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Prof. Doutor Nuno Miguel Simões Venes

Prof. Doutor Nuno Miguel Simões Venes
Director da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
Universidade Lusíada



Prof.ª Doutora Maria Manuela Marques Faia Correia

Prof.ª Doutora Maria Manuela Marques Faia Correia
Secretária da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
Universidade Lusíada



Prof.ª Doutora Eng.ª Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho

Prof.ª Doutora Eng.ª Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho
Coordenadora da licenciatura em Gestão do Turismo
Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
Universidade Lusíada


A actividade turística é um fenómeno de dimensão universal que proporciona e contribui para o desenvolvimento dos povos, através da convivência, do intercâmbio de culturas, da resolução de problemas económicos, da dinamização da actividade produtiva, da atenuação dos desequilíbrios regionais, da protecção do ambiente e da valorização do património cultural.

O carácter estratégico do sector do turismo na economia nacional resulta do seu peso e efeito multiplicador, para além de se perspectivar que continuará a registar nos próximos anos taxas de crescimento superiores à média estimada para o produto nacional, como aliás aconteceu na última década, sendo um dos sectores em que Portugal tem vantagens competitivas.

O impacte directo ou indirecto do sector do turismo ao nível do produto interno bruto, do emprego, do investimento e das receitas públicas faz com que seja um sector determinante da qualidade de vida na sociedade portuguesa.

Assim, o sector do turismo poderá dar nos próximos anos um contributo significativo para a aproximação de Portugal aos níveis de desenvolvimento dos seus parceiros da União Europeia, o que implica a manutenção do ritmo de crescimento da economia portuguesa acima da média comunitária, promovendo a convergência real. De facto, o turismo tem acções de promoção que valorizam os recursos nacionais, contribuindo simultaneamente para a redução das assimetrias regionais.

A qualidade e a inovação são factores estratégicos diferenciadores que o Turismo Português deve sempre procurar, já que outros países, com situação geoestratégica também na Europa do Sul, têm uma oferta de produtos, mercados e infra-estruturas semelhantes às portuguesas.

A qualidade e o profissionalismo no turismo, timbre do presente curso de licenciatura, dos alunos que o frequentam e futuros licenciados, tem de ser o traço fundamental de tudo o que temos para oferecer e de todos quantos operam no sector - agentes de viagens, guias turísticos, operadores de transportes, pessoal de hotelaria e restauração, construtores civis das unidades de alojamento e de todos quantos prestam serviço ao turista ou ao visitante. 

Regulamentação específica

Aviso n.º 14219/2020. Diário da República, n.º 183/2020, Série II, de 2020-09-18 — Publica a estrutura curricular e o plano de estudos do ciclo de estudos conducente à atribuição do grau de licenciado em Gestão do Turismo pela Universidade Lusíada.

Informação a disponibilizar oportunamente.

  • Geografia ou História ou Português
1.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
V2001 Língua francesa Línguas 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2002 Sistemas de informação em gestão Gestão 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2003 Introdução à gestão Gestão 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2004 Introdução à problemática do turismo Turismo 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2005 Comportamento organizacional Ciências Sociais 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2006 Economia do turismo Economia 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2007 Ética Ciências Complementares 2.º semestre 80 30 (TP) 3
V2008 História da cultura portuguesa Ciências Complementares 2.º semestre 80 30 (TP) 3
V2009 História geral da civilização História 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2010 Introdução à economia Economia 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2011 Complementos de inglês Línguas 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1616   60
2.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
V2012 Estatística Matemática 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2013 Contabilidade financeira Gestão 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2014 Sociologia do turismo Turismo 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2015 Marketing Gestão 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2016 Língua espanhola Línguas 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2017 Gestão financeira Gestão 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2018 Marketing turístico operacional Gestão 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2019 Economia portuguesa e europeia Economia 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2020 Estratégia empresarial Gestão 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2021 Direito da empresa Direito 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1600   60

 
Área: gestão da hospitalidade

3.º Ano
Código Unidade curricular Área científica Tipo Tempo de trabalho (horas) ECTS
Total Contacto
V2024 Sistemas de transportes do turismo Turismo 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2025 Gestão de recursos humanos Ciências sociais 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2026 Legislação do sector turístico Direito 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2027 Termalismo Hospitalidade 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2028 Itinerários turísticos nacionais e internacionais Turismo 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2029 Trabalho final de curso Turismo 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2030 Animação turística Turismo 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2031 Gestão do alojamento Hospitalidade 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2032 Gestão da produção alimentar e de bebidas Hospitalidade 1.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
V2033 Planeamento e gestão do equipamento Hospitalidade 2.º semestre 160 30 (TP) + 20 (OT) 6
 
Total 1600   60
  • Ano lectivo 2020/2021

O presente curso visa preparar profissionais competentes para exercer funções em múltiplas áreas ligadas ao turismo, nomeadamente nas seguintes organizações e instituições:

  • Empresas Turísticas;
  • Agências e Sociedades Turísticas;
  • Gabinetes de Estudo e Consultoria;
  • Instituições de Investigação;
  • Museus;
  • Termas;
  • Sociedades de Hospitalidade;
  • Regiões e Juntas de Turismo;
  • Empresas e Sociedades de Lazer e Desporto;
  • Autarquias, Juntas e Associações de Municípios;
  • Administração Pública;
  • Associações de Desenvolvimento Local e Regional;
  • Centros de Formação Profissional e Escolas Profissionais;
  • Ensino Secundário, Politécnico e Universitário.

1.º ano

  • 5 Fotografias;
  • Boletim de vacinas com a vacina antitetânica em dia;
  • Atestado médico comprovativo de que não sofre de doenças infecto-contagiosas.

Restantes anos

  • 1 Fotografia;
  • Boletim de vacinas com a vacina antitetânica em dia;
  • Cartão de cidadão.

Morada:
Universidade Lusíada de Lisboa
Secretaria
Rua da Junqueira, 188-198
1349-001 Lisboa
 

Telefones:
+351 213 611 520
+351 213 611 522

Fax:
+351 213 638 307

E-mail:
secretaria@lis.ulusiada.pt

 

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Curso acreditado pela A3ES

Acreditação do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Gestão do Turismo: decisão do Conselho de Administração da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.


FUNDAÇÃO MINERVA - CULTURA - ENSINO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (2019-09-04) - Relatório de auto-avaliação da licenciatura em Turismo [Documento electrónico]. Lisboa : Universidade Lusíada. Documento n.º CEF/0910/26251.