|     |  Secretaria online
P&R :: Carolina Inês Bonina Grilo

P&R::Pergunta e Resposta

1. Qual o significado deste prémio no contexto actual da sua formação académica?

Para mim, esta menção honrosa constitui por um lado a validação da formação que adquiri até agora e permite desde já o começo da construção de um currículo na área, o que nesta altura é extremamente importante.

2. Como é que surgiu a ideia de concorrer?

Este concurso foi proposto aos alunos da licenciatura em Design, de 3.º ano, pelos Professores Doutores Paulo Maldonado e Pedro Silva, no âmbito da unidade curricular de "Design III", tendo constituído parte da avaliação final.

3. Fale-nos sumariamente do projecto apresentado no concurso, destacando as influências que estiveram presentes no processo criativo.

Comecei por fazer uma pesquisa geral sobre as garrafas de vodka existentes no mercado actual. Depois, procurei dotar a garrafa de um factor diferenciador. Para tal, investiguei as várias possibilidades com os professores envolvidos e acabei por me focar na relação entre o utilizador e o objecto. Tornando o acto de beber vodka desta garrafa, em particular uma experiência por si só, o que vai chamar à atenção do consumidor e fazê-lo preferir esta marca a outra semelhante. Desta forma, estudei as várias maneiras de pegar numa garrafa, e obtive inspiração das garrafas tradicionais de licor portuguesas. Tendo considerado os vários ambientes em que esta garrafa se vai inserir, nomeadamente o da vida nocturna, utilizei materiais que permitissem que determinados elementos da garrafa brilhassem no escuro.

A forma da pega permite que seja colocada uma medalha com promoções ou descontos, que o utilizador mantém consigo após a utilização da garrafa, proporcionando assim a compra de uma segunda garrafa.

4. Acha que o curso de Design da Lusíada a preparou adequadamente para este tipo de desafios?

Sim, considero que estes 3 anos de licenciatura me deram todas as ferramentas de que necessitei para concorrer a este concurso ou a outros que surjam no futuro. Desde a forma de abordar o problema proposto, à realização de uma pesquisa adequada, ao estudo do público-alvo, questões ergonómicas, entre muitos outros aspectos fundamentais a considerar num trabalho deste tipo.

5. E, o futuro? Depois de ter ganho este prémio, que outros projectos está a preparar? Que planos pretende desenvolver após a conclusão da licenciatura.

Neste momento, ingressei no mestrado em Design na Universidade Lusíada de Lisboa, como meio de dar continuidade à minha formação nesta área.