O reconhecimento de valor da paisagem no quadro europeu e nacional, coloca hoje uma necessidade de formação específica para esta nova dimensão de entendimento do território, assim como do seu desenho numa escala de sustentabilidade e desenvolvimento.
Esta pós-graduação pretende, assim, conferir capacidades para o processo de percepção, análise e construção de uma paisagem no seu design, nos elementos de composição, na forma como interagem com os outros elementos arquitectónicos, bem como com os sentidos do observador ou utilizador, consubstanciados na vivência do espaço paisagem pelo homem.
Este curso interdisciplinar, de carácter prático, em arquitectura da paisagem irá trabalhar as vertentes de desenho da estrutura verde, da paisagem e do desenvolvimento urbanístico, assim como do planeamento e da sua gestão, do projecto e dos processos de qualificação da paisagem enquanto valor cultural, socioeconómico, ecológico e ambiental.