Apresentação

A "Missão País" é um projecto de universitários que tem por objectivo desafiar os jovens a viverem a experiência de missionários em Portugal. Aproveitando as férias de exames entre semestres, a partir das universidades e num espírito de gratuidade. Grupos de jovens partem pelo país fora a evangelizar através do testemunho da Fé, do serviço e da caridade.

Em colaboração com as instituições locais, os jovens universitários desenvolvem actividades em lares de idosos, nos hospitais e centros de saúde, nos ATL das escolas, na Santa Casa da Misericórdia e na Paróquia procurando chegar ao maior número de pessoas possível.

A primeira missão realizou-se em Coruche, em 2003, por um grupo de 20 estudantes da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Passados 12 anos, a "Missão País" orgulha-se de já ter realizado 119 missões. Este ano, serão mais de mil e quinhentos os voluntários universitários que partirão para o interior de Portugal para 51 missões em diferentes localidades.

Por fim, a "Missão País" tem, ainda, como finalidade activar o papel dos universitários católicos nas suas universidades e animá-los a serem portadores de Cristo, desafiando-os a testemunhar o seu amor por Ele.

Organização

A "Missão País" tem uma coordenação geral, a cargo de uma equipa liderada pelos Chefes Gerais da Missão e por uma equipa responsável por cada uma das missões em cada universidade.

Na Universidade Lusíada de Lisboa, a equipa responsável é constituída pelos seguintes elementos:

Chefes Gerais

  • Rita Caniço Albano
    Licencianda em Direito - 3.º ano
    Faculdade de Direito
    Universidade Lusíada de Lisboa
  • António Messias Cabeço
    Licenciado em Direito
    Faculdade de Direito
    Universidade Lusíada de Lisboa

Chefes de Oração

  • Maria Cabral da Câmara
    Licencianda em Marketing e Publicidade - 2.º ano
    IADE
  • Afonso Castel-Branco Próspero
    Licenciando em Direito - 4.º ano
    Faculdade de Direito
    Universidade Lusíada de Lisboa

Chefes de Serviço

  • Joana Rebello de Andrade
    Licencianda em Gestão - 3.º ano
    Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
    Universidade Lusíada de Lisboa
  • Rosarinho Pape
    Licencianda em Psicologia

Chefes de Teatro

  • Teresa Empis Carneiro
    Licencianda em Marketing e Publicidade – 3.º ano
    IADE
  • Carminho Marques Pinto
    Licenciada em Marketing e Publicidade
    IADE
Missão País – Lusíada 2015

A partir da excelente experiência dos últimos três anos, os missionários da "Missão País" da Universidade Lusíada de Lisboa, decidem iniciar um novo projecto, por mais três anos, na Golegã.

Sob o lema "Não te ardia o coração?", o grupo irá realizar acções de voluntariado social com a população da Golegã e da Azinhaga (em lares, escolas, entre outros) com o intuito de lhes fazer arder coração durante a semana de 7 a 14 de Fevereiro de 2015.

Desta forma, enquanto grupo de voluntariado católico pretendemos, durante a nossa semana na Golegã, que a nossa missão atinja uma dimensão externa com a população da Golegã, uma dimensão interna quanto ao grupo de missionários e uma dimensão pessoal relativamente à aprendizagem que cada missionário irá trazer consigo no seu dia-a-dia.

A "Missão País - Lusíada 2015" desafia todos os alunos, professores e funcionários da Universidade a virem, connosco, vivenciar momentos únicos e marcantes de dádiva, alegria, amizade, Fé e amor ao próximo, a inscreverem-se.

Entram connosco nesta aventura?

Missão País – Lusíada 2011 a 2014: a experiência

Em 2011, um grupo de alunos da Universidade Lusíada de Lisboa, animados pelo espírito do lema "Eu sou a Luz do mundo", partiu em missão, pela primeira vez, para Ponte de Sôr, no Alto Alentejo.

Durante uma semana, os estudantes, organizados por grupos de trabalho, dedicaram-se ao mais variado tipo de serviços, como por exemplo, a animação de tardes com actividades de tempos livres para as crianças da escola; a visita e companhia aos idosos nos dois lares da localidade; a realização de uma vigília e de um teatro para a comunidade; entre outras.

No plano espiritual animaram as eucaristias, estiveram com os jovens da catequese e missionaram "porta a porta", visitando as casas das pessoas para lhes fazer companhia, ajudar nas suas dificuldades, rezar com eles e dar "dois dedos de conversa".

Com isto, a "Missão País - Lusíada" manteve a sua semana anual, de missões em Ponte de Sôr, durante três anos (de 2011 a 2014) de forma a criar um trabalho continuado e sedimentar as relações com a comunidade.

Inscrição


  • A inscrição na "Missão País - Lusíada 2015", deverá ser feita através do sítio web da "Missão País".


Notícia

Fotogaleria
Please add some images then setup gallery.
Informações