Eventos  >  11.º CIPCA — 2021


Apresentação

O tema do 11.º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, intitulado "Emoções", está relacionado com crianças e adolescentes, mas também com todos os actores e contextos associados, nomeadamente a família, a escola, o grupo de pares e a comunidade. Segue-se uma perspectiva ecológica e desenvolvimentista, tendo em conta as especificidades e as diversidades destes grupos etários e uma abordagem multidisciplinar. As comunicações vão ser apresentadas sob a forma de conferências, simpósios, mesas temáticas, workshops e pósteres.





Comissão científica
  • Prof.ª Doutora Carmem Beatriz Neufeld
    Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
    Universidade de São Paulo
  • Prof. Doutor Daniel José Branco Sampaio
    Faculdade de Medicina
    Universidade de Lisboa
  • Prof. Doutor Diego Gómez-Baya

    Departamento de Psicología Social, Evolutiva y de la Educación
    Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte
    Universidad de Huelva
  • Prof. Doutor Duarte Gonçalo Rei Vilar
    Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa
    Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social
    Universidade Lusíada
  • Prof.ª Doutora Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
    Departamento de Psicologia Clínica
    Instituto de Psicologia
    Universidade de São Paulo
  • Prof.ª Doutora Evelyn Eisenstein
    Faculdade de Ciências Médicas
    Universidade do Rio de Janeiro
  • Prof.ª Doutora Isabel Maria Pereira Leal
    ISPA – Instituto Universitário
  • Prof. Doutor José Manuel Louzada Lopes Subtil
    Universidade Autónoma de Lisboa
  • Prof. Doutor José Luís Pais Ribeiro
    Faculdade de Ciências de Educação
    Universidade do Porto
  • Prof.ª Doutora Maria Manuela Marques Faia Correia
    Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
    Universidade Lusíada
  • Prof.ª Doutora Maria Margarida Nunes Gaspar de Matos
    Faculdade de Motricidade Humana
    Universidade de Lisboa
  • Prof.ª Doutora Maria Celeste Rocha Simões
    Faculdade de Motricidade Humana
    Universidade de Lisboa
  • Prof.ª Doutora Maria Elisa Rolo Chaleta
    Departamento de Psicologia
    Universidade de Évora
  • Prof.ª Doutora Maria Isabel Fernandes Torres Franchini Oliveira
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Universidade Lusíada - Norte (Porto)
  • Prof.ª Doutora Joana Serra de Oliveira
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Universidade Lusíada - Norte (Porto)
  • Prof.ª Doutora Maria João Alves Figueiras dos Santos
    Instituto Superior de Estudos Internacionais e Transdisciplinares
    Instituto Piaget
  • Prof. Doutor Paulo dos Santos Duarte Vitória
    Departamento de Ciências Médicas
    Faculdade de Ciências da Saúde
    Universidade da Beira Interior
  • Prof.ª Doutora Enf.ª Rosa Maria Lopes Martins
    Escola Superior de Saúde de Viseu
    Instituto Politécnico de Viseu
  • Prof.ª Doutora Sara Bahia dos Santos Nogueira
    Faculdade de Psicologia
    Universidade de Lisboa
  • Prof. Doutor Saúl Neves de Jesus
    Departamento de Psicologia
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
    Universidade do Algarve
Coordenação
  • Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS)
    Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD)
    Universidade Lusíada
  • Mestre Fábio Alexandre Botelho Guedes
    Aventura Social Associação
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade Lusíada
    Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Universidade Lusíada
    Equipa Aventura Social – FMH/UL
Comissão organizadora
  • Prof. Doutor António Martins Fernandes Rebelo
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Universidade Lusíada
  • Prof.ª Doutora Isabel Cristina de Seixas Patrício Duarte de Almeida
    Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
    Universidade Lusíada
  • Prof.ª Doutora Maria Manuela Marques Faia Correia
    Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
    Universidade Lusíada
  • Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos (Coordenação)
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Universidade Lusíada
  • Prof.ª Doutora Túlia Rute Maia Cabrita
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Universidade Lusíada
  • Mestre Fábio Alexandre Botelho Guedes (Coordenação)
    Aventura Social Associação
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade Lusíada
    Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, Universidade Lusíada
    Equipa Aventura Social – FMH/UL
Programa
09H30

[Sala principal]

(sessão plenária)
Sessão de abertura:

  • Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos
    Directora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Responsável do grupo de investigação "Qualidade de vida, intervenção psicossocial e cidadania"
    Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social
    Universidade Lusíada
  • Prof.ª Doutora Raquel Catarina Proença Raimundo
    Presidente da Direcção Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses
10H00

[sala principal]

(sessão plenária)
Tertúlia de abertura — Mercado de trabalho: competências do futuro.
Oradores:

  • Prof.ª Doutora Maria Celeste Rocha Simões
    Faculdade de Motricidade Humana
    Universidade de Lisboa
  • Prof.ª Doutora Maria do Céu Lourinho Soares Machado
    Professora catedrática jubilada da Faculdade de Medicina
    Universidade de Lisboa
  • Prof. Doutor Telmo Mourinho Baptista
    Docente da Faculdade de Psicologia
    Universidade de Lisboa
  • Dr.ª Lina Maria de Fátima dos Santos Gameiro
    Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
  • Isabel Behrens
    Estudante
  • Jorge Granadas
    Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian
    Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
  • Melissa Lima Rodrigues
    Estudante

Coordenadora:

  • Prof.ª Doutora Margarida Nunes Gaspar de Matos
    Faculdade de Motricidade Humana 
    Universidade de Lisboa
11H30

[sala principal]

(sessão plenária)

Conferência 1: Emoções positivas: seguro de saúde mental para crianças e adolescentes na escola.

