Prof. Doutor Ricardo Pinheiro

Prof. Doutor Ricardo Nuno Futre Pinheiro
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Universidade Lusíada de Lisboa



Os músicos não-pianistas usam frequentemente o piano como instrumento de trabalho, seja para a composição, análise de repertório, no ensino de música ou como suporte para o treino do seu ouvido musical. Muitos cantores profissionais fazem uso do piano como auxiliar de estudo, para apoio harmónico ou para a aprendizagem de novas melodias escritas em partituras. Torna-se, assim, essencial a oferta de aulas práticas em que os estudantes de música possam dar os primeiros passos na utilização do piano como um instrumento extremamente útil para qualquer actividade musical, colocando de lado a ideia que este é apenas o "instrumento que os pianistas tocam".

A utilização do piano como ferramenta de estudo nas disciplinas de harmonia, composição ou formação auditiva fica assim ao alcance dos estudantes não-pianistas. Para além disso, os estudantes de voz ganham acesso a um instrumento indispensável para o seu desenvolvimento musical, com o qual poderão trabalhar melhor o seu repertório, elevar a qualidade do seu estudo e aprofundar os seus conhecimentos de harmonia
.

Este curso tem como objectivo a aquisição de competências de leitura, compreensão e execução ao piano de harmonias básicas em cifra, existentes no repertório clássico do jazz, os conhecidos standards, a partir de livros como o célebre "Real book". A leitura das melodias dos standards e da sua relação com a harmonia será também alvo de atenção. O estudo de movimentos harmónicos básicos, como o II-V7-I, ou o "turnaround", bem como de alguns "voicings" típicos, permitirá aos estudantes uma melhor compreensão da construção harmónica de alguns dos standards mais conhecidos.

Este curso destina-se essencialmente a alunos da licenciatura em Jazz e Música Moderna, interessados na aquisição e/ou aprofundamento de conhecimentos de "voicings" simples e de leitura de "lead sheets" ao piano. O curso encontra-se também aberto a qualquer interessado que não esteja actualmente inscrito na referida licenciatura.

Os alunos inscritos que obtenham aprovação em todas as unidades curriculares terão direito à passagem de um certificado comprovativo da conclusão do respectivo curso.

Unidade curricular Horas
1. Noções básicas de harmonia – construção de acordes
01H30
2. Compreensão e desconstrução do elemento "cifra"
01H30
3. Introdução à "chord-scale theory" 
01H30
4. Noções de "voicing" e "voice leading"
01H00
5. Construção de vários tipos de "voicing"
01H00
6. Progressões típicas e ciclo de quintas 01H00
7. Leitura de standards 01H00
8. Noções básicas de arranjo para piano 01H30
   
Total
10H00

  • Mestre Alexandre Henrique de Sousa Diniz
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
    Universidade Lusíada de Lisboa

Realização de um teste final. Este regime de avaliação exige uma presença mínima de 70% do tempo lectivo.

O curso terá a carga horária de cerca de duas horas por semana.

Este curso livre apresenta um total de 10 horas lectivas.

A informação relativa a propinas e respectivas normas de pagamento poderá ser obtida junto dos serviços do Instituto Lusíada de Pós-graduações.

  • Formulário de candidatura
  • Curriculum vitae
  • Certificado de licenciatura (original ou fotocópia autenticada)
  • Bilhete de identidade / Cartão de cidadão (fotocópia)
  • Número de Identificação Fiscal (fotocópia)
  • Fotografias (3)

Morada:
Instituto Lusíada de Pós-Graduações
Universidade Lusíada de Lisboa
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa

Telefones:
+351 213 611 605
+351 213 611 606
+351 213 611 644

Fax:
+351 213 647 920

E-mail:
ilpg@lis.ulusiada.pt


Ver mapa maior