Enquadramento

A situação de calamidade pública causada pela pandemia do novo coronavírus 2019 (COVID-19) levou à suspensão de todas as actividades presenciais, lectivas e não lectivas, das Universidades Lusíada, o que exigiu uma adaptação por parte das comunidades académica e científica.

Neste momento particularmente complexo e exigente, os nossos docentes adaptaram as aulas presenciais a uma modalidade de ensino a distância, de forma célere e eficiente, e os nossos estudantes aderiram com empenho e sentido de responsabilidade.

Embora estejamos temporária e fisicamente distantes, é missão de todos estreitar a distância e tirar partido do que se encontra à disposição em ambiente virtual, através da Internet. 

As Bibliotecas das Universidades Lusíada disponibilizam a docentes, estudantes e investigadores um conjunto de recursos de informação em acesso aberto e com acesso controlado (mediante credenciais) que, no âmbito de uma prática de ensino-aprendizagem a distância, constituem referências fundamentais, na medida em que representam uma mais-valia quer para a actividade docente, quer para a investigação realizada pelos estudantes.

Neste sentido, apresentamos nesta página web os recursos disponibilizados pelas Bibliotecas, aos quais os docentes, estudantes e investigadores poderão aceder.

Procuraremos actualizar, sempre que possível, a lista de recursos de informação em acesso aberto.

Referência e Informação (apoio aos utilizadores)

Tendo em conta as circunstâncias em que todos nos encontramos e para minimizar os efeitos da impossibilidade da presença física dos utilizadores nas instalações da Universidade, apresentamos as seguintes medidas de apoio que visam a continuidade dos serviços prestados:

  1. Incrementar a comunicação com os utilizadores através da utilização de meios telemáticos, a saber:

    • Microsoft Teams;
    • Correio electrónico;
    • Messenger;
    • Telefone.

  2. Incrementar o acesso à informação bibliográfica e às fontes de informação:

    1. Apoiar e orientar os utilizadores na elaboração dos seus trabalhos académicos e de investigação:
      1. Marcar sessões individuais de esclarecimento na Microsoft Teams;
      2. Responder a dúvidas colocadas por e‐mail, messenger ou telefone;
      3. Elaborar pesquisas bibliográficas de acordo com as temáticas de investigação dos utilizadores.

    2. Possibilitar o acesso às fontes de informação:
      1. Encaminhar os utilizadores para fontes de informação disponíveis on‐line em texto integral;
      2. Sempre que necessário e possível recorrer à digitalização de artigos e/ou partes de livros que não estejam disponíveis no formato electrónico.

    3. Realizar cursos on‐line de formação de utilizadores através da plataforma Microsoft Teams, a saber:
      1. Como fazer citações e referências bibliográficas;
      2. Como pesquisar nas bases de dados;
      3. Como formatar os trabalhos académicos;
      4. Outros a designar oportunamente.

    4. Criar e disponibilizar tutoriais em vídeo sobre diversas temáticas:
      1. Como fazer reservas de livros na Base Lusíada;
      2. Como fazer renovações de livros na Base Lusíada;
      3. Outros a designar oportunamente.
Recursos de informação em acesso aberto e com acesso controlado

 

Recurso Nota Explicativa
Arquitectura do Saber Portal que reúne os conteúdos de informação essenciais para o apoiar na construção do conhecimento, nomeadamente na pesquisa dos recursos de informação, na metodologia científica, nas regras de estilo e normalização, na citação e elaboração de referências, necessários à realização de trabalhos académicos [Internet: http://ads.ulusiada.pt].
Base Lusíada Catálogo on-line das Bibliotecas das Universidades Lusíada, onde poderá acompanhar todas as novidades bibliográficas [Internet: http://koha.lis.ulusiada.pt].
Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) Plataforma que disponibiliza o acesso ilimitado e permanente aos textos integrais de milhares de periódicos científicos e de e-Books de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos. O acesso remoto a esta infra-estrutura web deverá ser feito através da introdução das credenciais do utilizador [instruções para acesso remoto à b-on].
Repositório das Universidades Lusíada (RUL) Plataforma que disponibiliza conteúdos académicos e científicos produzidos no âmbito das Universidades Lusíada (artigos, contribuições em monografias, livros, comunicações, dissertações, teses, patentes, posters, provas de agregação, recensões, relatórios, trabalhos académicos, convénios, acordos e protocolos) [Internet: http://repositorio.ulusiada.pt].
Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP) Plataforma que tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto disponibilizados pelas instituições de ensino superior e de investigação [Internet: https://www.rcaap.pt].
Revistas das Universidades Lusíada
Plataforma que disponibiliza o texto integral das revistas publicadas pelas Universidades Lusíada [Internet: http://revistas.lis.ulusiada.pt].
Outros recursos de informação em acesso aberto

 

