O aumento do número de anos de vida e da longevidade foi uma conquista da humanidade. A população idosa tem vindo a aumentar em todas as sociedades, e esta mudança social e demográfica fez emergir novos desafios ligados à promoção de uma maior qualidade de vida, de um envelhecimento mais saudável e activo e à busca de ambientes societários mais amigos das pessoas idosas.
Estes desafios impõem que, de forma concertada, as instituições universitárias, os profissionais e as organizações de economia social ou de mercado, procurem de forma sistemática:
- atualizar permanentemente o conhecimento sobre o processo de envelhecimento e sobre os problemas, necessidades e potencialidades das pessoas idosas;
- promover a análise crítica e a inovação nas políticas e respostas sociais;
- promover a reflexão sobre as práticas institucionais e profissionais, estudando as boas-práticas e as metodologias inovadoras;
- atualizar o conhecimento sobre metodologias de intervenção e cuidados centrados na pessoa;
- promover uma análise crítica sobre práticas de gestão e liderança humanizadas nas respostas sociais para a população idosa.
O mestrado em Gerontologia Social do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL) contribui para responder a estes desafios, preparando profissionais de diversas áreas de intervenção social com um grau de qualificação que lhes permita perceber, analisar e intervir, de forma concreta, nos problemas que se colocam à população idosa.
Regulamentação específica
Despacho n.º 12607/2008, DR 86, SÉRIE II de 2008-05-05 - Autoriza o funcionamento do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre na especialidade de Gerontologia Social no Instituto Superior de Serviço Social da Universidade Lusíada de Lisboa.
R/A-EF 2956/2011 de 2011-03-18 — Registo do curso de mestrado em Gerontologia Social pela DGES e acreditado pela A3ES em 2023-03-07, com o número de processo: ACEF/2122/0520957.