A graduação em Serviço Social da Universidade Lusíada de Lisboa integra-se no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (1.ª escola de formação em Serviço Social criada em Portugal, no ano de 1935), distinguido, em 10 de Junho de 2008, com as insígnias de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública, cuja atribuição foi feita por Sua Excelência o Presidente da República pelos altos serviços prestados à causa da educação e do ensino em Portugal.
O plano de formação da licenciatura em Serviço Social foi concebido de forma adequada à realidade da sociedade contemporânea, às exigências das políticas sociais e, sobretudo, às necessidades dos cidadãos. Por conseguinte, integra conteúdos temáticos que focam os problemas sociais emergentes, no contexto de uma sociedade globalizada, alicerçando a formação nos fundamentos dos direitos humanos, na cidadania activa, no pleiteamento / advocacia e na capacitação.
A marca distintiva no plano de formação em Serviço Social consiste numa forte componente prática, materializada através de estágios curriculares, realizados em instituições e organizações do sector público ou privado, abrangendo as mais diversas áreas de intervenção social. A dimensão científica é, igualmente, importante de forma que os alicerces da construção de projectos científicos são lançados, desde logo, em cooperação estreita com o Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social - CLISSIS.
A licenciatura em Serviço Social tem como objectivo central formar e qualificar profissionais com uma formação humana, com sólidas competências teóricas e metodológicas que configurem uma identidade pessoal e profissional.
Regulamentação específica
Aviso n.º 7547/2016, D.R. n.º 114/2016, Série II, de 2016-06-16 - Alterações ao plano de estudos do ciclo de estudos conducente à atribuição do grau de licenciado em Serviço Social da Universidade Lusíada.