Orador:

  • Prof. Doutor Carlos Hué Garcia
    Psicólogo
    Instituto de Ciencias de la Educación (ICE)
    Universidad de Zaragoza

Moderadora:

  • Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Universidade Lusíada
12H15 - 12H30

[sítio web do evento]
Pausa

Apresentação de posters.
12H30

[sala principal]

(sessão plenária)

Conferência 2: Presente e futuro de programas de promoção de competências socioemocionais.

Oradora:

  • Prof.ª Doutora Raquel Catarina Proença Raimundo
    Psicóloga, especialista em Psicologia da Educação
    Presidente da Direcção Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Moderadora:

  • Prof.ª Doutora Maria Manuela Marques Faia Correia
    Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
    Universidade Lusíada
13H15 Pausa
14H00

[sala 1]

(sessão paralela)
Mesa 1 — Saúde mental e as emoções.

Oradores:

  • Aconselhamento psicológico de inspiração fenomenológico existencial: cuidados preventivos na primazia das emoções.
    Danielle de Gois Santos Caldeira
  • Empatia, agressão e violência em adolescentes: um estudo de corte transversal.
    Rafael Corrêa
    Susana Gaspar
    Carmem Bestriz Neufeld
    Margarida Gaspar de Matos
    Ana Maria de Almeida
  • Uma intervenção psicoterapêutica, ecológica-construtiva na assessoria técnica externa ao Tribunal de Família e Menores de Mafra.
    Eva Delgado-Martins
  • Musicoterapia e regulação emocional.
    Teresa Leite
    Tânia Gaspar
    Joana Gonçalves
    Alexandre Caetano
    Ana Lapa
  • Projecto Be.Live — Cria a tua mudança.
    Inês Francisco
    Paulo Gomes
    Susana Bernardo

Moderadora:

  • Prof.ª Doutora Túlia Rute Maia Cabrita
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Universidade Lusíada
14H00

[sala 2]

(sessão paralela)
Mesa 2 — Desenvolvimento da autorregulação.

Oradores:

  • Comunicação digital: um novo contexto de relacionamento emocional na adolescência.
    Sónia Seixas
  • Autorregulação emocional em jovens: estudo exploratório sobre o papel da meditação em contexto escolar.
    Helena Rodrigues
    Marisa Almeida
    Leandra Cordeiro
    Esperança Jales Ribeiro
  • Recursos internos para resiliência e desenvolvimento positivo da juventude em Portugal: examinando o papel moderador da autorregulação.
    Diego Gomez-Baya
    Gina Tomé
    Marta Reis
    Margarida Gaspar de Matos
  • Envolvimento académico na adolescência: o papel das estratégias de regulação emocional.
    Anabela Santos
    Celeste Simões
    Patrícia Arriaga
  • Projecto Intervir: afetos.
    Catarina Abreu
    Marta Barreiros
    Marília Braga
    Ana Morato
  • Play Therapy: brincar com e às emoções para a promoção do desenvolvimento infantil.
    Francisca Soares de Albergaria

Moderadora:

  • Prof.ª Doutora Elisa Kern de Castro
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Universidade Lusíada
14H00

[sala 3]

(sessão paralela)
Mesa 3 — Emoções em crianças e bebés.

Oradores:

  • As emoções no processo de desenvolvimento do bebé.
    Rosely Aparecida Prandi Perrone
  • Desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar: ser rapaz ou rapariga, ter 3 ou 6 anos faz diferença?
    Sofia Major
  • E agora, o que é que eu faço? Conhecimento emocional, envolvimento parental e reacções às emoções de valência negativa da criança pré-escolar.
    Márcia Arnaud
  • "E então tudo mudou…": estudo qualitativo das experiências de vinculação parental por parte dos pais (homens).
    Ana Lagarto
    Maria Duaso
  • O treino da regulação emocional desde a valência creche.
    Cláudia Garcia
    Verónica Riacho
  • Uma canção para o bebé antes de nascer: emocionalidade oral & musicalidade comunicativa.
    Eduarda Carvalho

Moderadora:

  • Prof.ª Doutora Cláudia Maria Serpa Garcia
    Gestora de projectos
    NucliSol Jean Piaget — Associação para o Desenvolvimento da Criança, a Integração e a Solidariedade
16H15

[sítio web do evento]
Pausa

Apresentação de posters.
16H30
|
17H30/18H00


[sala 1]

(sessão paralela)

Workshop 1: Pensar as emoções através do Rorschach.

