Director da FAA Prof. Doutor Horácio Manuel Pereira Bonifácio
O mestrado integrado em Arquitectura possui características de formação em banda larga, o que permite o acesso a diversas actividades profissionais, podendo um Mestre em Arquitectura intervir em variados campos técnicos e artísticos. A formação em Arquitectura permite, também, a participação dos formados em áreas da arquitectura cada vez mais importantes e necessárias, em Portugal e em todo o Mundo, designadamente ao nível da recuperação e reutilização da arquitectura, da intervenção urbana e do Património.
Despacho n.º 13135/2006 (2.ª série), DR 119, SÉRIE II de 2006-06-22 - Registo do curso de licenciatura em Arquitectura ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa aos 1.º e 2.º ciclos de estudos conducentes aos graus de licenciado e de mestre em Arquitectura.
Despacho n.º 17831/2006, DR 169, SÉRIE II de 2006-09-01 - Adequação do curso de licenciatura em Arquitectura ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa aos 1.º e 2.º ciclos de estudos conducentes aos graus de licenciado e de mestre em Arquitectura.
A formação ministrada pretende dotar o estudante de competências teóricas e práticas necessárias ao conhecimento da arquitectura, nas diferentes vertentes em que se exprime e, simultaneamente, prepará-lo para o exercício da profissão. Pretende-se transmitir ao aluno a compreensão da arquitectura como: fenómeno cultural, tendo em conta as condições históricas, geográficas, e o património; fenómeno artístico, tendo em conta a relação com as Belas Artes; como fenómeno científico, tendo em conta as fontes, os métodos e as técnicas de investigação, sua validação e utilização, bem como os métodos de concepção arquitectónica e urbanística; como fenómeno tecnológico, tendo em conta a realização material do edificado, a produção a construção e a gestão; como fenómeno profissional, tendo em conta a gestão e os códigos da profissão; e também como fenómeno morfológico, social e económico. O estudante desenvolve aptidões e competências que lhe proporcionarão capacidades de aprender a conhecer, a conceber, a analisar, a representar e a projectar, a entender os recursos no domínio do espaço, a entender a importância dos materiais, os sistemas construtivos e estruturais, a perceber o ambiente, o espaço urbano e o território, as questões sociais, económicas e legais, a ler, entender e inserir os objectos arquitectónicos no tempo.
(1) É conferido o grau de licenciado em Ciências da Arquitectura após seis semestres e aprovação em 180 ECTS. (2) São 41 créditos para a parte lectiva e 15 créditos (25 % de 60) para dissertação e trabalho de projecto.
Morada: Universidade Lusíada de Lisboa Secretaria Rua da Junqueira, 188-198 1349-001 Lisboa
Telefones: +351 213 611 521 +351 213 611 550 +351 213 611 552 +351 213 611 555 +351 213 611 556
Fax: +351 213 648 050
E-mail: secretaria@lis.ulusiada.pt
Acreditação do ciclo de estudos conducentes aos graus de licenciado e de mestre em Arquitectura: decisão do Conselho de Administração da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Arquitectos graduados pela Universidade Lusíada de Lisboa reconhecidos pela União Europeia
A Comissão Europeia, em conformidade com o artigo 21.º, n.º 7, da Directiva 2005/36/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de Setembro de 2005, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, com a redacção que lhe foi dada pela Directiva 2006/100/CE do Conselho, de 20 de Novembro de 2006, publicou, no Jornal Oficial da União Europeia, Série C 183, de 28 de Junho de 2013, o reconhecimento dos arquitectos graduados pela Universidade Lusíada de Lisboa. Este reconhecimento permite aos mestres em arquitectura da ULL exercer a profissão de arquitecto em qualquer Estado-membro da União Europeia.
Prémio de Mérito LusíadaSuplemento ao diploma Bolsa de estudo por méritoErasmus+PropinasIngressoNormas e regulamentosCalendário escolar