O 1.º ciclo de estudos, conducente à atribuição do grau de licenciado, tem como objectivo dotar o estudante de um nível de competências genéricas na área específica das políticas de segurança, domínio onde o país é claramente deficitário em quadros especializados.
Este curso tem como grandes objectivos assegurar uma formação teórica e prática a quadros que possam, na sua futura realização profissional, contribuir para a melhoria de um clima de segurança por todos desejado.
São hoje, inúmeras as ameaças que pesam sobre a integridade física e moral dos cidadãos e dos seus bens e que vão desde as doenças e catástrofes naturais às acções anti-sociais empreendidas por membros da sociedade, a título individual, ou por grupos organizados. Com efeito, apesar de todas as políticas adoptadas para lhe fazer face, a criminalidade e novas formas de terrorismo - já chamados até de "hiper-terrorismo" - parecem incontroláveis e, em alguns Estados, com tendência para aumentar.
Procura-se, então, estudar de forma sistematizada e científica todos os aspectos que o conceito de segurança encerra, nomeadamente as ameaças, os agentes de segurança instituídos pelas sociedades e, ainda, as políticas preventivas e repressivas adoptadas, tendo como meta alcançar não uma sociedade perfeita - que não existe - mas uma sociedade em que todo o ser humano possa desenvolver todas as suas capacidades e, assim, realizar-se.
A licenciatura procura também objectivar-se na concessão de uma formação que permita ao futuro licenciado desempenhar, nos serviços públicos e privados, de uma forma eficiente e relevante, a sua função de técnico qualificado de segurança.
Regulamentação específica
Despacho n.º 26970-B/2007, DR 227, SÉRIE II, 3.º Suplemento de 2007-11-26 - Autoriza o funcionamento do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Políticas de Segurança na Universidade Lusíada de Lisboa.