  • Isabel Gonzalez Duarte
16H30
|
17H30/18H00


[sala 2]

(sessão paralela)

Workshop 2: Declarações para memória futura: guia de boas-práticas.

  • Carolina Nobre
    Filipa Fernandes
    Joana Marques
    Teresa Reis
    Iris Almeida
    Ana Rita Pires
    Patrícia Oliveira
16H30
|
17H30/18H00


[sala 3]

(sessão paralela)

Workshop 3: Emoções positivas na viragem da infância para a adolescência: aprendendo a se relacionar.

  • Danielle de Gois Santos Caldeira
16H30
|
17H30/18H00


[sala 4]

(sessão paralela)

Workshop 4: O uso do jogo de RPG como ferramenta terapêutica.

  • Leonardo Costa Bieber Lopes
    Luísa Fialho da Silva
    André Kraemer Betts
    Letícia Wilke Franco Martins
    Márcia Elisabete Wilke Franco
16H30
|
17H30/18H00


[sala 5]

(sessão paralela)

Workshop 5: Psicoterapia e musicoterapia com jovens institucionalizados.

  • Teresa Leite
16H30
|
17H30/18H00


[sala 6]

(sessão paralela)

Workshop 6: Ginja: uma série infantil que ensina emoções às crianças.

  • Joana Castelhana
  • Miguel Morin



09H30

[sala 1]

(sessão paralela)
Mesa 4 — Violência e suicídio.

Oradores:

  • A violência do ainda não-ser.
    Ana Silva
    Isabel Gonzalez Duarte
  • Ideação suicida e tentativa de suicídio entre adolescentes e jovens: compreendendo risco e protecção na Amazónia brasileira.
    Lúcia Isabel da Conceição Silva
  • A violência como expressão emocional e afectiva na adolescência: excitação versus emoção?
    Isabel Duarte
    Teresa Rebelo
  • Sentimentos de estudantes sobre vivências de violência na escola e comunidade.
    João Paulo Mendes Carvalho
    Flávia Ribeiro
    Raquel Guzzo
  • Arte na esquadra – Competências emocionais na criação de pontes entre jovens e agentes da PSP.
    Ana Luísa Santos

Moderador:

  • Prof. Doutor António Martins Fernandes Rebelo
    Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
    Universidade Lusíada
09H30

[sala 2]

(sessão paralela)

Mesa 5 — Parentalidade.

Oradores:

  • Violência familiar e no namoro.
    Lourdes Barbosa
  • Alienação parental e stress tóxico — Emoções sobre a perspectiva da prática judiciária em contexto de elevado conflito parental.
    Sandra Inês Feitor
  • Percepção dos pais e dos jovens sobre o funcionamento familiar: o caso das famílias adoptivas.
    Fernanda Salvaterra
    Mara Chora
  • Estilos parentais, vinculação e tolerância à frustração: transmissão intergeracional avós-pais-netos.
    Rita Ribeiro
    José A. Castillo Garayoa
    Ignasi Cifre Leon
  • A violência doméstica na infância e adolescência: clínica e possibilidade de prevenção.
    Luciana Ferreira Chagas
    Maria Lívia Tourinho Moretto
  • Só se cresce bem, acompanhado — Grupo de pais de crianças com alterações de comportamento e dificuldades relacionais.
    Ana Veríssimo
    Mara Candeias

    Patrícia Galvão
    Teresa Matos

Moderadora:

  • Mestre Francisca Soares de Albergaria
    Os Aprendizes – Active Learning School
    09H30

    [sala 3]

    (sessão paralela)

    Mesa 6 — Trauma.

    Oradores:

    • Trauma na infância e implicações futuras.
      Débora Marques
    • Relação entre a história de adversidade juvenil e a dificuldade emocional: empatia e alexitimia.
      Andreia Cerqueira
      Telma C. Almeida
    • Identificação das emoções em crianças vítimas: percepção dos progenitores e das crianças.
      Carolina D. Duarte
      Telma C. Almeida
    • O impacto da validação e invalidação emocional parental nos sintomas clínicos de crianças filhas de mulheres vítimas de violência doméstica.
      Paulo Correia Ferrajão
    • Role-playing game como ferramenta de intervenção psicológica em grupo operativo de adolescentes: relato de experiência.
      Luísa Fialho da Silva
      Leonardo Costa Bieber Lopes
      Letícia Wilke Franco Martins
      Márcia Elisabete Wilke Franco
    • O role-playing game como ferramenta na estruturação psíquica.
      Leonardo Costa Bieber Lopes
      Luísa Fialho da Silva
      André Kraemer Betts
      Letícia Wilke Franco Martins
      Márcia Elisabete Wilke Franco

    Moderadora:

    • Prof.ª Doutora Isabel Cristina de Seixas Patrício Duarte de Almeida
      Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
      Universidade Lusíada
    12H00

    [sítio web do evento]
    Pausa

    Apresentação de posters.
    12H15

    [sala 1]

    (sessão paralela)

    Conferência 3: Emotions: What do we know about them now?

