O Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL-UL) tem sido, desde 1935, uma referência nacional na formação e desenvolvimento de profissionais do Serviço Social em Portugal. Desde 2006, integra a Universidade Lusíada.
O ISSSL-UL, em articulação com o Centro Lusíada de Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS), está a realizar um programa de reflexão em torno de temas actuais do Serviço Social e da Intervenção Social com que se pretende:
- Aproximar actores de intervenção social, criando pontes para o desenvolvimento e a colaboração;
- Debater temas relevantes da sociedade portuguesa, da Intervenção Social e do Serviço Social.
Neste contexto, o ISSSL-UL e o CLISSIS vão promover, no dia 5 de Abril de 2018, as 2.as Jornadas ISSSL-UL sobre o tema “Intervenção do Serviço Social em situações de risco e de emergência”. Recordando os acontecimentos do Verão e de Outubro de 2017, estas Jornadas têm como objectivos:
- Reflectir sobre a intervenção do Serviço Social em situações críticas;
- Capacitar os técnicos para operarem em cenários de catástrofe;
- Criar resiliência e formas de trabalho em equipas multidisciplinares;
- Planear a intervenção e a integração de gabinetes de crise.
Para além dos profissionais ligados a este tipo de intervenção, contamos com a presença de serviços e entidades que planeiam, intervêm e decidem sobre estas questões, como são exemplo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, os Serviços Municipais de Protecção Civil, a Linha Nacional de Emergência Social, entre outros.