A REFOOD é uma Associação de Solidariedade Social que tem por objectivo acabar, simultaneamente, com o desperdício de alimentos preparados e a fome existente nos bairros urbanos.
Sob o lema "Aproveitar para alimentar", a REFOOD faz a ponte entre quem tem um "excedente alimentar diário" e quem tem uma "necessidade alimentar diária", gerindo e direccionando esses mesmos excedentes. Esta ponte é uma "ponte humana", pois todo o trabalho é assegurado por voluntários num espírito de gratuitidade do seu tempo. É, por isso, um projecto eco humanitário, 100% voluntário, efectuado por cidadãos e para cidadãos.
A REFOOD opera a nível local e é sustentada por uma rede de pessoas, empresas e instituições que se solidarizam com o projecto e apoiam-no nas suas mais variadas vertentes, contribuindo desta forma para o reforço dos laços comunitários em cada bairro.
Em acção desde Março de 2011, a REFOOD conta, actualmente, com 4 núcleos em funcionamento (Nossa Senhora de Fátima, Telheiras, Estrela e Lumiar) os quais distribuem cerca de 650 refeições diárias e vai abrir um novo núcleo em Belém.
A longo prazo, o projecto REFOOD pretende tornar Lisboa a primeira cidade do mundo sem desperdícios alimentares.
A Universidade Lusíada de Lisboa apoia integralmente o projecto REFOOD e assume-se como parceira do REFOOD BELÉM.