Apresentação

O curso que agora apresentamos constitui um programa de formação avançada que pretende capacitar os participantes de métodos e técnicas de análise de redes sociais e que decorre duma parceria entre o Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS) da Universidade Lusíada (Portugal) e o Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

Este curso pretende, para além da sua dimensão formativa, reforçar a networking entre estudantes, docentes e investigadores, nacionais e estrangeiros, que desenvolvem o seu trabalho no domínio da análise de redes sociais.

Objectivos
  • Potenciar a criação e o fortalecimento de redes de trabalho cooperativo entre analistas de redes sociais;
  • Dar a possibilidade aos estudantes de mestrado e doutoramento de aprofundar conhecimentos sobre teoria e metodologia de análise de redes sociais;
  • Divulgar trabalhos realizados por investigadores na área da análise de redes sociais; 
  • Divulgar ferramentas/metodologias de estudo/aplicação da análise de redes sociais a vários objectos;
  • Discutir tendências e desafios teóricos e metodológicos da análise de redes sociais.
Destinatários
  1. Analistas de redes sociais;
  2. Investigadores;
  3. Técnicos da intervenção social;
  4. Estudantes de várias áreas científicas;
  5. Docentes dos vários níveis de ensino;
  6. Técnicos de organizações sociais (empresas, ONG, municípios, etc.).
Requisitos de participação
  • Conhecimentos básicos de análise de redes sociais;
  • Computador pessoal com os softwares a leccionar nos módulos, previamente indicados pela equipa docente.

Docentes
Programa • 12 a 16 Julho 2021 • Plataforma Zoom — Universidade Lusíada
18H00 - 19H30

 

Módulo 1: Teoria e metodologia das redes sociais.
Docentes:
Doutor Joaquim Fialho, Doutora Valéria Macedo e Doutora Larriza Thurle.

  1. Enquadramento:
    • Da génese das redes aos nossos dias;
    • Principais enfoques teóricos.
  2. Linguagem e princípios:
    • Os grafos;
    • As matrizes;
    • As conexões na rede;
    • A linguagem utilizada nos grafos e matrizes;
    • As medidas da rede.
  3. Metodologia:
  4. Ferramentas informáticas:
18H00 - 19H30 Módulo 2: Ferramentas de análise de redes sociais.
Docente: Doutor Fábio Castro Gouveia

  1. Introdução ao Gephi:
    • Apresentação das abas de "visão geral", "laboratório de dados" e "visualização";
    • Manipulando um grafo a partir de um arquivo.gml;
    • Exploração de ajustes de aparência e distribuição I;
    • Exploração de ajustes de aparência e distribuição II;
    • Aplicação de filtros e estatísticas para ajustes de nós, arestas e colorização.
  2. Importação de dados:
    • Usando o laboratório de dados e editando parâmetros.
  3. Visualização de grafos e exportação:
    • Visualização de grafos e exportação I (configurações pré-definidas);
    • Visualização de grafos e exportação II (imagens, ajustes e customizações);
    • Exportação de grafos interactivos para web.
  4. Exploração de dados pelos alunos para produção de visualizações com apoio no workshop.
  5. Preparação da apresentação final.
Notícia

Inscrição

EVENTO ON-LINE

- inscrição obrigatória -

 

Registo audiovisual

A Universidade Lusíada faz o registo audiovisual dos seus eventos, pelo que o participante quando procede à inscrição no evento está a autorizar a cedência, de forma gratuita, dos direitos de utilização da sua imagem captada durante a iniciativa através de fotografia ou de gravação vídeo (vide Política de Privacidade e Termos de Utilização).

 

Preçário

Investigadores do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS/UL)
Gratuito
Investigadores do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE/Coppe/UFRJ) Gratuito
Restantes participantes 20,00 Euros

 

Dados pessoais


Dados para pagamento



 

* Required
Informações