Apresentação

No âmbito da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada vai realizar-se um webinar com as instrumentistas Bruna de Moura, Kristina van de Sand e Maria da Rocha, no dia 9 de Março de 2021, entre as 15H00 e as 17H00, subordinado ao tema "O quarteto de cordas na música moderna, fundamentos da escrita para diferentes idiomas musicais".

Este tipo de evento tem-se revelado determinante na formação dos músicos, uma vez que põe os alunos em contacto directo com especialistas, proporcionando-lhes um trabalho focalizado em aspectos teóricos e práticos.

Programa • 9 Março 2021 • Plataforma Zoom — Universidade Lusíada
15H00

Sessão de abertura:

15H10

Webinar: O quarteto de cordas na música moderna, fundamentos da escrita para diferentes idiomas musicais.

Oradoras:

  • Bruna de Moura
    Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto aos cinco anos de idade. Em 2008, muda-se para Lisboa e continua a educação musical na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde termina o curso secundário em 2017. Nesse mesmo ano, começa a estudar na Escola Superior de Música de Lisboa, terminando em 2020. Em 2016, começa a trabalhar na área do teatro e, em 2017, começa a envergar pelo ramo da música contemporânea e performance. Actualmente é trabalhadora independente e foca-se principalmente no trabalho teatral e na simbiose entre música e performance, principalmente em formação de música de câmara.

  • Kristina van de Sand
    Nasceu em Mönchengladbach (DE). Estudou ciências culturais na Universidade de Hildesheim, bem como violino de jazz na HMTM Hannover (DE) e na ESMAE Porto (PT). Realizou concertos e performances interdisciplinares para a Kölner Philharmonie e Konzerthaus Berlin (DE), Waves Festival (DK), Herbstgold Festival (AU) - entre outros - e trabalhou em várias produções teatrais como musicista de palco. Desde 2017, trabalha entre Hannover e Lisboa, onde continua a pesquisa interdisciplinar na área das artes, música e dança com os grupos FAYA, Mosaicollective e actualmente na produção de teatro “Carta” de Mónica Calle. Em 2019, se formou como professora de Yoga com Pedro Mendes. [+info: www.kristinavandesand.de]

  • Maria da Rocha
    Violinista e violetista de formação clássica em Lisboa, Aveiro e Berlim, sempre se interessou por diversas linguagens musicais. Tocou em diversos festivais de música contemporânea (Warsaw Autum, März Musik, Miso) nas mais diversas salas do país (Gulbenkian, CCB, Casa da Música) e no estrangeiro (Gasteig München, Lutoslawski Saal, HAU Berlin, Kolumba Köln, Sala São Paulo, Fylkingen), a solo, em ensembles e em orquestra (Gulbenkian, XXI, etc.). Valoriza a improvisação e composição como processo de colaboração com outros artistas (Wrangelfilm, Bartetzki, Kollektiv Transit) e desenvolve actualmente uma pesquisa de doutoramento em Artes Musicais sobre esse tema. Gravou e editou Pink: daRocha/Horn (2015) para viola d'arco e electrónica em tempo real. Recebeu várias residências artísticas internacionais, por exemplo os estúdios de eletroacústica da TU Berlin, EMS Stockholm e VICC na Suécia. As suas composições “intermedia” foram tocadas em diversos festivais e salas em Portugal, Alemanha e Suécia.
17H00

Sessão de encerramento:

Organização
Notícia

Fotogaleria
Informações