Os candidatos ao ingresso nas Universidades Lusíada deverão preencher cumulativamente as condições estabelecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e que são as seguintes:
a) Ter concluído o ensino secundário ou habilitação equivalente.
De acordo com o actual sistema de acesso, qualquer curso do ensino secundário constitui habilitação para concorrer a qualquer curso das Universidades Lusíada.
b) Ter realizado em 2020, 2021 ou 2022 uma das provas de ingresso (ver quadro infra) que a Universidade Lusíada indica para o curso que o candidato pretende frequentar e nela ter obtido a classificação exigida. As provas de ingresso realizam-se nas datas e escolas indicadas pelo Ministério da Educação e consistem em exames nacionais do ensino secundário.
c) Ter obtido na nota de candidatura a classificação mínima de 95 pontos numa escala de 0 a 200. A nota de candidatura é composta pela classificação final do ensino secundário com o peso de 65% e pela classificação da prova de ingresso com o peso de 35%.
Os estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português podem requerer que as provas de ingresso sejam substituídas por exames finais de disciplinas daqueles cursos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:
- Terem âmbito nacional;
- Os exames estrangeiros podem ser utilizados por um prazo idêntico ao fixado para a utilização dos exames finais nacionais do ensino secundário - no ano da sua realização e nos dois anos seguintes;
- Referirem-se a disciplinas consideradas homólogas das provas de ingresso pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).
A classificação mínima exigida pelas Universidades Lusíada na prova de ingresso é de 95 pontos, numa escala de 0 a 200.
Será integralmente devolvida a quantia paga pelos candidatos que se tenham inscrito para o concurso de ingresso nas Universidades Lusíada e cuja candidatura venha posteriormente a ser rejeitada por não terem obtido a classificação mínima na prova de ingresso.
NOTA — Licenciatura em Jazz e Música Moderna:
A candidatura aos concursos institucionais para a matrícula e inscrição no 1.º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Jazz e Música Moderna apresenta os seguintes requisitos:
- Após a realização da candidatura, o candidato terá que realizar uma prova de aferição, que será avaliada individualmente por um júri, composto pelo menos por dois professores, quanto às suas atitudes e aptidões musicais, competências instrumentais e aos conhecimentos básicos a nível harmónico, rítmico, de leitura e repertório. A candidatura será apreciada após serem conhecidos os resultados da prova de aferição, podendo a decisão da sua aprovação ser acompanhada de recomendações, aos candidatos, de melhoria da sua formação de base.
- Prova de aferição (conteúdos e procedimentos):
- Os prazos das provas de aferição para o acesso à licenciatura em Jazz e Música Moderna decorrerão entre os dias 2 de Maio e 4 de Outubro de 2022.
- O candidato poderá optar pela realização da prova de aferição por meio de envio da performance em vídeo, seguida de entrevista por videoconferência a decorrer depois da apreciação dos vídeos por parte do júri ou de modo presencial.
- Para os candidatos que optarem pelo envio da performance em vídeo:
- A prova de aferição implica o envio, para avaliação, de gravações em vídeo da actuação dos candidatos, bem como a realização de uma entrevista por videoconferência onde serão aferidos os conhecimentos gerais de música:
- Leitura rítmica, harmónica e melódica;
- Prova oral de conhecimentos básicos de harmonia e formação auditiva.
- As gravações deverão conter a interpretação de três peças contrastantes (com andamentos, e/ou ritmos diferentes) do cancioneiro norte-americano (standards) ou três peças contrastantes (com andamentos e/ou ritmos diferentes) de música moderna, à escolha do candidato, sendo que não deverão ser editadas. A gravação deverá ser recente e recomenda-se a garantia da qualidade de imagem e som;
- As hiperligações para download dos ficheiros das gravações, via Dropbox, WeTransfer ou outros, deverão ser enviadas para o endereço electrónico massimocavalli@lis.ulusiada.pt, a partir do dia 2 de Maio de 2022, até às 23H59 do dia 4 de Outubro de 2022;
- Os resultados serão afixados nas datas institucionalmente definidas.
- Para os candidatos que optarem pela realização da prova presencial:
- Interpretação de 3 peças do cancioneiro norte-americano (standard) ou três peças contrastantes (com andamentos e/ou ritmos diferentes) de música moderna, à escolha do candidato.
