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Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar
Director do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa
Coordenador do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social
Universidade Lusíada


Prof. Doutor Rui Brites Correia da Silva
ISEG - Lisbon School of Economics & Management
Universidade de Lisboa


Apesar de desde sempre os seres humanos terem feito esforços no sentido de informar, persuadir, influenciar e motivar outros seres humanos para causas que julgam justas, o conceito de Marketing Social é ainda bastante recente e permanece algo ambíguo, sendo bastante escassa a literatura sobre o tema. No essencial, pode ser definido do seguinte modo: utilização sistemática e orientada de um conjunto de princípios e de técnicas com o objectivo de maximizar uma estratégia comunicativa com vista a provocar uma mudança social pretendida. No entanto, ainda há bem pouco tempo só os programas visando a promoção de saúde, especialmente os levados a cabo no âmbito da Organização Mundial de Saúde é que, declaradamente, se orientavam pelos seus princípios. 

O conceito de marketing social consiste num esforço organizado com o objectivo de promover a aceitação, modificação ou abandono de certas ideias, atitudes, práticas e comportamentos. Assenta no pressuposto de que, tal como existe um mercado para bens e serviços, existe igualmente um mercado para as ideias, já que, para os defensores do marketing social, este terá em mente, primordialmente, a promoção da melhoria do bem-estar das pessoas através da mudança social planeada.

Proporcionar aos formandos um conhecimento aprofundado e desenvolvimento de competências nos objectivos, estratégias e métodos e técnicas do Marketing Social, sensibilizando-os para a importância da sua aplicação quando se pretenda promover uma mudança social. Trata-se de uma formação que aposta no desenvolvimento e aprofundamento das temáticas do Marketing Social, alicerçada no domínio dos métodos e técnicas que o caracterizam, visando dotar os formandos dos conhecimentos específicos, nomeadamente no que se refere a: 

  • Elaboração de programas de Marketing Social; 
  • Planeamento de programas de Marketing Social;
  • Gestão de programas de Marketing Social;
  • Pesquisa em Marketing Social (ao nível das crenças, valores, atitudes e comportamentos);
  • Execução de programas de Marketing Social;
  • Avaliação de programas de Marketing Social;
  • Planeamento, concepção e aplicação de guiões de observação, guiões de entrevista e inquéritos por questionário;
  • Construção de amostras estratificadas, probabilísticas e aleatórias;
  • Concepção de modelos de análise em função dos objectivos prosseguidos;
  • Análise de dados quantitativos com SPSS e qualitativos com MAXqda.

Licenciados que sejam:

  • Profissionais de Serviço Social;
  • Psicólogos;
  • Sociólogos;
  • Técnicos de intervenção social;
  • Dirigentes de organismos públicos e do sector social.

Os alunos inscritos que obtenham aprovação em todas as unidades curriculares terão direito à passagem de um diploma de estudos pós-graduados comprovativo da conclusão do respectivo curso.

Módulos Horas

1. Marketing social:

   1) Objectivos do marketing social:
      1.1) Conceitos e definições do marketing social;
      1.2) A especificidade do “produto” no marketing social.
   2) O que é importante saber num programa de marketing social:
      2.1) Informação sobre o(s) grupo(s)-alvo tendo em atenção as suas necessidades e expectativas;
      2.2) A importância das crenças e dos valores na determinação das atitudes - teoria da acção reflectida de Ajzen e Fishbein;
      2.3) Como medir crenças e valores;
      2.4) Tipos de mudança social e suas especificidades.
   3) Elaboração de um programa de marketing social:
      3.1) Credibilidade de um programa de marketing social;
      3.2) Etapas e procedimentos.
   4) Execução de um programa de marketing social:
      4.1) Definição da est
ratégia;
      4.2) Implementação da estratégia.
   5) Avaliação de programas de marketing social:
      5.1) Avaliar o quê: processo de recolha de informação;
      5.2) Noções de amostragem: plano amostral e selecção das unidades amostrais.
   6) A importância da comunicação no marketing social:
      6.1) Persuasão versus sedução;
      6.2) Modelo de comunicação: quem (emissor)/o quê (mensagem)/meio(s)/para quem (receptores)/com que efeito.

