O mestrado em Design do produto consistirá num processo de investigação e desenvolvimento teórico-prático (projecto), ainda que possam ser aceites projectos de dissertação eminentemente teóricos. Este curso está focado na inovação e no lançamento para o mercado de sistemas integrados de novos produtos e/ou serviços, através de uma determinada organização (parceira ou não).
As grandes áreas temáticas a considerar são: inovação, design de sistemas, equipamento, produto, serviço, comunicação, branding e novos media (a intercepção entre as áreas é uma possibilidade que se pretende incentivar e explorar). O foco de desenvolvimento de competências será ao nível da liderança e empreendedorismo, design thinking, tecnologias web e processos de gestão para lançamento de novos produtos / serviços. A didáctica será centrada nos métodos active – student-centred – participatory – informal learning approch, incentivadores de reflexão e discussão de modo a envolver os alunos em tarefas de análise, síntese e avaliação. O projecto será também a estratégia para cruzar a teoria com a prática e para desenvolver, em extensão e em compreensão, o conceito de design de produto a investigar. A aprendizagem assentará na experimentação em ambiente colaborativo, em regime pós-laboral.
Regulamentação específica
Despacho n.º 20701/2009, D.R. n.º 178, Série II de 2009-09-14 - Publicita a autorização de funcionamento e o plano de estudos conducente ao grau de mestre em Design do Produto.