    Orador:

    • Professor Richard Hill
      Editor — The Science of Psychotherapy
      Presidente da Global Association for Interpersonal Neurobiology Studies (GAINS)
      Director do Mindscience Institute

    Moderadora:

    • Prof.ª Doutora Teresa Paula Rodrigues de Oliveira Leite Maurer
      Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
      Universidade Lusíada
    13H00
    Pausa
    14H00

    [sala 1]

    (sessão paralela)

    Mesa 7 — Intervenção em contexto escolar.

    Oradores:

    • O trabalho com turmas como fortalecedor de vínculo terapêutico no contexto escolar: um relato de experiência.
      Tatiana da Silva
      Luísa Fialho da Silva
      Bruna Larissa Seibel
      Patrícia Scheeren
    • E se eles não aprenderem?
      Helena Raposo
      Raquel Santos
      Ana Isabel Russo
      Maria do Carmo Franco
      Vanda Augusto
      Teresa Marques
      Manuela Teodoro
      Vera Coelho
    • Ler, criar e pensar — Projecto de intervenção em contexto escolar para a promoção de competências socioemocionais.
      Ema Gomes
      Isabel Gonzalez Duarte
    • Emoções ao rubro na sala de aula: projecto de intervenção numa turma de 4.º ano.
      Tiago Filipe Miranda
      Ema Gomes
      Isabel Duarte
    • Aventura Artemoção em Cascais.
      Ana Cerqueira
      Fábio Botelho Guedes
      Marta Raimundo
      Marta Barata
      Sofia Borges de Sousa
      Vera Guerreiro
      Tânia Gaspar

    Moderadora:

    • Prof.ª Doutora Mayra Armani Delalibera
      Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
      Universidade Lusíada
    14H00

    [sala 2]

    (sessão paralela)

    Simpósio 1 — Emoções ao longo da vida.


    Oradores:


    • Factores contextuais envolvidos nas escolhas de carreira: revisão de estudos e implicações para a prática docente.
      Liliana Faria
    • Factores associados a dificuldades de regulação emocional em jovens universitários.
      Teresa Santos
      Paulo Correia Ferrajão
      Rui Costa
    • Regulação emocional como mediador da relação entre variáveis psicológicas/comportamentais com a qualidade de vida em jovens universitários.
      Paulo Correia Ferrajão
      Teresa Santos
      Rui Costa
    • As emoções nos técnicos em contexto de intervenção socioeducativa com crianças e jovens em risco/perigo.
      Armanda Branquinha
      Vera Pereira
      Esperança Jales Ribeiro
      Leandra Cordeiro
    • Vitimação infantil e labilidade afectiva em reclusos.
      Raquel M. Fernandes
      Telma C. Almeida

    Moderador:

    • Prof. Doutor Manuel Carlos do Rosário Domingos
      Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
      Universidade Lusíada
      14H00

      [sala 3]

      (sessão paralela)

      Simpósio 2 — Autolesões.


      Oradores:


      • Comportamentos autolesivos: que relação com os comportamentos suicidários?
        Maria Gouveia-Pereira
        Eva Duarte
        Nazaré Santos
      • Funções dos comportamentos autolesivos: um estudo qualitativo.
        Eva Duarte
        Maria Gouveia-Pereira
        Daniel Sampaio
      • Projecto de investigação-acção "Tu és único" — Intervenção em saúde mental na prevenção de comportamentos de risco na adolescência.
        Maria João Barros
        Maria Gouveia Pereira
        Susana Lourenço
        Tânia Gaspar
        Carolina Silva
        Daniela Costa
        Rodrigo Coelho
      • Os comportamentos autolesivos na adolescência: abordagem quantitativa e qualitativa.
        Tânia Gaspar
        Equipa Aventura Social
      • Intoxicações medicamentosas voluntárias na urgência pediátrica: uma análise ao período 2017-2018.
        Mário André Macedo
        Vera Ramos
        Daniel Lanzas
        Joana Baltazar
      • Determinantes sociais e geográficos nas intoxicações medicamentosas voluntárias numa urgência pediátrica.
        Mário André Macedo
        Vera Ramos
        Daniel Lanzas
        Joana Baltazar

      Moderadora:

      • Prof.ª Doutora Tânia Gaspar Sintra dos Santos
        Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
        Universidade Lusíada
        16H15

        [sítio web do evento]
        Pausa

        Apresentação de posters.
        16H30
        |
        17H30/18H00


        [sala 1]

        (sessão paralela)

        Workshop 7: A sexualidade e a adolescência na deficiência intelectual.


        • Inês Faustino
          António Rebelo
        16H30
        |
        17H30/18H00


        [sala 2]

        (sessão paralela)

        Workshop 8: Questões-chave da sexualidade — Infância e adolescência.