- A peça poderá ser interpretada a solo (melodia, improvisação e acompanhamento) ou utilizando uma base musical (play-a-long, CD áudio, leitor mp3 ou outro) ou com músicos acompanhantes que o candidato deverá providenciar.
- Prova de conhecimentos gerais de música:
- Leitura rítmica, harmónica e melódica;
- Prova oral de conhecimentos básicos de harmonia e formação auditiva.
- As provas de aferição presenciais realizar-se-ão nos seguintes dias:
- 17 de Maio de 2022, a partir das 17 horas — Sala 2X;
- 4 de Julho de 2022, a partir das 14 horas — Sala 2X;
- 25 de Julho de 2022, a partir das 10 horas — Sala 2X;
- 5 de Setembro de 2022, a partir das 10 horas — Sala 2X;
- 12 de Setembro de 2022, a partir das 10 horas — Sala 2X;
- 19 de Setembro de 2022, a partir das 10 horas — Sala 2X;
- 4 de Outubro de 2022, a partir das 10 horas — Sala 2X.
- Para todos os candidatos (provas presenciais e envio da prova em vídeo):
- Os candidatos para vagas de voz poderão escolher temas com ou sem letra;
- Os candidatos para vagas de bateria deverão mostrar bons conhecimentos sobre rudimentos, swing, ritmos latinos e bossa nova;
- As três peças poderão ser interpretadas a solo (melodia, improvisação e acompanhamento) ou utilizando uma base musical (play-along, CD áudio, leitor mp3 ou outro).
| Licenciaturas |
Provas exigidas |
| Arquitectura (mestrado integrado) |
Desenho ou Geometria Descritiva ou Português |
| Comunicação e Multimédia |
Geografia ou História da Cultura e das Artes ou Português |
| Design |
Desenho ou Geometria Descritiva ou Português ou Geografia ou História da Cultura e das Artes ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais |
| Direito |
Filosofia ou Economia ou História ou Português |
| Economia |
Matemática |
| Engenharia Informática |
Matemática |
| Gestão de Empresa |
Economia ou Matemática ou Português |
| Gestão das Organizações Desportivas |
Economia ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Português |
| Gestão de Recursos Humanos |
Economia ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Português |
| Gestão do Turismo |
Geografia ou História ou Português
|
| Jazz e Música Moderna |
História ou História da Cultura e das Artes ou Português ou Inglês ou Literatura Portuguesa ou Matemática |
| Marketing |
Economia ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou Português |
| Políticas de Segurança |
Filosofia ou Geografia ou História ou Português |
| Psicologia |
Biologia e Geologia ou Filosofia ou Português |
| Relações Internacionais |
Filosofia ou Geografia ou História ou Português |
| Serviço Social |
Filosofia ou História ou Matemáticas Aplicadas às Ciências Sociais ou Português |
| 1.ª fase |
| Concurso |
Data limite de candidatura |
Afixação de resultados |
Data limite de matrícula |
| 1.º concurso |
22-07-2022 |
26-07-2022 |
02-08-2022 |
| 2.º concurso |
31-08-2022 |
05-09-2022 |
12-09-2022 |
| 2.ª fase |
| Concurso |
Data limite de candidatura |
Afixação de resultados |
Data limite de matrícula |
| 1.º concurso |
05-09-2022 |
07-09-2022 |
14-09-2022 |
| 2.º concurso |
12-09-2022 |
14-09-2022 |
21-09-2022 |
| 3.º concurso |
19-09-2022 |
21-09-2022 |
28-09-2022 |
| 3.ª fase * |
| Concurso |
Data limite de candidatura |
Afixação de resultados |
Data limite de matrícula |
| 1.º concurso |
04-10-2022 |
07-10-2022 |
14-10-2022 |
| 2.º concurso |
21.10.2022 |
24.10.2022 |
31.10.2022 |
* Para os cursos onde se verificar a existência de vagas sobrantes.
A candidatura efectua-se em impresso próprio com a entrega da ficha ENES, acompanhada com o cartão de cidadão.
No caso de não possuírem a ficha ENES, a mesma poderá ser entregue posteriormente.