar e explorar). O foco de desenvolvimento de competências será ao nível da liderança e empreendedorismo, design thinking, tecnologias web e processos de gestão para lançamento de novos produtos / serviços. A didáctica será centrada nos métodos active – student-centred – participatory – informal learning approch, incentivadores de reflexão e discussão de modo a envolver os alunos em tarefas de análise, síntese e avaliação. O projecto será também a estratégia para cruzar a teoria com a prática e para desenvolver, em extensão e em compreensão, o conceito de design de produto a investigar. A aprendizagem assentará na experimentação em ambiente colaborativo, em regime pós-laboral.

Regulamentação específica

Despacho n.º 20701/2009, D.R. n.º 178, Série II de 2009-09-14 - Publicita a autorização de funcionamento e o plano de estudos conducente ao grau de mestre em Design do Produto.

O Mestrado em Design de Produto (mdp'13) é focado na inovação e no lançamento para o mercado de sistemas integrados de novos produtos e / ou serviços, através de uma determinada organização (parceira do mdp’13, ou não).

As grandes áreas temáticas a considerar são: inovação, design de sistemas, equipamento, produto, serviço, comunicação, 'branding' e novos media (a intercepção entre as áreas é uma possibilidade que se pretende incentivar e explorar). O foco de desenvolvimento de competências será ao nível da liderança e empreendedorismo, design thinking, tecnologias web e processos de gestão para lançamento de novos produtos / serviços. A didáctica será centrada nos métodos 'active' – 'student-centred' – 'participatory' – 'informal learning approach', incentivadores de reflexão e discussão de modo a envolver os alunos em tarefas de análise, síntese e avaliação. O projecto será também a estratégia para cruzar a teoria com a prática e para desenvolver, em extensão e em compreensão, o conceito de design de produto a investigar. A aprendizagem assentará na experimentação em ambiente colaborativo, em regime pós-laboral.

O mdp’13 consistirá num processo de investigação e desenvolvimento teórico-prático (projecto), ainda que possam ser aceites projectos de dissertação eminentemente teóricos.

1.º Ano
Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS Obs.
Total Contacto
Cultura do Projecto
Design Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Linguagem da Criatividade
Ciências Sociais Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Design de Serviços*
Design de Espaços Relacionais*
Design Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Sustentabilidade
Ciências Sociais Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Direcção de Design
Design Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Materiais, Tecnologias e Prototipagem
Tecnologias Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Design e Materiais*
Design e Interacção*
Design Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
Metodologias
Ciências Sociais Semestral 200 30 (TP) + 5 (OT) 7.5  
 
Total: 1600   60  

* A unidade curricular de "Seminários" será leccionada em um semestre e abarcará um conjunto de saberes com relevância para a formação do estudante.

 
* unidades curriculares opcionais

2.º Ano
Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS Obs.
Total Contacto
Dissertação/Trabalho de Projecto Design Anual 1600 50 (OT) 60  
 
Total: 1600   60  

De acordo com o ponto 1, do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 74/2006, podem candidatar-se ao mestrado:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Informação a disponibilizar oportunamente.

A informação relativa a propinas e respectivas normas de pagamento poderá ser obtida junto dos serviços do Instituto Lusíada de Pós-graduações

  • Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada)
  • Curriculum Vitae
  • Bilhete de Identidade (fotocópia)
  • Fotografias (3)

Morada:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações
Universidade Lusíada de Lisboa
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa

Telefones:
+351 213 611 605
+351 213 611 606
+351 213 611 644

Fax:
+351 213 647 920

E-mail:
ilpg@lis.ulusiada.pt


Ver mapa maior
Curso acreditado pela A3ES

Acreditação do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Design do Produto: decisão do Conselho de Administração da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.