        • Rui Ferreira Carvalho
          Maria Joana Almeida
          Ana Filipa Beato
        16H30
        |
        17H30/18H00


        [sala 3]

        (sessão paralela)

        Workshop 9: Crianças com autismo e as contribuições da ABA no trabalho das emoções.

        • Arizela de Moraes
        16H30
        |
        17H30/18H00


        [sala 4]

        (sessão paralela)

        Workshop 10: Aventura Artemoção em Cascais — Intervenção com crianças e jovens em risco psicossocial na promoção de competências socioemocionais.

        • Ana Cerqueira
          Fábio Botelho Guedes
          Marta Raimundo
          Marta Barata
          Sofia Borges de Sousa
          Vera Guerreiro
          Tânia Gaspar
        16H30
        |
        17H30/18H00


        [sala 5]

        (sessão paralela)

        Workshop 11: Uso da hipnose e mindfulness na gestão de ansiedade.

        • Pedro Rodrigues Ribeiro



        Workshops

        — (1) as inscrições nos workshops devem ser realizadas em formulário próprio que a organização irá enviar aos participantes inscritos | (2) apenas serão consideradas as primeiras 25 inscrições de cada workshop e os inscritos receberão o endereço electrónico para participar na sessão seleccionada | (3) será atribuído um certificado de presença —

        16H30 - 17H30/18H00

        • Workshop 1: Pensar as emoções através do Rorschach.
          Isabel Gonzalez Duarte
        16H30 - 17H30/18H00
        • Workshop 2: Declarações para memória futura: guia de boas-práticas.
          Carolina Nobre
          Filipa Fernandes
          Joana Marques
          Teresa Reis
          Iris Almeida
        16H30 - 17H30/18H00
        • Workshop 3: Emoções positivas na viragem da infância para a adolescência: aprendendo a se relacionar.
          Danielle de Gois Santos Caldeira
        16H30 - 17H30/18H00
        • Workshop 4: O uso do jogo de RPG como ferramenta terapêutica.
          Leonardo Costa Bieber Lopes
          Luísa Fialho da Silva
          André Kraemer Betts
          Letícia Wilke Franco Martins
          Márcia Elisabete Wilke Franco
        16H30 - 17H30/18H00
        • Workshop 5: Psicoterapia e musicoterapia com jovens institucionalizados.
          Teresa Leite
        16H30 - 17H30/18H00
        • Workshop 6: Ginja: uma série infantil que ensina emoções às crianças.
          Joana Castelhana
          Miguel Morin
        16H30 - 17H30/18H00
        • Workshop 7: A sexualidade e a adolescência na deficiência intelectual.
          Inês Faustino
          António Rebelo
        16H30 - 17H30/18H00
        • Workshop 8: Questões-chave da sexualidade — Infância e adolescência.
          Rui Ferreira Carvalho
          Maria Joana Almeida
          Ana Filipa Beato
        16H30 - 17H3018H00
        • Workshop 9: Crianças com autismo e as contribuições da ABA no trabalho das emoções.
          Arizela de Moraes
        16H30 - 17H30/18H00
        • Workshop 10: Aventura Artemoção em Cascais — Intervenção com crianças e jovens em risco psicossocial na promoção de competências socioemocionais.
          Ana Cerqueira
          Fábio Botelho Guedes
          Marta Raimundo
          Marta Barata
          Sofia Borges de Sousa
          Vera Guerreiro
          Tânia Gaspar
        16H30 - 17H30/18H00
        • Workshop 11: Uso da hipnose e mindfulness na gestão de ansiedade.
          Pedro Rodrigues Ribeiro

        Posters

        Os posters que não respeitem os parâmetros do template não serão considerados para a eleição do melhor poster. Este ano, serão atribuídos dois prémios:

        • Melhor poster "projecto de investigação";
        • Melhor poster "projecto de intervenção".
        Os resultados serão publicados na página web do evento no dia 19 de Abril de 2021.


           

           

           Título Autor(es) Poster  Vídeo / Som 
          1 Brincar, emoções e neurociências. Rosely Aparecida Prandi Perrone 
          Beatriz Picolo Gimenes
          PDF  -
          2

          O consumo de álcool pelos adolescentes do ensino secundário na freguesia de Viseu: contributo para a definição de um programa de intervenção em educação para a saúde.

          Lisandra Araújo
          Mavilde Candala
          Esperança Jales Ribeiro 
          Leandra Cordeiro
          PDF -
          3 Entre emoções e sentimentos: o que faz uma criança feliz? Cristina Fonseca
          Érica Fonseca
          Esperança Jales Ribeiro
          Leandra Cordeiro
          PDF -
          4

          A regulação emocional nas crianças com PHDA: perceções e práticas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico.

          Anabela Gomes
          Sabrina Ferreira Barbosa
          Esperança Jales Ribeiro 
          Leandra Cordeiro
          PDF -
          5

          Reconhecimento emocional: as emoções na voz das crianças.

