Eventos  >  Workshop: Drums & Bass


Apresentação

No âmbito da licenciatura em Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada vai realizar-se um workshop com os músicos Alê Damasceno (bateria) e Yuri Daniel (guitarra baixo), no dia 14 de Maio de 2021, entre as 13H00 e as 15H30, no Auditório 4, subordinado ao tema "Drums & Bass — A secção rítmica e algumas das suas peculiaridades".

Este workshop é baseado na experiência adquirida pelos proponentes, os quais ao longo de mais de 20 anos de actuação como investigadores, docentes e performers, desenvolvem trabalhos voltados não somente à performance musical, mas também ao ensino. A prática musical em grupo necessita para além das habilidades individuais, um desenvolvimento cognitivo mais abrangente, e como destaca Day (2004), a experiência musical dá-se tanto no sentido psicológico como fisiológico, ao mesmo tempo que a cognição musical também lida com processos musicais como a improvisação, composição e performance. Baseando-se na interdisciplinaridade, este workshop cria um campo fértil para tais práticas, tendo como linha condutora o desempenho das seguintes secções rítmicas:

  • Palle Danielsson & Jon Christensen;
  • Trilok Gurtu & Kai Eckhardt;
  • Omar Hakin & Victor Bailey;
  • Luisão Maia & Paulo Braga.
Este tipo de evento tem-se revelado determinante na formação dos músicos, uma vez que põe os alunos em contacto directo com especialistas, proporcionando-lhes um trabalho focalizado em aspectos teóricos e práticos.


Objectivos

O objectivo geral é que os participantes se aprimorem, não somente na discussão das especificidades dos ritmos tratados, mas principalmente na capacidade de compreensão e execução destes em grupo, e os desdobramentos disto no interplay, compings e improvisação. Estes serão, também, alguns aspectos abordados durante o workshopComo objectivos específicos podemos enumerar os que se seguem:

  • Aprimorar a capacidade de compreensão e execução das células rítmicas;
  • Desenvolver a habilidade motora e estimular a capacidade de relacioná-la directamente à mecânica específica do instrumento principal de cada participante;
  • Expandir o conhecimento de ritmos como o samba, baião, maracatu e latin clave;
  • Criar mecanismos para o estudo e desenvolvimento das habilidades em compreender e manipular, não somente estes ritmos, mas também suas modulações métricas e polirritmias;
  • Estimular e propiciar material para a prática da improvisação musical.

Programa • 14 Maio 2021 • Auditório 4 - Universidade Lusíada

O programa das aulas intenta equilibrar, o quanto for possível, os diferentes níveis dos alunos participantes, ao trabalhar desde conceitos básicos até os mais avançados no que tange à compreensão e execução de células rítmicas e suas variações. Para tanto, utilizar-se-ão as seguintes estratégias:

  • Parte expositiva com apresentação das secções rítmicas e suas peculiaridades;
  • Audição de trechos musicais;
  • Percussão corporal;
  • Performance num grupo exemplo, baseada na apresentação de um tema previamente divulgado e preparado pelos participantes.

13H00

Sessão de abertura:

  • Prof. Doutor Massimo Cavalli
    Coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna
    Faculdade de Arquitectura e Artes
    Universidade Lusíada
13H05

Workshop: Drums & Bass —  A secção rítmica e algumas das suas peculiaridades.

15H30 Sessão de encerramento:

  • Prof. Doutor Massimo Cavalli
    Coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna
    Faculdade de Arquitectura e Artes
    Universidade Lusíada
Enquadramento

O desenvolvimento das capacidades de percepção, adequação e execução destes elementos, quando inseridas na área da prática musical, contribui para um desenvolvimento de determinadas habilidades mecânicas do performer, ao mesmo tempo que estimula e amplia o seu vocabulário musical. Neste cenário, pouco atenção ainda é dada, especificamente a esta secção rítmica, principalmente no que toca ao contexto de formações musicais pequenas, como trios e quartetos.


Requisitos

O estudante que desejar participar no grupo exemplo, deverá preparar em seu instrumento antecipadamente, o tema proposto para o encontro, ou se preferir, poderá o mesmo utilizar um instrumento de percussão à sua escolha, independentemente do tamanho e origem.

Será, ainda, disponibilizado aos estudantes inscritos uma hiperligação para download do material (em formato pdf), a ser utilizado no grupo exemplo.


Organização
  • Prof. Doutor Massimo Cavalli
    Coordenador da licenciatura em Jazz e Música Moderna
    Faculdade de Arquitectura e Artes
    Universidade Lusíada
Notícia

Inscrição

EVENTO PRESENCIAL

- inscrição obrigatória -

[Os participantes que frequentarem o workshop terão direito a um certificado de presença]

 

Registo audiovisual

A Universidade Lusíada faz o registo audiovisual dos seus eventos, pelo que o participante quando procede à inscrição no evento está a autorizar a cedência, de forma gratuita, dos direitos de utilização da sua imagem captada durante a iniciativa através de fotografia ou de gravação vídeo (vide Política de Privacidade e Termos de Utilização).

 

Dados pessoais


Qual é a sua ligação à Universidade Lusíada?





 

* Required
Informações