pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online
Informações — Ano lectivo de 2020/2021

 

Circulares Informativas Data Formato Notícia
[1] COVID-19: recomendações. 11-09-2020 [HTML] Newsletter
[2] Medidas de prevenção e de protecção da infecção por COVID-19. 01-09-2020 [PDF] Newsletter
[3] Orientações e regras relativas ao modo de funcionamento das actividades académicas curriculares e extracurriculares. 07-09-2020 [PDF] Newsletter
[4] Regras específicas sobre as actividades lectivas e de avaliação de conhecimentos relativas aos diversos ciclos de estudos conferentes de grau académico em funcionamento na Universidade Lusíada, aplicáveis no 1.º semestre do ano lectivo de 2020/2021. 08-09-2020 [PDF] Newsletter
[5] Despacho relativo ao registo de presenças de estudantes em aula. 16-09-2020 [PDF] Newsletter
[6] Alteração às regras específicas sobre as actividades lectivas e de avaliação de conhecimentos relativas aos diversos ciclos de estudos conferentes de grau académico em funcionamento na Universidade Lusíada, aplicáveis no 1.º semestre do ano lectivo de 2020/2021, aprovadas em 8 de Setembro de 2020. 25-09-2020 [PDF]
Newsletter
[7] Limitações de circulação entre concelhos: credenciais/declarações.
28-10-2020 [PDF] Newsletter
[8] Suspensão das actividades nos dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro de 2020. 24-11-2020  [PDF  Newsletter 
Documentos da DGES, da DGS e do MCTES

 

Recomendações Documento
Recomendação às instituições científicas e de ensino superior para a preparação do ano letivo 2020/2021 [MCTES] [PDF]
Orientações para atividades letivas e não letivas nas instituições científicas e de ensino superior: ano letivo 2020-2021 [DGES / DGS] [PDF]
Recomendação às instituições científicas e de ensino superior para a manutenção das atividades académicas e científicas face ao agravamento da situação epidemiológica  [PDF
Plano de contingência

 

Contexto Acesso
Dado o risco actual e a sua responsabilidade perante as comunidades académica e científica, a Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica, entidade instituidora das Universidades Lusíada, elaborou um Plano de Contingência, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e as directivas da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

Este documento visa fornecer informação aos estudantes, professores, investigadores, colaboradores e visitantes da Universidade Lusíada sobre esta doença, as medidas de prevenção e controlo da respectiva infecção, e os procedimentos e medidas a adoptar perante a identificação de casos suspeitos e/ou confirmados.

Os estudantes, professores, investigadores e colaboradores serão informados sobre a doença por coronavírus (COVID-19) e as formas de evitar a transmissão, através dos meios mais adequados: circulares informativas por correio electrónico, página web, afixação de cartazes nos espaços comuns, etc.

O Plano de Contingência tem como principais objectivos a protecção da saúde e a segurança da comunidade Lusíada, tendo, também, um papel importante a desempenhar na limitação do impacto negativo deste surto, minimizando o risco de transmissão da COVID-19, pelo que deve ser observado por todos os que frequentam a Universidade Lusíada.
plano de contingência

Responsáveis designadas

 

Nome Telefone Extensão Telefónica Endereço Electrónico
Dr.ª Anabela Gomes Neto
Dr.ª Natália Oliveira
213 611 519 / 934 001 322
213 611 631 / 939 353 387
519
631
covid-19@lis.ulusiada.pt
Área de isolamento
STAYAWAY COVID: Universidade Lusíada promove a instalação da aplicação de rastreio digital

A Universidade Lusíada, atenta ao desenvolvimento da pandemia COVID-19, vem propor à sua comunidade académica e científica a instalação da app STAYAWAY COVID, que consiste numa aplicação de rastreio digital.

O que é a app STAYAWAY COVID?

Na actual situação de pandemia, esta aplicação é uma das ferramentas que permitem identificar contactos em situações de possível contágio, sendo uma forma de identificação mais eficaz, uma vez que o paciente não tem de se lembrar das pessoas com as quais contactou nas últimas duas semanas, quando é diagnosticado com COVID-19.

"Com a COVID-19, estima-se que estejamos infeciosos em média durante 10 dias. Em parte deste tempo podemos não ter quaisquer sintomas, mas 44% dos contágios ocorrem precisamente quando ainda estamos assintomáticos! É precisamente neste período, e para reduzir estes 44%, que a utilização do rastreio digital com a aplicação é importante" (fonte: Não paramos - Estamos on).

Trata-se, assim, de uma medida de prevenção. Quanto mais pessoas utilizarem a aplicação, maior é a probabilidade de os casos assintomáticos serem rapidamente diagnosticados.

Como é que a app STAYAWAY COVID avisa que se esteve em contacto com uma pessoa infectada?

Quando uma pessoa é diagnosticada com COVID-19, recebe um código de 12 dígitos, que deve inserir na aplicação e que é válido por 24 horas. Só assim a aplicação terá a informação sobre a confirmação do diagnóstico e poderá alertar quem esteve muito próximo e que também tenha instalada a app STAYAWAY COVID.

Que tipo de contacto é necessário para que seja emitido o alerta?

A aplicação detecta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que a tenham instalada de que estiveram no mesmo espaço de alguém infectado nos últimos 14 dias, a menos de 2 metros de distância, durante cerca de 15 minutos, emitindo um alerta. Este alerta não significa que a pessoa está infectada, mas sim que existiu um contacto de risco elevado e que é importante contactar as autoridades de saúde.

A app é segura? Que dados vai recolher?

Nenhuma informação pessoal é recolhida, todos os dados são anónimos e os códigos são eliminados ao fim de 14 dias. Este funcionamento segue as regras definidas a nível europeu.

Como obter a aplicação?

A app STAYAWAY COVID é gratuita e foi desenvolvida para os sistemas operativos iOS, da Apple, e Android, da Google, sendo compatível com as seguintes versões: iOS igual ou superior à versão 13.5 e Android igual ou superior à versão 6.0 (Marshmallow). O download poderá ser feito na App Store e no Google Play.


HTML5 Vídeo

Ilustração – Vídeo de tutorial sobre o funcionamento da app STAYAWAY COVID (© INESC TEC, 2020).


Para saber mais:

Contactos