Recurso Data-limite Temática Nota Explicativa
Annual Reviews 30/04/2020 (para iniciar).   Multidisciplinar Editor que coloca à disposição periódicos especializados em  várias áreas do conhecimento, integrando o ecossistema de comunicação académica.
BASE (Bielefeld Academic Search Engine) - Multidisciplinar  Motor de pesquisa que disponibiliza um elevado número de recursos de informação, nomeadamente académicos.
Biblioteca Digital Camões - Multidisciplinar  Repositório da cultura em língua portuguesa que tem como principal critério a publicação de obras integrais.
Cambridge University Press Multidisciplinar Editora da University of Cambridge. Publica, sobretudo, periódicos académicos, monografias, livros de referência, livros de texto e outros dedicados ao ensino e à aprendizagem da língua inglesa.
CORE (COnnecting REpositories) - Multidisciplinar  Agregador de conteúdos presentes em repositórios e periódicos.
Digital Access to Scholarship at Harvard
- Multidisciplinar Repositório para fins de investigação académica.
DOAB (Directory of Open Access Books)
- Multidisciplinar Directório de publicações académicas com revisão por pares em várias áreas.
DOAJ (Directory of Open Access Journals)
- Multidisciplinar  Directório que agrega periódicos com revisão por pares em diversas áreas.
EBSCO  - Multidisciplinar Plataforma que fornece o acesso a bases de dados e a outros recursos de informação científica para fins de investigação.
Europeana Multidisciplinar  Biblioteca digital criada e desenvolvida pelos países que integram a União Europeia. Disponibiliza colecções digitais constituídas por várias tipologias de documentos do património histórico e cultural da Europa.
Imprensa Nacional – Casa da Moeda
- Arte, Ciências Sociais e Humanas, Música  Disponibilização de e-Books.
Infobase  30/04/2020 Multidisciplinar   Editora que fornece o acesso a bases de dados de diferentes temáticas.
International Monetary Fund | eLIBRARY  - Multidisciplinar Biblioteca digital que disponibiliza na sua plataforma publicações do Fundo Monetário Internacional.
Journals for Free
-   Multidisciplinar   Directório que faculta uma vasta base de dados de periódicos disponíveis na web.
JSTOR (Journal Storage)
- Multidisciplinar Biblioteca digital que aloja artigos científicos, livros e obras de referência em diversas áreas. 
Library of Congress
-  Multidisciplinar Disponibilização de e-Books.
MIT Open Access Articles
-  Multidisciplinar Directório de artigos científicos com revisão por pares. 
MIT Theses
-  Multidisciplinar Directório de dissertações e teses. 
National Emergency Library
-  Multidisciplinar Biblioteca digital que coloca à disposição uma colecção de livros de apoio ao ensino e à investigação, durante o encerramento de equipamentos educativos e culturais, na sequência da pandemia. 
Ohio State University Press Durante a pandemia.  Multidisciplinar Editora universitária que disponibiliza livros sobre diversas temáticas.
OAPEN Library (Open Access Publishing in European Network) -  Multidisciplinar  Biblioteca digital que permite o acesso a livros académicos com revisão por pares, nomeadamente nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais.
Open Access in Media Studies
-  Comunicação Directório de editores que facultam livros e periódicos (alguns recursos não se encontram em acesso aberto). 
Open Book Publishers -  Multidisciplinar Editora independente de publicações académicas que fornece o acesso a livros de diversas áreas do conhecimento.
Open Library
-   Multidisciplinar Biblioteca digital que disponibiliza livros de várias áreas do conhecimento. 
Paperity
-   Multidisciplinar Directório de periódicos e artigos científicos. 
Project MUSE -  Ciências Sociais, Humanidades Plataforma que fornece conteúdos científicos destinados à comunidade académica.
ROAR (Registry of Open Access Repositories)
- Multidisciplinar Directório de repositórios científicos. 
ScienceOpen
- Multidisciplinar Plataforma que aloja conteúdos académicos, que podem ser comentados, recomendados ou revistos por pares, após publicação. 
Taylor & Francis Online
-  Multidisciplinar Editora que disponibiliza periódicos com revisão por pares em diversas áreas. 
UNESCO - Biblioteca Digital Mundial
- Multidisciplinar Biblioteca digital que disponibiliza manuscritos, livros raros, mapas, fotografias e outros documentos de interesse cultural. 
Pedido de informação

 

Campus Telefone Extensão Telefónica Endereço Electrónico
Universidade Lusíada - Lisboa [Mediateca] 213 611 560 560 mediateca@lis.ulusiada.pt
Universidade Lusíada - Norte (Porto) [Biblioteca] 225 570 860
860 biblio@por.ulusiada.pt
Universidade Lusíada - Norte (V.N. Famalicão) [Biblioteca]
252 309 260
260 biblio@fam.ulusiada.pt
Contactos