Apresentação

No âmbito da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada vão realizar-se duas masterclasses com o saxofonista, compositor e arranjador Felipe Salles, nos dias 20 e 21 de Maio de 2019, entre as 10H00 e as 12H00, no Auditório 4 da UL, subordinadas aos seguintes títulos: "Música brasileira: uma abordagem histórica da origem de diversos ritmos e estilos" e "Composição para 'Large Ensemble'".

Felipe Salles, originário de São Paulo, é professor do Departamento de Jazz da Universidade de Massachusetts, em Amherst, Estados Unidos, desde 2010. Músico activo nos EUA, desde 1995, trabalhou com nomes como Randy Brecker, David Liebman, Lionel Loueke, Jerry Bergonzi, Jovino Santos Neto e Bob Moses.

Salles recebeu importantes prémios como os "2018 Guggenheim Foundation Fellowship in Composition", "2015 NALAC Fund for the Arts Grant", "2009-2010 French American Jazz Exchange Grant" e "2005-2006 CMA New Works".

Como compositor e arranjador, os seus trabalhos foram tocados pela Metropole Orchestra, Helsinki Philharmonic Violas, Westchester Jazz Orchestra, Manhattan School of Music Jazz Philharmonic Orchestra, NEC Jazz Orchestra, NEC Winds, Meta4 String Quartet, Cayuga Chamber Orchestra e Arno Bornkamp, entre outros.

Felipe Salles é "endorser" da D’Addario Woodwinds Select Reeds e Andreas Eastman Saxophones. Actua como membro do New World Jazz Composers Octet, Kyle Saulnier's Awakening Orchestra, Alex Alvear's Mango Blue e Gonzalo Grau's La Clave Secreta (nomeado para um Grammy), além de dirigir o Felipe Salles Group e o Felipe Salles' Interconnections Ensemble.

Este tipo de evento tem-se revelado determinante na formação dos músicos, uma vez que põe os alunos em contacto directo com especialistas, proporcionando-lhes um trabalho focalizado em aspectos concretos relacionados com a música nas perspectivas teórica e prática.

Masterclasses
Masterclass #1 Música brasileira: uma abordagem histórica da origem de diversos ritmos e estilos.
Conteúdo Recorrendo a uma abordagem histórica da influência africana na formação da cultura brasileira, comparada ao desenvolvimento paralelo do jazz, Felipe Salles busca esclarecer questões práticas sobre a "performance" da música brasileira e do jazz brasileiro.
Data 20 Maio 2019
Horário 10H00 - 12H00
Local Auditório 4 - Universidade Lusíada
Masterclass #2 Composição para "Large Ensemble"o.
Conteúdo Masterclass de composição de jazz moderno aliada a influências da música brasileira, no contexto de "big band". Serão abordadas técnicas como desenvolvimento melódico, texturas harmónicas, harmonia funcional, modal e politonal, e modulação métrica.
Data 21 Maio 2019
Horário 10H00 - 12H00
Local Auditório 4 - Universidade Lusíada
Organização
  • Prof. Doutor Massimo Cavalli
    Coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna
    Faculdade de Arquitectura e Artes
    Universidade Lusíada
Notícia

Fotogaleria
Informações