          Cristina Guimarães
          Paula Pereira
          Esperança Jales Ribeiro
          Leandra Cordeiro
          PDF -
          6

          Escala de dificuldades de regulação emocional: associação com estratégias de regulação emocional e problemas emocionais e de comportamento.

          Maria Pinheiro
          Isabel Sá
          Sónia Fernandes
          PDF -
          7 Projeto Intervir: afetos. Catarina Abreu
          Marta Barreiros
          Marília Braga
          Ana Morato
          PDF -
          8

          Projeto intervir: psicomotricidade na escola e sonhar acordado.

          Marília Braga PDF -
          9

          Depressão e habilidades sociais na adolescência: um estudo de foto-elicitação.

          Gabriela Trombeta Santos PDF -
          10

          Depressão e habilidades sociais na adolescência: um estudo quantitativo.

          Gabriela Trombeta Santos PDF -
          11 Mindfulness e a regulação emocional. Carolina Blom
          Carlota Teotónio Pereira
          Maria Miguéis
          Raquel Queirós Pinto
          PDF -
          12

          -

          - - -
          13

          Carreira dupla de atletas: reflexões e contributos para a construção de um modelo pedagógico no ensino superior.

          Liliana Faria
          Paulo Nuno Vieira
          PDF -
          14

          -

          - - -
          15

          Abordagem whole-school para o desenvolvimento socioemocional.

          Carlota Teotónio Pereira
          Carolina Blom
          Maria Miguéis
          Raquel Queirós Pinto
          PDF -
          16

          Memórias de infância relativas às práticas educativas parentais e vinculação do adulto ao pai e à mãe.

          Filipa Cameirinha
          Salomé Vieira-Santos
          PDF -
          17 Educação emocional em contexto escolar. Maria Miguéis
          Carlota Teotónio Pereira
          Carolina Blom
          Raquel Queirós Pinto
          PDF -
          18

          O outro lado do desporto: estudo das lesões em jovens desportistas.

          Rosa Martins
          Tiago Saramago
          Nélia Carvalho
          Carlos Albuquerque
          PDF -
          19

          Exposição à violência interparental: Relação com outras adversidades na infância e juventude.

          Catarina A. F. Rodrigues
          Diana Lourenço
          Inês Alves
          Patrícia Lopes
          Jorge Cardoso
          Telma C. Almeida
          PDF -
          20

          Análise do desconforto/Bem-estar emocional e crianças e adolescentes em cuidados residenciais através da quadrinhos em Espanha.

          Myriam Gutiérrez Zornoza
          Manuel Jesús Maldonado Lozano
          PDF -
          21 Perceção dos pais sobre o comportamento dos filhos adolescentes: o caso das famílias adotivas. Fernanda Salvaterra
          Marta Chora
          PDF -
          22

          -

          - - -
          23

          Intervenção na Promoção do uso Saudável das Tecnologias com recurso ao jogo Missão 2050.

          Bárbara Enes-Pinheiro
          Ivone Patrão
          Pedro Aires Fernandes
          Jéssica Leandro
          PDF -
          24

          Regulação emocional: qual a relação entre a impulsividade e o consumo de álcool?

          Sónia Ferreira
          Lídia Moutinho
          Joana Teixeira
          PDF -
          25

          Programas de intervenção psicomotora com crianças com perturbações do espetro do autismo: uma revisão sistemática.

          Adriana Frazão
          Sofia Santos & Ana Paula Lebre
          PDF -
          26 - - - -
          27

          "Do fora para dentro, da relação à elaboração" - Programa de intervenção preventiva e terapêutica em grupo para crianças com alterações de comportamento e dificuldades relacionais no período de latência.

          Ana Veríssimo
          Mara Candeias
          Patrícia Galvão
          Teresa Matos
          PDF -
          28 - - - -
          29

          Ginja: uma série infantil que ensina emoções às crianças.

          Joana Castelhano
          Miguel Morin
          PDF Genérico do Ginja
          30

          As emoções dos profissionais de IPI (Intervenção Precoce na Infância) em tempos de coronavírus.

          Tânia Prata
          Daniela Pereira
          Anabela Teles
          Isabel González
          Carla Casalta
          PDF -
          31

          Perceção da doença de sobreviventes de cancro infantil e os seis cuidadores.

          Gabriella Benicio Beltrão
          Elisa Kern de Castro
          PDF -
          32

          Contos e encontros: intervenção com idosos através de contação de histórias.

          Irineide Almeida
          Patrícia Roseiro
          Túlia Cabrita
          Tânia Gaspar
          PDF -
          33
          As emoções: brincar e aprender. Isabel P. Fernandes
          Mariline J. Ferreira
          Túlia Cabrita
          Tânia Gaspar
          PDF -
          34

          A vitimação na infância tem implicações na violência nas relações de intimidade?

