pt-PTen-GB
  |     |  Secretaria online


Apresentação

O cluster das Ciências do Desporto, relacionando múltiplos domínios de investigação disciplinar e multidisciplinar, tem uma importância crescente no século XXI provocada pela investigação associada ao ensino, pela investigação individual dos docentes e pela investigação institucionalizada e cooperativa.

As universidades, faculdades e institutos superiores de desporto oferecem licenciaturas, mestrados e doutoramentos em Desporto e promovem diferentes níveis de investigação, directa e indirectamente relacionada com o sector, respondendo às necessidades de progresso desportivo dos praticantes, das organizações produtoras de actividades desportivas e às determinantes institucionais do modelo de desporto português.

A abundância de estatísticas sobre a realidade desportiva é fundamental para a percepção das suas características, dimensões e qualidade dos seus desempenhos. Do ponto de vista científico, a existência e permanência no tempo de boas estatísticas desportivas tem consequências na economia da investigação, permitindo o acesso directo a informação de baixo custo e também na capacidade de acompanhar o conhecimento na fronteira do que são as realizações desportivas mais recentes. O desenvolvimento de instrumentos informáticos como os capazes de gerar novas estruturas de informação e de geração de conhecimento como a Big Data não passa despercebido ao universo do desporto e terá consequências que urge compreender para benefício do desporto nacional.

O debate entre organizações, professores e investigadores de desporto visa promover o robustecimento de alto nível das estatísticas do desporto português. Sendo um primeiro esforço científico, as conclusões estão abertas ao sentido que os participantes lhe derem.

Programa | 24 Setembro 2020 | Zoom
15H00

Sessão de abertura:

15H10

Webinar:

  • Prof. Doutor Fernando José Santos Tenreiro
    Investigador do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI)
    Universidade Lusíada
  • Dr.ª Teresa Saraiva de Sousa
    Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE)

    Economista da Universidade Nova de Lisboa. Trabalha no Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) desde Outubro de 1987, tendo sido colaboradora no Departamento das Contas Nacionais (Emprego e Remunerações) e Departamento das Estatísticas da Empresas (Estatísticas do Turismo). Actualmente é Técnica Superior de Estatística no Departamento das Estatísticas Sociais, na área da Cultura, Desporto e Recreio, sendo responsável pela recolha, apuramento e divulgação da informação das estatísticas da Cultura e Desporto no Portal do INE e na publicação das Estatísticas da Cultura. Responsável pela articulação com as entidades externas das áreas da Cultura e Desporto. Representante do INE nas reuniões do grupo de trabalho sobre as Estatísticas da Cultura no Eurostat — Serviço de Estatística da União Europeia (Luxemburgo), tendo acompanhado e participado nos trabalhos do "ESSnet-Culture Final Report" e no "Guide to Eurostat Culture Statistics".
16H30 Debate
17H00

Sessão de encerramento:


  • Dr.ª Luciana Ayres de Campos
    Secretária-Geral da ELSA Portugal
Organização
  • Prof. Doutor Fernando José Santos Tenreiro
    Investigador do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI)
    Universidade Lusíada
  • Prof.ª Doutora Túlia Rute Maia Cabrita
    Coordenadora da licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas
    Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
    Universidade Lusíada
Notícia

Inscrição

EVENTO ON-LINE

- inscrição obrigatória -

 

Registo audiovisual

A Universidade Lusíada faz o registo audiovisual dos seus eventos, pelo que o participante quando procede à inscrição no evento está a autorizar a cedência, de forma gratuita, dos direitos de utilização da sua imagem captada durante a iniciativa através de fotografia ou de gravação vídeo (vide Política de Privacidade e Termos de Utilização).

 

Dados pessoais


Pretende receber no seu endereço de correio electrónico informação do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI)?



O COMEGI utiliza os dados fornecidos para fazer a divulgação dos seus projectos e iniciativas.

 

* Required
Informações