Com a criação de um mestrado em Relações Internacionais, pretendeu a Universidade Lusíada prosseguir um duplo objectivo:
Não pode com efeito esquecer-se que a verdadeira revolução que atingiu as Relações Internacionais se reflectiu de forma particularmente visível na desadequação de categorias teóricas e modelos de análise, tornando indispensável repensar, as causas dos fenómenos e as respectivas consequências.
E porque as Relações Internacionais são uma área do saber com ligações profundas a outros domínios científicos, houve a preocupação especial de, ao desenhar o plano curricular do mestrado, nele incluir uma vasta gama de disciplinas que permitam compreender essa completa e global realidade contemporânea.
Despacho n.º 11668/2006 (2.ª série), DR n.º 104, Série II, de 2006-05-30
Despacho n.º 18086/2006, DR n.º 171, Série II, de 2006-09-05 - Adequação do curso de mestrado em Relações Internacionais ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa ao 2.o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Relações Internacionais.
Os objectivos deste ciclo de estudos, conducente à atribuição do grau de mestre em Relações Internacionais, visam dotar o discente de conhecimentos e capacidades de compreensão que, na sequência dos conhecimentos e competências obtidas ao nível do 1.° ciclo:
Este 2.° ciclo de estudos visa, ainda, dotar os alunos de aptidões globais mais especializados, propiciadoras de desempenhos profissionais mais credenciados, bem como da aquisição de conhecimentos e competências habilitantes à natural progressão científica e académica. A formação de mestres representa, para o mercado de trabalho, para a investigação e para o país uma mais-valia importante para o desenvolvimento e o progresso, quer em termos específicos, quer em termos gerais, sejam científicos, sejam sociais.
Desenvolvimento da dissertação/projecto
De acordo com o ponto 1, do artigo 17.º, do Decreto-Lei n.º 74/2006, podem candidatar-se ao mestrado:
Informação a disponibilizar oportunamente.
A informação relativa a propinas e respectivas normas de pagamento poderá ser obtida junto dos serviços do Instituto Lusíada de Pós-graduações
Morada: Instituto Lusíada de Pós-Graduações Universidade Lusíada de Lisboa Rua da Junqueira, 188-198 1349-001 Lisboa
Telefones: +351 213 611 605 +351 213 611 606 +351 213 611 644
Fax: +351 213 647 920
E-mail: ilpg@lis.ulusiada.pt
Acreditação do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Relações Internacionais: decisão do Conselho de Administração da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.