          Ana Algarvio
          Beatriz Dias
          Daniela Nunes
          Jorge Cardoso
          Telma C. Almeida
          PDF -
          35

          Labilidade afetiva em adultos de ambos os sexos: Uma relação com a violência experienciada na juventude.

          Carolina André
          Mariana Marques
          Jorge Cardoso
          Telma C. Almeida
          PDF -
          36

          Violência interparental e outras formas de vitimação na infância: relação com a alexitimia.

          Ana C. Pires
          Catarina S. Idreira
          Jéssica R. Marques
          Telma C. Almeida
          PDF -
          37

          Impacto da violência interparental e da vitimização na idade adulta na saúde mental.

          Filipa R. Mateus
          Margarida D. Pedro
          Matilde T. Santos
          Telma C. Almeida
          PDF -
          38 Os jovens vítimas tendem a ser mais vulneráveis ao stress? Filipa R. Mateus
          Maria B. Pires
          Rafaela A. Silva
          Telma C. Almeida
          PDF -
          39

          Funcionamento familiar e qualidade de vida em adolescentes com diabetes tipo 1: o papel moderador das diferenças nas representações da doença e do apoio escolar.

          Ana C. Almeida
          Ana C. Bernardo
          Ana M. Machado
          M. Engrácia Leandro
          M. Graça Pereira
          PDF -
          40

          Adesão e controlo glicémico em adolescentes com diabetes tipo 1: o papel moderador da idade, género e apoio familiar.

          Ana C. Almeida
          Ana Mónica Machado
          Cristina Bernardo
          M. Engrácia Leandro
          M. Graça Pereira
          PDF -
          41 Impacto da vitimação infantil no otimismo e pessimismo em idade adulta. Daniela A. Vicente
          Leonardo J. Pires
          Margarida D. Pedro
          Telma C. Almeida
          PDF -
          42

          Qualidade de vida dos estudantes do ensino superior politécnico de Santarém e Leiria durante o confinamento da COVID-19.

          Maria do Carmo Figueiredo
          José Amendoeira
          Marta Rosa, Rui Matos
          Mário Silva
          Teresa Coelho
          Luís Gonzaga
          Carla Chicau
          PDF MP4
          43

          TeenSad@change: uma proposta de investigação à eficácia de diferentes terapias à perturbação de ansiedade social na adolescência.

          Paula Vagos
          Daniel Rijo
          Maria do Céu Salvador
          Luiza Nobre Lima
          PDF -
          44

          Gerir comportamentos agressivos em escolas: proposta de investigação sobre os efeitos diferenciais de intervir com alunos e com professores.

          Paula Vagos
          Daniel Rijo
          Ana Xavier
          Nélio Brazão
          PDF -
          45 Saúde mental e fatores de proteção em crianças e adolescentes em acolhimento residencial. Sara Tereso
          Ana Isabel Pereira
          PDF MP4
          46 Baralhações: um baralho de emoções na mediação terapêutica on-line em tempo de COVID-19. Eneia Araújo Bexiga
          Isabel Duarte
          Teresa Rebelo
          PDF -
          47

          Vitimação na infância, vitimação na idade adulta e crescimento pós-traumático.

          Ana R. Santos
          Catarina S. Idreira
          Leonor I. Maia
          Telma C. Almeida
          PDF -
          48 PROMEHS – promover a saúde mental nas escolas. Celeste Simões
          Paula Lebre
          Lúcia Canha
          Margarida Santos
          Anabela Santos
          Ana Marta Félix
          Dória Santos
          Camélia Murgo
          Margarida Gaspar de Matos
          PDF -
          49 O impacto da vitimação juvenil nos traços de personalidade. Ana Godinho
          Sara Oliveira
          Telma C. Almeida
          PDF -
          50 O trabalho infantil no Brasil: impactos no desenvolvimento infanto-juvenil. Henrique da Silva dos Santos
          Amanda Reginato da Silva
          Paulo Celso Pereira
          PDF MP4
          51 O que pensam e o que sentem as famílias em isolamento social. Fernanda Salvaterra
          Mara Chora
          PDF -
          52

          O eu e o nós das emoções: um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar.

          Ana Xavier
          Paula Vagos
          Lara Palmeira
          Sofia Mendes
          Vanessa Rocha
          Sónia Pereira
          Marta Tavares
          Paulo Menezes
          Bruno Patrão
          Rui Silva
          PDF -
          53

          "Escolhe-te": promoção de estilos de vida saudáveis 2017-2020.

          Marta Cristina Miguel PDF -
          54

          Pensar as emoções na avaliação psicológica de uma criança na entrada da latência.

          Sabrina Gomes e Sousa
          Ana Silva
          Isabel Duarte
          PDF -
          55 O contributo da autocompaixão na satisfação parental. Sónia Pereira
          Ana Xavier
          PDF -
          56

          Perturbação de hiperatividade e défice de atenção: estratégias de intervenção.
          Folheto informativo para pais/cuidadores.

          Joana Rogério
          Cláudia Bandeira de Lima
          Túlia Cabrita
          PDF -
          57

          Estudo de caso: intervenção multidisciplinar em autismo na promoção da interação e da comunicação.

