A licenciatura em Jazz e música moderna da Universidade Lusíada de Lisboa confere especialização nas áreas do jazz ou da música moderna (pop/rock). Para além do corpo docente incluir alguns dos nomes mais consagrados do nosso panorama musical, esta licenciatura desenvolve todos os anos um conjunto de actividades extra-curriculares, entre as quais recitais, concertos e masterclasses com alunos e artistas de renome internacional. Já visitaram a nossa Universidade artistas como Joe Lovano, Mário Laginha, Dave Holland, San Franciso Jazz Collective e Kurt Rosenwinkel.
A licenciatura em Jazz e música moderna tem por objectivo transmitir aos alunos, de forma teórica e prática, sistematizada e científica, conhecimentos, competências e capacidades, nas áreas da história, da prática e da teoria da música. Para tal, procuramos formar não só instrumentistas, como também músicos com diversas competências em áreas como a composição, a gravação áudio e as ciências musicais. Este curso procura fornecer uma formação superior que permita ao futuro licenciado frequentar outros ciclos de estudos, para que possa vir a aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos nestas áreas, assim como desempenhar funções de docência em instituições de ensino público e privado.
Com efeito, são inúmeros os sectores onde existe empregabilidade nestas áreas, nomeadamente em torno da indústria musical. Deste modo, este cursoa irá preparar músicos profissionais como solistas, instrumentistas, músicos de sessão, assim como também críticos musicais e compositores nas áreas do jazz, da música moderna e ligeira. Estas áreas têm clara falta de profissionais especializados.
Regulamentação específica
Aviso n.º 5213/2018, Diário da República n.º 76, Série II de 2018-04-18 - Alterações ao plano de estudos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Jazz e Música Moderna, ministrado pela Universidade Lusíada de Lisboa.