Prof. Doutor Rui Brites Correia da Silva

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2. Análise de dados quantitativos:

   1) Recolha de dados quantitativos através de inquérito por questionário:
      1.1) Questionários auto-administrados, hetero administrados e online;
      1.2) Concepção do questionário: como perguntar (dimensões e indicadores); nível de medida das variáveis e a particularidade das escalas tipo Likert.
   2) Análise de dados univariada e bivariada:
      2.1) Descrever resultados: frequências e estatísticas descritivas;
      2.2) Comparar distribuições: cruzamentos e testes de inferência não paramétricos (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis);
      2.3) Comparar médias: testes de inferência paramétricos (t-Student para amostras emparelhadas, t-Student de independência e Análise de Variância Simples Paramétrica - ANOVA);
      2.4) Correlação e regressão linear simples.
   3) Análise multivariada:
      3.1) Métodos de dependência (previsão): regressão linear múltipla e regressão logística;
      3.2) Métodos de interdependência:
          3.2.1) Detectar dimensões latentes num conjunto de indicadores: análise de componentes principais;
          3.2.2) Detectar e criar grupos relativamente homogéneos (segmentar): análise de clusters.

Prof. Doutor Rui Brites Correia da Silva

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3. Análise de dados qualitativos:

   1) Recolha de informação qualitativa:
      1.1) Informação documental;
      1.2) Observação directa - teoria e prática;
      1.3) Entrevistas: teoria e prática.
   2) Análise de conteúdo: fundamentos, objectivos e domínios de aplicação;
   3) Análise de conteúdo assistida por computador (QDA);
   4) Construção do corpus: transcrição de entrevistas teoricamente orientadas - grelha de transcrição;
   5) Análise de conteúdo com MAXqda:
      5.1) Introdução, desktop, textos, códigos e memos;
      5.2) Codificação automática com MAXdictio;
      5.3) Criação de um ficheiro em MAXqda - estrutura de codificação em função dos outputs pretendidos;
      5.4) Codificação em MAXqda: dimensões e indicadores;
      5.5) Outputs: quadros síntese da informação codificada, por dimensão e fonte;
      5.6) Ferramentas visuais do MAXqda: MAXMaps, Code Matrix Browser e Code Relation Browser;
      5.7) Análise de relevância temática: gráficos e “nuvens” de frequência dos indicadores e das categorias.

Prof. Doutor Michel Gustave Joseph Binet

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4. Concepção e avaliação de projectos de intervenção social:

   1) Os projectos na intervenção social;
   2) Etapas e componentes do desenho de projecto;
   3) O diagnóstico de problemas e necessidades;
   4) A análise SWOT e a análise PEST;
   5) Matriz da estrutura lógica;
   6) A definição de objectivos gerais e específicos e o estabelecimento de metas;
   7) Os indicadores e processos de acompanhamento e avaliação;
   8) Planos de acção e sua organização;
   9) Recursos e orçamento.

Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar

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Total
120
  • Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar
    Doutorado em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
    Professor Associado da Universidade Lusíada.
    Director do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada e Coordenador do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS).
    Extensa experiência profissional na área da concepção, gestão e avaliação de projectos sociais.
  • Prof. Doutor Michel Gustave Joseph Binet
    Doutorado em Antropologia pela FCSH/UNL.
    Professor Auxiliar do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada.
    Investigador do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS).
    Especialista em Análise de Dados Qualitativos e Análise Conversacional.
  • Prof. Doutor Rui Brites Correia da Silva
  • Doutorado em Sociologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
    Professor Associado Convidado do ISEG - Lisbon School of Economics & Management - Universidade de Lisboa.
    Docente do ensino superior desde 1993, e lecciona unidades curriculares de "Métodos e Técnicas de Investigação" e "Análise de Dados Quantitativos com IBM-SPSS e Qualitativos com MAXqda"
    MAXQDA Professional Trainer
  • Um trabalho individual em cada um dos 4 módulos. Presença obrigatória em, pelo menos, 70% das aulas.
  • Segunda-feira: 18H00 - 22H00
  • Quarta-feira: 18H00 - 22H00

Este curso de pós-graduação apresenta um total de 120 horas lectivas.

  Inscrição: 105,00 €

  Propina: 1.200,00 €

  • Possibilidade de pagamento em 2 prestações:
    • 1.ª prestação, no valor de 618,00 €, paga no acto da inscrição;
    • 2.ª prestação, no valor de 618,00 €, paga até 31 de Janeiro de 2020.

  Condições financeiras especiais:

  • Sócios da Associação dos Antigos Alunos da Universidade Lusíada: desconto de 10% sobre o valor da propina.
  • Formulário de inscrição
  • Curriculum vitae
  • Certificado de licenciatura (original ou fotocópia autenticada)
  • Cartão de cidadão
  • Fotografia

Morada:
Instituto Lusíada de Pós-graduações
Universidade Lusíada
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa

Telefone:
+351 213 611 532

Fax:
+351 213 638 307

E-mail:
ilpg@lis.ulusiada.pt


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