          Arizla Moraes
          Mariana Guerreiro
          Cláudia Bandeira de Lima
          Susana Jimenez
          Túlia Cabrita
          PDF -
          58 Quero a minha mãe! Márcia Rodrigues
          Sara Araújo
          Graça Fernandes
          PDF MP4
          59 Abordar a perturbação de hiperatividade e déficit de atenção. José Carlos Fernandes
          Graciela Fátima Fernandes
          PDF -
          60 Depressão infantil. Graciela Fátima Fernandes
          José Carlos Fernandes
          PDF -
          61

          O uso de jogos com finalidade séria: propriedades percebidas por pais de crianças com paralisia cerebral.

          Gil Dias
          José Machado
          Filomena Soares
          Armanda Pereira
          André Oliveira
          Sílvia Lopes
          Pedro Rosário
          PDF MP4
          62 Reconhecendo a face do autismo. Ana Batista
          Catarina Oliveira
          Maria Inês Lopes
          Mariana Barahona
          Mariana Barroso
          Celeste Simões
          PDF MP4
          63

          Parentalidade na paralisia cerebral: desafios percebidos por pais de crianças do primeiro ciclo do ensino básico.

          Ana Guimarães
          André Oliveira
          Patrícia Sousa
          Catarina Cardona
          Sónia Peixoto
          Yara Manuel
          Armanda Pereira
          PDF MP4
          64 Estudos de caso: abuso sexual infantil num casal de gémeos. Mónica Corte
          Sílvia Gonçalves
          PDF -
          65 Estimulação motora e o contexto familiar. Bernardo Matos
          Vânia Loureiro
          PDF MP4
          66

          Avaliação do reconhecimento emocional de expressões faciais em crianças e adolescentes com psicopatologia – uma revisão.

          Nádia Almeida Barradas
          Ricardo Manuel Delgado
          Madalena Ferro Rodrigues
          Cristina Marques
          PDF -
          67 Equipa móvel – Um novo olhar. Joana Almeida
          João S. Costa
          Nuno R. Pinto
          Ricardo M. Rodrigues
          Rita G. Rodrigues
          PDF -
          68

          Fundamentando a hipótese de a nomofobia ser considerada uma variável mediadora da relação entre a vinculação aos pares e o autodano na adolescência.

          Maria Beatriz Antunes de Almeida
          Luiza Nobre-Lima
          PDF -
          69

          A influência de contextos domésticos saudáveis no consumo alimentar: estudo com alunos do ensino superior.

          Adriano Mendez
          José Santos
          Reinaldo Barbosa
          Danamão Martins
          Vânia Loureiro
          Nuno Loureiro
          Bebiana Sabino
          PDF -
          70 Atividade física e consumo alimentar em estudantes do ensino superior. Inês Alves Fonseca
          Catarina Isabel Águas Pomba
          Vânia Loureiro
          Nuno Loureiro
          Bebiana Sabino
          PDF MP4
          71

          O consumo de fast-food e a perceção da imagem corporal em estudantes do ensino superior do Baixo Alentejo.

          Ricardo Martins
          Miguel Rosa
          Vânia Loureiro
          Nuno Loureiro
          Bebiana Sabino
          PDF MP4
          72 O exercício das responsabilidades parentais em residência alternada. Rita Guimarães Fialho d' Almeida PDF -
          73

          A versão pelo eu: estudo das propriedades psicométricas da escala multidimensional da auto-aversão para adolescentes.

          Diogo Carreiras
          Mariana Guilherme
          Paula Castilho
          Marina Cunha
          PDF -
          74

          A perceção dos jovens do 3.º ciclo e secundário sobre as emoções durante o primeiro e segundo período escolar.

          Carolina Serrão
          Daniela Domingos
          Joana Bagarrão
          Joana Carrilho
          Natália Silva
          PDF -
          75 O impacto emocional do confinamento nas crianças do 1.º ciclo. Mariana Martins
          Rita Palma
          Beatriz Portugal
          Luísa Ventura
          Lara Santos
          PDF -
          76 -
          - - -
          77 -
          - - -
          78 Quais as preferências na escolha de parceiros amorosos?
          Ana Catarina Calado
          Carolina Silva
          Margarida Marques
          Maria Beatriz Freitas

          PDF -
          79 Regulação emocional nos jovens universitários durante a pandemia COVID-19.
          Beatriz Lima
          Inês Garrana
          Joana Lopes
          PDF -
          80

          Auto-relato de história de maus-tratos na infância em adultos com sintomas de somatização, depressão e ansiedade.


          Randdy Ferreira
          Marina Moreira
          Inês Ferreira
          Gabriela Vidinha
          Mónica Corte
          Sílvia Vaz

          PDF -
          81 Quando a raiva ataca na síndrome de Tourette. Francisca Bastos Maia
          Pedro Cotta
          PDF -



          Acreditação OPP
          Apoio
          Parceria